A prossição ainda agora vai no adro. O ano passado também quase que não houve chuva em Janeiro, primeiro a entrada fria e depois as inverções térmicas. A diferença é que este ano está mais quente, não tem havido tantas inverções térmicas, e até agora também, ainda, não houve uma entrada fria. Mas até Março, é Inverno.
Mas pelo menos já tinha havido bastante chuva nos meses anteriores a janeiro, este ano nem isso. 3 dias de chuva em outubro e 1 semana de chuva em dezembro foi o que houve até ao momento de mais significativo. Os dilúvios de 2 dias em setembro não contam porque são chuvas pós verão e com um outubro quente e seco em grande parte, de nada valeram.
Resta esperar por um milagre como aconteceu em 2018, por exemplo, ou então não sei. Ainda hoje fui a Leiria e durante a viagem, ao passar pelo Tejo até dá tristeza. Parece uma ribeira e o Zêzere, na zona de Constância, também não está melhor. As eólicas nem trabalham porque nem há quase vento. Depois na fatura é que se vê o resultado do bom tempo, visto que tiveram a pressa de encerrar as centrais a carvão.
As consequências deste padrão não se refletem só na agricultura como muita gente pensa.
Mas realmente querem comparar o ano passado com este ano? No ano passado, por esta altura, tínhamos literalmente uma baixa pressão no Mediterrâneo e uma alta pressão a sudeste da Madeira, trazendo uma clara corrente de nordeste e tempo excepcionalmente frio. Ao mesmo tempo, uma frente intensa no Atlântico estava a caminho do Continente, e não só varreria a vaga de frio extrema que já se prolongava desde a véspera de Natal como também traria uma mudança de padrão para um tempo mais chuvoso, que se estenderia até ao começo de março e acabaria com a seca em quase todas as regiões (várias barragens do Sul inclusive atingiram máximos de 2012/2014).
E nem vale a pena comparar este janeiro com os meses da seca de 2017/2018, porque a primeira metade de janeiro de 2018 nem foi assim tão má e ainda acumulei uns 60 mm. Foi essencialmente a partir de dia 20 que veio o anticiclone e, um mês depois, chegou o "milagre".
Este janeiro faz muito mais lembrar janeiro de 2012, em que os acumulados foram bem baixos (e fevereiro não foi melhor, muito pelo contrário). Quanto às temperaturas, a grande diferença é que janeiro e fevereiro desse ano até foram fresquinho, mas este ano janeiro não tem tido nada de frio. O historial de anos anteriores também é bem distinto...
Por falar em 2012: muito antes de começar a consultar este fórum, eu escrevia um diário onde falava sobre o estado do tempo a cada dia e o que se previa nos dias seguintes. Naqueles dois meses de 2012, foram semanas e semanas sempre a escrever o mesmo texto, tanto que, no dia 14 de fevereiro, tratei a chuva como uma namorada chateada comigo.
Se não estou em erro, comecei em 2007 e a minha última publicação no diário foi em 2015. Foi o desenvolvimento do meu "pequeno" interesse pela meteorologia, ainda que não fosse a minha área preferida. Infelizmente, perdi-o numa viagem que fiz ao Sul de Espanha em 2017...