Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Nesse aspecto tens razão: "Quem o diz são os mais velhos.". E embora a memória dos mais velhos seja mesmo muito valiosa, não deixa de ser uma memória humana.
Isto é muito verdade, lembro-me de ler sobre o quanto exageradas são as nossas memórias, é muito fácil nos lembrar-mos dum ou dois anos onde haja uma anomalia e depois nos esquecer-mos dos outros todos normais, porque a anormalidade é algo memorável, enquanto a normalidade não...

Já para não falar da forma exagerada de como é comunicada o clima entre as pessoas no geral, ainda há uns dias estava a ver um documentário, na Odisseia, sobre a Austrália e em vez de dizerem: "Nos meses mais quentes, as temperaturas máximas aqui rondam os 42ºC" (ou lá quanto é a média), disseram: "As temperaturas aqui atingem os 50ºC" (apesar desses 50ºC serem valores recorde). Isto depois resulta nos mitos climatológicos como por exemplo: "Em Inglaterra está sempre a chover" ou "Nos desertos as temperaturas durante o dia chegam aos 50ºC e depois à noite descem para temperaturas negativas" etc...

Segundo esses mapas, os eventos La Niña passados não se repercutiram na Europa Ocidental, excepto pelos Invernos frios na metade sul da Península Ibérica?
Não há no entanto referência a que decis correspondem as anomalias indicadas.

EDIT: encontrei https://ds.data.jma.go.jp/tcc/tcc/products/climate/ENSO/method.html
33% para cada intervalo, ou seja, aproximadamente abrangendo o 1º, 2º e 3º decis no caso da classificação "Inverno frio".
Este Inverno passado não se enquadrou nestes decis na metade sul do continente, se estou a ver bem. :intrigante:

Os nipónicos quiseram ser mais minunciosos. Compara com os aldrabões -> https://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/analysis_monitoring/ensocycle/elninosfc.shtml & https://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/analysis_monitoring/ensocycle/laninasfc.shtml ou https://www.climate.gov/news-features/featured-images/global-impacts-el-niño-and-la-niña

Outra base de dados; minha sugestão de configuração. Diverte-te :D -> https://psl.noaa.gov/data/correlation/

wwHHSHs.png

O MEI (vs NINO 3.4) se calhar é mais realista -> https://psl.noaa.gov/enso/mei/

Última edição:
Uma coisa, é termos os nossos gostos ou desejos, outra coisa, é querermos que os outros acreditem que isso aconteceu no passado e é banal e parece-me ser mais o 2º caso do que propriamente o gosto ou desejo da pessoa em questão. :D

É como diz o outro " uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa" :D

Eu vou fazer a vontade, e colocar como seria uma previsão digna de Verão (normal) em pleno Alentejo, uma situação perfeitamente banal ( contudo com cheiro a fiasco sobretudo domingo, quinta e até sexta pois só estão previstos 43ºc/44ºc, ainda por cima a mínima desce abaixo dos 30ºc no sábado :angry:) não fosse esta zona das mais quentes do Mundo:

zV7jNoS.jpg

Naturalmente ( e felizmente para nós) é uma brincadeira e a previsão correta diz respeito a:

ORt6iWr.jpg

:rolleyes:

Última edição:
Isto é muito verdade, lembro-me de ler sobre o quanto exageradas são as nossas memórias, é muito fácil nos lembrar-mos dum ou dois anos onde haja uma anomalia e depois nos esquecer-mos dos outros todos normais, porque a anormalidade é algo memorável, enquanto a normalidade não...

Já para não falar da forma exagerada de como é comunicada o clima entre as pessoas no geral, ainda há uns dias estava a ver um documentário, na Odisseia, sobre a Austrália e em vez de dizerem: "Nos meses mais quentes, as temperaturas máximas aqui rondam os 42ºC" (ou lá quanto é a média), disseram: "As temperaturas aqui atingem os 50ºC" (apesar desses 50ºC serem valores recorde). Isto depois resulta nos mitos climatológicos como por exemplo: "Em Inglaterra está sempre a chover" ou "Nos desertos as temperaturas durante o dia chegam aos 50ºC e depois à noite descem para temperaturas negativas" etc...

