gfs hoje apareceu muito forte com ar bem puxado, mas depende se for preciso a cut off entra logo em portugal e já não há tanto calor, se ficar como está os recordes de julho vão todos e fica um evento semelhante a agosto de 2018, mas penso que nos próximos dias os modelos vão começar a cortar pouco a pouco no calor.
Meter uma velocidade média não faz muito sentido. Imagina uma situação de temporal a aparecer no final do dia, em que tens vento fraco o dia todo e depois um pico com 70 km/h. Esse valor seria completamente suavizada pela média, e daria uma ideia errada da situação. Claro que há várias situações possíveis, mas automatizar um produto tem essa desvantagem. Por isso, eu acho aceitável que se opte pela solução mais importante, com mais impacto. Para mais detalhes, o utilizador tem de os procurar, e estão muito facilmente acessíveis.
Depende do que se queira que o resumo informe, se queiramos que informe apenas sobre os extremos do dia, então a média não faz sentido, mas se queiramos que informe sobre o dia no geral acho que faz mais sentido. Essa situação com um pico elevado no final do dia seria transmitida através de um alerta laranja/vermelho de vento, não passaria despercebido por se mostrar a média do vento no resumo...
Que saída tão péssima. O núcleo em altitude deixou de entrar pelo norte de Espanha por completo, agora apostam numa cut-off entre os Açores e Portugal, coisa que não precisávamos...
Não me lembro de ver Lisboa tantos dias acima dos >38ºC. Lá vai o IPMA emitir alertas laranja.
Acho que o staff está todo offline para fazer apostas
Depende do que se queira que o resumo informe, se queiramos que informe apenas sobre os extremos do dia, então a média não faz sentido, mas se queiramos que informe sobre o dia no geral acho que faz mais sentido. Essa situação com um pico elevado no final do dia seria transmitida através de um alerta laranja/vermelho de vento, não passaria despercebido por se mostrar a média do vento no resumo...
Acho redundante existirem dois valores extremos de velocidade quando não se sabe a escala temporal. Talvez uma coisa melhor seria dividir o dia como tinham antes.
Muito preocupante o que se avizinha, ouxa lá esteja enganado.
Vários dias seguidos e sem fim à vista com temperaturas máximas superiores ou a rondar os 40ºC e minimas acima de 20ºC.
Pessoas com problemas crónicos de saúde e idosos vão ter de ter muito cuidado e os hospitais/Unidades Locais de Proteção Civil vão ter de estar em alerta.
Neste episódio, o relevante não é tanto o record, mas sim a pressistência de vários dias com estes valores.
A secura que por aí anda, será uma ajuda para possíveis grandes incêncios.
O GFS continua com previsões diabólicas dando temperatura acima dos 42c a partir do dia 8 Julho.
Em relação a cutoff a mesma mantém se afastada do continente daí a manutenção do tempo escaldante.
O Ukmo numa previsão mais realista tem ISO bem mais suave e a cutoff vem direita ao continente entre as 120h e as 144h.
Também se fala muito pouco das grandes secas dos anos 30 e 40 , onde por exemplo o Litoral Norte ainda tem até hoje o record de estar mais tempo sem chover .
Aliás , alguma vez se falou em Portugal de meteorologia ?