Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
ontem 38 aviso laranja
hj + de 40 aviso amarelo
Braga ontem: 38,5ºC - Laranja
Braga hoje: 35ºC - Amarelo

Impossível um sistema de avisos ser perfeito. Pode ser melhorado, mas nunca vai ser branco e preto. Na meteorologia nada é.

PS: Apesar de ser distrito de Braga, Celorico de Basto está mais próximo de Vila Real, cujo aviso é laranja.

segundo as estações online do IPMA, Amares chegou aos 37, entre Amares e Cabeceiras (a mais perto daqui) não há nenhuma estação mas não deve ter sido só aqui.
Foi na parte mais interior, perto da fronteira com Vila Real. Impossível um aviso distrital abarcar todos os casos, mas neste caso fazia sentido o desagravamento porque cerca de 75% do distrito (ou mais) ia ter uma descida de temperatura significativa.

Ora boas tardes a todos, estamos agora numa vaga de calor e sei que é um assunto um "pouco" descontextualizado...mas à pouco estava a recordar-me do Inverno passado, tendo sido um Inverno muito chuvoso nesta zona do litoral centro e zona Oeste, por isso coloco aqui uma questão que por esta altura deve ser um pouco até ridícula quiçá..
existem já algumas previsões do que podemos esperar neste Outono com as nuances que se conhecem do El Nino? Valendo o que possam valer modelos a esta distância temporal?
Não batam muito no ceguinho, apenas li que nos Estados Unidos já estão a prever um clima mais rigoroso que o ano passado e lembrei-me de perguntar :o

Ora boas tardes a todos, estamos agora numa vaga de calor e sei que é um assunto um "pouco" descontextualizado...mas à pouco estava a recordar-me do Inverno passado, tendo sido um Inverno muito chuvoso nesta zona do litoral centro e zona Oeste, por isso coloco aqui uma questão que por esta altura deve ser um pouco até ridícula quiçá..
existem já algumas previsões do que podemos esperar neste Outono com as nuances que se conhecem do El Nino? Valendo o que possam valer modelos a esta distância temporal?
Não batam muito no ceguinho, apenas li que nos Estados Unidos já estão a prever um clima mais rigoroso que o ano passado e lembrei-me de perguntar :o
Acho que li algures neste fórum que por causa do El Nino e a temperatura altíssima do Atlântico, o normal seriam mais depressões a chegar até nós. Mas do suposto a realidade vai uma grande distancia portanto é esperar para ver...

Acho que li algures neste fórum que por causa do El Nino e a temperatura altíssima do Atlântico, o normal seriam mais depressões a chegar até nós. Mas do suposto a realidade vai uma grande distancia portanto é esperar para ver...
O El Niño favorece geralmente um Outono chuvoso e o Inverno também.
Contudo para o nosso canto em especial para a região sul, todos os eventos fortes de El Niño não trouxeram nada de bom para o sul.
Mas para a região norte e centro costuma trazer eventos severos.

Pinhão volta à liderança das máximas com 44,4ºC.
Onda de calor enche o vale do Mondego e também passa para o interior a norte do Douro.

4ypB6rz.jpg

2006 não foi ano de El Niño? Foi um Outono óptimo em todo o país, de Norte a Sul.

Normalmente quando chove muito no Sul a precipitação é menor no Norte e vice-versa.
O El Niño favorece geralmente um Outono chuvoso e o Inverno também.
Contudo para o nosso canto em especial para a região sul, todos os eventos fortes de El Niño não trouxeram nada de bom para o sul.
Mas para a região norte e centro costuma trazer eventos severos.
Eu referi evento forte de El Niño e esses ocorreram em 82/83, 96/97, 2015/2016.
Nas séries longas do IPMA consegues ver não apenas os acumulados anuais como também os acumulados mensais de cada ano.

Inverno muito chuvoso na zona Oeste??? No ano passado?? Mas em que país? Não foi em Portugal de certeza. A região Oeste teve um dos invernos mais secos da história, a torneira fechou a 14 de janeiro e não voltou a abrir.... O outono sim foi chuvoso, com um outubro e novembro regados e Dezembro acima da média. Mas depois a seca instalou se de forma tão dramática que acabou por nem se notar o outono com chuva.

As já pessoas perderam completamente a noção do que é uma ano chuvoso em Portugal....

Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.