Os media gostam de dar ênfase aos extremos climáticos e como nós temos uma população genericamente meteorologicamente ignorante , isso é amplificado . Até aqui no fórum vejo comentários que me chocam .
Mas há muitos mitos meteorológicos entre nós . Por exemplo , existe o mito de que antigamente caía muita neve no Litoral e agora não . Nada mais errado , apesar de antigamente ser menos raro nevar , mesmo assim era um acontecimento raro . Basta ver a ênfase , o destaque e o espanto que era dado pelos jornais e os relatos das pessoas na altura .
Infelizmente este fórum cada vez mais parece um " antigamente é que era " , que nem dá vontade de participar.

Eh pá 44ºC de máxima com 33ºC de mínima em Serpa era para 40ºC de mínima em Portalegre :lmao:

E com 48ºc de máxima em Serpa, Alvega ( e outras estações habituais) superavam os 50ºc... :D

Portalegre tem, frequentemente, mínimas muito elevadas no Verão, com estas previsões, não diria 40ºc mas uns 34/35ºc de mínima seriam possíveis.. :calor:

E depois tinhamos tudo a arder, com sérios problemas de saúde/óbitos na população.. enfim, uma tragédia..:hmm:

Espero que não tenham guardado ainda as camisolas de inverno, porque Portugal continental nas proximas semanas vai estar numa bolha fria eternamente

Xiu...
Não digas isso senão comem te vivo.
Tens que dizer.. graças a Deus que acabou a onda de calor, e agora temos tempo fresco (para alguns o normal.. Como se uma ISO 8 nesta altura do ano seja normal).
No Verão tens que reclamar que está calor, que muita gente morre devido ao calor, incêndios, seca... Bla bla bla
Mas no Inverno com geadas, inundações, frio de bater o dente, e neve quase dentro do mar.. Kkkk, aí tens que aplaudir de pé..

Sei que é estranho, mas as pessoas aqui funcionam muito assim.

Xiu...
Tens que dizer.. graças a Deus que acabou a onda de calor, e agora temos tempo fresco (para alguns o normal.. Como se uma ISO 8 nesta altura do ano seja normal).
No Verão tens que reclamar que está calor, que muita gente morre devido ao calor, incêndios, seca... Bla bla bla
Mas no Inverno com geadas, inundações, frio de bater o dente, e neve quase dentro do mar.. Kkkk, aí tens que aplaudir de pé..

não te faças de vítima, sabes perfeitamente que o último comentário do nosso colega de Serpa dos 40ºC de semanas a fio, não faz qualquer sentido, uma coisa é gostos, outra coisa é a realidade

Xiu...

O que não funciona aqui são posts incendiários com o objetivo de criar discussão/confusão , fica o aviso por parte do staff.

Eu nem costumo comentar aqui mas perante o que tenho lido.. Pessoal que pede 40º de temperatura não tem a mínima noção do país onde vive ou então, só pensa no seu umbigo. A maior parte das casas com isolamentos pobres, sem AC, onde facilmente se tem 28º de temperatura interior em semanas de 35º de exterior, onde muitas profissões são ao ar livre e todos esses sofrem com isso, já para nem falar na época de incêndio em que vivemos em que no minimo rastilho temos fogos que lavram durante dias e dias e ameaçam muitas populações...

Acho que este tipo de pessoas que comenta aqui que só quer 40º, devia (pelo menos) pensar antes de escrever porque a opinião deles conta mas o bom senso, esse deveria imperar acima de tudo.

Quem o diz são os mais velhos. Assim como dizem que no inverno era semanas seguidas a chover
A experiência ajuda-nos em muita coisa. Menos na questão de ultrapassar dados reais, como as médias climatológicas, que são dados factuais. Se Beja tem uma média de máximas de 33 graus, como é que tinham semanas seguidas de 40 graus? Tinham depois semanas inteiras com 25 graus? Hoje em dia é raríssimo Beja ter uma máxima abaixo de 27 graus no verão.

Estado
Fechado para novas mensagens.