Se falarmos apenas da zona envolvente da cidade da Guarda, a mesma ainda beneficia bastante com precipitação devido também à orografia da Serra da Estrela, mas no caso da zona norte do distrito, tal como referi, já não é bem assim.
Ainda nunca estive em Trás-Os-Montes, não conheço bem a zona. No entanto, pelas fotos que vejo algumas vezes da região e agora aquelas que o
@Nickname publicou dá para perceber bem que a paisagem é seca. Aliás, as caraterísticas da vegetação até parecem ser muito idênticas à da zona de Mértola, que é das mais secas da região sul.
A única zona do Alentejo que conheço e onde me faz lembrar uma savana é a de Castro Verde. Certamente haverão outras idênticas, mas que ainda nunca visitei.
De resto, até acho que, pelo menos o Alentejo Central e o Alto Alentejo até são bastante ricos em vegetação. A minha zona é das mais quentes e secas da região e tem bastante vegetação. Acho bem pior o norte do distrito de Portalegre que se resume a eucaliptos e é onde chove mais.
A diferença do Alentejo para o Interior Norte é o relevo. Claro que o relevo do Alentejo faz lembrar mais o deserto.