Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Houve sim! Em maio de 2015, na estação de Beja.

Aconteça ou não, o que é certo é que os modelos continuam a ameaçar temperaturas bastante altas depois de dia 20. Esperemos é que continuem a adiar.
Tecnicamente eu tenho razão, porque a temperatura foi de exatamente 40 ºC, logo não foi superior a isso :D

Se falarmos apenas da zona envolvente da cidade da Guarda, a mesma ainda beneficia bastante com precipitação devido também à orografia da Serra da Estrela, mas no caso da zona norte do distrito, tal como referi, já não é bem assim.
Ainda nunca estive em Trás-Os-Montes, não conheço bem a zona. No entanto, pelas fotos que vejo algumas vezes da região e agora aquelas que o @Nickname publicou dá para perceber bem que a paisagem é seca. Aliás, as caraterísticas da vegetação até parecem ser muito idênticas à da zona de Mértola, que é das mais secas da região sul.
A única zona do Alentejo que conheço e onde me faz lembrar uma savana é a de Castro Verde. Certamente haverão outras idênticas, mas que ainda nunca visitei.
De resto, até acho que, pelo menos o Alentejo Central e o Alto Alentejo até são bastante ricos em vegetação. A minha zona é das mais quentes e secas da região e tem bastante vegetação. Acho bem pior o norte do distrito de Portalegre que se resume a eucaliptos e é onde chove mais.
A diferença do Alentejo para o Interior Norte é o relevo. Claro que o relevo do Alentejo faz lembrar mais o deserto. :D
Tás os montes é completamente diferente da vegetação do Alentejo, a Beira entendo o q dizes. Pois há zonas de mato baixo rasteira, mas no geral é muito diferente da paisagem Alentejana no q toca a vegetação. É tudo mais verde ... Não quer dizer q A Beira não venha a ser um Alentejo no futuro, e que não esteja a evoluir já nesse sentido.

Tecnicamente eu tenho razão, porque a temperatura foi de exatamente 40 ºC, logo não foi superior a isso :D
Certo, mas lá por nunca ter acontecido, não quer dizer que não venha a acontecer. Tenho as minhas dúvidas, mas este ano tem estado a surpreender sempre pela negativa a nível climático, portanto já se pode estar à espera de tudo.
Continuo a achar que a publicação não tem qualquer tipo de alarmismo, porque a pessoa em questão foi bem específica. No tópico de previsão até 2 semanas têm estado a ser publicados mapas com 44ºC e ninguém lá vai dizer nada e isso também pode causar alarmismo para quem não perceba muito do assunto.

Certo, mas lá por nunca ter acontecido, não quer dizer que não venha a acontecer. Tenho as minhas dúvidas, mas este ano tem estado a surpreender sempre pela negativa a nível climático, portanto já se pode estar à espera de tudo.
Continuo a achar que a publicação não tem qualquer tipo de alarmismo, porque a pessoa em questão foi bem específica. No tópico de previsão até 2 semanas têm estado a ser publicados mapas com 44ºC e ninguém lá vai dizer nada e isso também pode causar alarmismo para quem não perceba muito do assunto.
Epá, há bastantes anos eu fui dizer no tópico de previsões que ia haver valores diários de precipitação superior a 100 mm no Minho em julho, e avisaram-me que era melhor ter cuidado com o que dizia. Pode acontecer, mas acho que todos devemos ter cuidado com a previsão de eventos extremos em lugares públicos, mesmo que haja uma possibilidade desse evento acontecer

Embora eu acredite que não quisesses causar qualquer alarmismo e até tenhas avisado que estas previsões nunca são certas, há que ter noção do impacto do que disseste que podia acontecer: literalmente nunca houve temperaturas acima dos 40 ºC em Portugal em maio (pelo menos na rede do IPMA), seria uma situação completamente histórica

O impacto que podia causar já não seria da minha responsabilidade, fui explicito e cabe a cada um interpretar à sua maneira de acordo com o que foi escrito. E o que foi escrito está claro e de fácil interpretação. Não controlo o que cada leitor interpreta, a minha consciência está sempre tranquila no que diz respeito ao trabalho que faço nesse projeto. Valorizando sempre a verdade. Porque de sensacionalismos está o mundo cheio. :)

Discussões à parte, o GFS volta a carregar no calor de 40°C e alguns graus a partir das 200h. Esperemos que não se concretize, mas lá está. Previsões a longo prazo não têm fiabilidade. Aliás, tal como já tinha sido escrito nessa tal publicação

Já que falamos de regiões áridas, Castelo Branco sempre me pareceu uma continuação do Alentejo. :lol:

Lembro-me de subir até ao castelo e ver os planaltos na direção da fronteira completamente a lembrar-me a paisagem do Baixo Alentejo, talvez com uma densidade árborea maior, mas mesmo assim são só campos amarelos. Ficar na rainshadow da Estrela não ajuda...

Outro fator é o facto da região (e da cidade) ter verões consecutivos sempre perto dos 40ºC. Semanas e semanas acima dos 35ºC. Raramente consegue passar dos 40ºC devido à altitude (quase 400 metros). Seria interessante saber que valores são registados nos vales mais perto da fronteira, como o do rio Ponsul, rio Ocreza, Tejo Internacional...

HSZR1ie.png

4flSdwD.png
Isso faz lembrar agosto de 2018 - vá lá que é em maio!

Credo... :surprise:

Outra zona que também se está a tornar muito seca nestes ultimos anos é no Vale do Tejo/Lezíria Ribatejana, aliás os ultimos mapas de percentagem de agua no solo demonstram bem isso mesmo. Por "azar" é mesmo no raio de ação onde vivo e trabalho (naquela linha diagonal entre Lisboa e Santarém) a monotonia tem reinado nessa zona nos ultimos tempos. A ultima vez que houve "Animação" digna desse nome foi em Setembro do ano passado.

Quer no IPMA, quer noutros sites, está previsto para os próximos dias uma alteração significativa do estado do tempo, com alguma precipitação e descida das temperaturas máximas a rondar os 10ºC, principalmente no Domingo. E no entanto não tenho visto ninguém por aqui fazer menção a isso (se estiver enganado, desde já as minhas desculpas).

Quer no IPMA, quer noutros sites, está previsto para os próximos dias uma alteração significativa do estado do tempo, com alguma precipitação e descida das temperaturas máximas a rondar os 10ºC, principalmente no Domingo. E no entanto não tenho visto ninguém por aqui fazer menção a isso (se estiver enganado, desde já as minhas desculpas).
Penso que ninguém menciona isso porque são as temperaturas normais para a época..

Penso que ninguém menciona isso porque são as temperaturas normais para a época..

Eu diria que por aquilo que temos visto pelo menos durante a última semana, e tendo em conta que as temperaturas acima da média e o tempo seco a que temos estado a assistir são considerados anormais para a época, esta mudança seria relevante o suficiente para ser digna de menção. Mas pelos vistos não é pois até a minha intervenção foi movida para o Seguimento Livre.

As minhas desculpas à moderação. :rolleyes:

Última edição:
Açores e continente a serem afetados por alguma instabilidade/nebulosidade em altitude.

lPgjIAK.gif

Com imagens de há bocado seria mais interessante mas só consegui agora. Quem consegue identificar um núcleo depressionário meio dissimulado?

xta24Gn.gif

Bem mais fácil assim:

OgfZhvt.gif

Só parece haver uma estrutura relativamente bem formada a partir dos ~500hPa. As diferenças na HR contribuem para a dificuldade na apreciação:

OEJGArC.png

XlPkg6B.png

Estado
Fechado para novas mensagens.