Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
É bom que o Verão seja fresco e algo húmido (HR elevada)!
Já vi sobreiros aqui no concelho de Loulé com folhas amareladas e a cair!
Ainda temos 3 meses de Verão pela frente! Na melhor das hipóteses...
Hum.. Não deve ser por essa razão.. Há sobreiros por todas as regiões de Portugal continental. E sim, inclusive no Minho. Existe o cancro do castanheiro que também ocorre no género Quercus, em especial nos sobreiros e azinheiras. Já agora.. As azinheiras gostam mais de clima seco do interior, ao contrário dos sobreiros que suportam climas mais humidos.

---

Para vídeos e registos assombrosos é acompanhá-lo. O porquê de tanta chuva não é surpreendente:

Simplesmente absurdamente incrível!!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Simplesmente absurdamente incrível!!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

É inimaginável para nós a média de 40 mm por hora em todas as 24 horas de um dia. E claro, haverá horas que terão muito mais do que 40 mm, para equilibrar as que certamente terão menos. Toda a paisagem já está modelada por esta escorrência de cataratas em todo o lado, desde há milhares de anos (veja-se o exemplo da paisagem da Madeira, com acumulados nas montanhas 4 a 10 vezes menores). Com os humanos a porem obstáculos em qualquer sítio, há sempre tragédias anunciadas.

Aí está a prova que a vegetação segura o terreno! Mesmo com tanta água praticamente saí branquinha nas quedas de água.
Bem observado! E certamente mais abaixo, já na planície deflorestada deve ser evidente a situação contrária, rios de lama.

À chegada do delta ao ìndico, as manchas de lama estendem-se para lá de 50 a 100 Km da costa, antes de precipitarem no fundo marinho.

Imagem do Terra hoje às 4:49 utc, sobre o Bangla Desh.
Cherrapunji está assinalada aproximadamente com um marcador. Resolução da imagem 250 m.
qmFEf9S.jpg

Muito boa noite a todos os membros!

Este artigo, publicado hoje, possui esta descrição: "A chuva acompanha o primeiro dia de verão, mas na região do Algarve parece que o sol espreita mais do que o mau tempo". Ora, onde está o mau tempo? Chuva e algum vento é mau tempo? Tomara que este "mau tempo" chegasse ao Algarve!
Já debati este assunto no Seguimento Meteorológico Livre de 2021, mas mais uma vez expresso o meu profundo desagrado com a comunicação social, que teima em classificar chuva como mau tempo! Passei toda a tarde a ouvir algumas pessoas da minha terra, onde a agricultura é uma atividade muito presente, a darem graças por esta chuvinha que, apesar de ser pouca, sempre ajuda a desagravar um pouco a situação de seca e a regar os terrenos!
Mau tempo? Ciclones, furacões, trovoadas fortes, tempestades feias, vendavais, invernos secos!
Pelo menos fiquei mais tranquilizado quando, á hora desta partilha, não encontrei sequer um comentário a queixar-se deste tempo, mas a queixar-se sim da falta de chuva ou da designação "mau tempo", absolutamente desnecessária!
Desculpem pelo desabafo.

Pois, levem lá a chuvinha pare o Algarve. A minhas cebolas e as minhas videiras já estão fartos dela. Digam o que quiserem, mas lá por não ter chovido o que era devido no Inverno, não quer dizer que tenha que cair toda agora, quando é suposto ter um bocadito de calor.

Edit:
Para não dizerem que sou maluquinho (Canelas - Arouca)

Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.