Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Há várias estações no distrito de Santarém a terem 44 ºC nas previsões automáticas.
Lisboa à porta dos 40ºC dias a fio :surprise:

eu aqui gfs a mostrar 46ºC+, a única coisa que me serve de consolo é que esses dias de 46+ é para a semana que vem então ainda tenho esperança que mude algo... mas de 41 42 já no final desta semana e fim de semana já não me devo safar, ainda por cima estou nos sapadores portanto espero que não ha-ja incêndios por aqui... com essa temperatura vira um inferno lá, já me está a custar estar sempre no carro com essa temperatura (senão houver nada), quanto mais se...

É que já está a atingir níveis de alerta vermelho :wacko:

Quem vive em Alvega a ver +45ºC durante dias a fio...

Já que falaste nisso, assim podemos ter melhor uma ideia do que está a ser modelado (previsto, longe de confirmado ) , e deixar aqui o critério de avisos oficiais do IPMA ;)

49ef5a82f9a3c29be9930f3aad439699.jpg

Já que falaste nisso, assim podemos ter melhor uma ideia do que está a ser modelado (previsto, longe de confirmado ) , e deixar aqui o critério de avisos oficiais do IPMA ;)

49ef5a82f9a3c29be9930f3aad439699.jpg
Falta só acrescentar uma coisa os avisos são para temperaturas por uma duração ≥ 48 horas.

Também se fala muito pouco das grandes secas dos anos 30 e 40 , onde por exemplo o Litoral Norte ainda tem até hoje o record de estar mais tempo sem chover .
Aliás , alguma vez se falou em Portugal de meteorologia ?
A diferença é que o que se passa hoje, é um aviso do que poderá ser o nosso futuro. Nos anos 30 e 40 o clima tinha muito menor (muito mesmo) influência antropogenica que agora.

O que se passou nos anos 30 já lá foi. O que vem aí, não sabemos bem o que será, mas os indicadores não são bons. Era expectável haver maior preocupação.

A diferença é que o que se passa hoje, é um aviso do que poderá ser o nosso futuro. Nos anos 30 e 40 o clima tinha muito menor (muito mesmo) influência antropogenica que agora.

O que se passou nos anos 30 já lá foi. O que vem aí, não sabemos bem o que será, mas os indicadores não são bons. Era expectável haver maior preocupação.

Eu discordo . É importante também conhecer o passado e saber que existem ciclos que se repetem .
De resto , a meteorologia é importantíssima , mas não gera qualquer preocupação . As pessoas ignoram por completo os avisos do IPMA , ninguém quer saber de avisos vermelhos de vento até que uma árvore lhe caia em cima do carro , por exemplo .
O mundo não vai acabar, mas realmente concordo que ninguém quer saber do clima e da meteorologia . Basta ver as rádios , por exemplo . Pode ter a maior seca , mas se vem um dia de chuva , aí que vai estar um fim de semana horrível .

Eu discordo . É importante também conhecer o passado e saber que existem ciclos que se repetem .
De resto , a meteorologia é importantíssima , mas não gera qualquer preocupação . As pessoas ignoram por completo os avisos do IPMA , ninguém quer saber de avisos vermelhos de vento até que uma árvore lhe caia em cima do carro , por exemplo .
O mundo não vai acabar, mas realmente concordo que ninguém quer saber do clima e da meteorologia . Basta ver as rádios , por exemplo . Pode ter a maior seca , mas se vem um dia de chuva , aí que vai estar um fim de semana horrível .
Concordo contigo que é um tema muito mal tratado em Portugal. Mas se nem no nosso futuro nos preocupamos, estranho seria falar-se muito das secas de há quase 100 anos.

Sobre os ciclos que se repetem, era bom, que assim fosse hoje. Mas estamos pior do que isso, temos grande influência no clima de hoje e das próximas décadas. Vai ser certamente pior do que há umas décadas, a dúvida é se vai ser pior ou muito pior. Ou seja, preocupação devia haver de todos, não só de quem gosta de climatologia ou meteorologia.

Concordo contigo que é um tema muito mal tratado em Portugal. Mas se nem no nosso futuro nos preocupamos, estranho seria falar-se muito das secas de há quase 100 anos.

Sobre os ciclos que se repetem, era bom, que assim fosse hoje. Mas estamos pior do que isso, temos grande influência no clima de hoje e das próximas décadas. Vai ser certamente pior do que há umas décadas, a dúvida é se vai ser pior ou muito pior. Ou seja, preocupação devia haver de todos, não só de quem gosta de climatologia ou meteorologia.
Preocupacao concordo , tambem houve a idade do gelo e pode acontecer novamente , os padroes mudam sempre de ano para ano , seja nas correntes martimas e suas influenciad seja o campo magnetico e outras coisas... o clima nao é fazer 1+1=2 e ser uma coisa certa durante decadas , o clima está em constante mudança

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk

Estado
Fechado para novas mensagens.