A zona mais atingida pela massa de ar quente vai ser o vale do Tejo alargado, segundo a previsão automática do IPMA há valores de temperaturas máximas numerosos nos 43ºC, 44ºC e mesmo 45ºC.
Do dia 6 ao dia 11... ...59 localidades/concelhos têm previstas máximas superiores a 42ºC em pelo menos um dia.
Daquelas, 29 têm máximas superiores a 43ºC, e destas ainda, 3 têm máxima prevista de 45ºC (Alcoutim no dia 11; Reguengos de Monsaraz no dia 10 e Tomar nos dias 7 e 8)
Ou seja: 30 com máxima de 43ºC; 26 com máxima de 44ºC e 3 com máxima de 45ºC.
Uiii isso vai ser difícil, com tantas preocupações papais... A floresta pode esperar, até porque se houver algum problema, a antiga Ministra da Agricultura fala com Sra. Senhora e chove logo na hora
Mandem um ar quentinho para o litoral norte.
Alguma chuvinha na terça e na quarta. E ontem, uma ventania gelada que mais parecia uma tempestade. Com verão assim, acho que não preciso de outono
Mandem um ar quentinho para o litoral norte.
Alguma chuvinha na terça e na quarta. E ontem, uma ventania gelada que mais parecia uma tempestade. Com verão assim, acho que não preciso de outono
No fim de semana vem em força para todo o país. De 8 a 80.
A meio da próxima semana volta a baixar no litoral norte e centro com o regresso da nortada.
Temperaturas de 40ºC ou mais começaram a aparecer desde o meio dia, em especial na bacia do Sado, contando-se às 16h vinte estações no mapa IPMA com > 40ºC.
Maior valor médio horário até àquela hora é 42,6ºC em Portel/Oriola, estando assim já confirmada a previsão automática para esta estação (43ºC).
Volta a aparecer a previsão automática de 46ºC para Tomar. Provavelmente tem andado nos 45,xºC com o x próximo de 5. Bastam poucas décimas para oscilar entre 45ºC e 46ºC.
As estações na bacia do Tejo a não dar mostras de pararem a subida da temperatura tão cedo, Tomar como exemplo mas quase todas com gráfico semelhante.
É pena termos perdido Alvega, poderia ser um recorde hoje.
Há um claro deslocamento da massa de ar quente para NNW, esvaziando o Algarve e o Baixo Alentejo de parte do calor de ontem e afectando hoje as zonas do Litoral Centro.