Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Calma! Ainda muita água vai correr debaixo da ponte, literalmente! :D
A malta só quando ver a água correr por cima da ponte, é que fica contente. :D

De certeza que não dá para dedicar uns fundos do PRR para o financiamento de umas boias?

9Llfzez.gif

Realisticamente, todas as adquiridas provavelmente iriam ser instaladas ao largo do continente. Onde há menor interesse/relevância para investigação/avisos meteorológicos?

Se eu não tenho, mais ninguém deve ter :D

Última edição:
De certeza que não dá para dedicar uns fundos do PRR para o financiamento de umas boias?

9Llfzez.gif

Realisticamente, todas as adquiridas provavelmente iriam ser instaladas ao largo do continente. Onde há menor interesse/relevância para investigação/avisos meteorológicos?

Se eu não tenho, mais ninguém deve ter :D
Se quiseres faz-se uma vaquinha e vai-se lá mandar umas bóias ao mar.. Eu levo a gaivota que tenho ali parada na garagem a anos...

982hPa a roçar a Corunha vai dar um vendaval notável para o Litoral Norte e Centro do continente, e terras altas no continente.

FAJ0mXO.png

No panorama do Atlântico, realce para a frente fria que desceu até abaixo da península de Iucatão, México, estendida desde a depressão ao largo da Terra Nova.
Perdoem-me a pergunta possivelmente ignorante, mas há algum motivo em particular para os ventos serem menos generalizados que o normal? Ou seja, para se “restringirem” maioritariamente ao litoral e às terras altas. Ou o normal é ser assim?
Da ideia que tenho lembro-me dos ventos serem por norma maus de forma geral e não só nessas zonas com depressões assim mais cavadas, mas de facto olhando para os mapas não se vê assim nada de extraordinário a não ser nas serras e afins.

9Llfzez.gif
Bem...aquele efeito junto do arquipélago da Madeira é muito interessante:thumbsup:

E essa resposta vinda do "Jardim da Celeste" vem a que propósito?
É a propósito do "corte" que parece sistemático no sul quando se aproxima a data, mas realmente a culpa não é dos modelos, haverá sempre factores que precisam de dados para serem correctamente avaliados e inseridos nos modelos. Talvez com as alterações climáticas sejam necessários outros e mais dados. E ainda haverá outros factores que até agora não entravam na equação, não sabemos. Portanto, é de esperar um aumento da imprecisão enquanto não forem compreendidos esses factores novos (que não faço ideia quais sejam, apenas suspeito que devam existir, ou seja, ainda estão no "segredo dos deuses"...). ;)

O GFS lá vai ensaiando uma mudança, com frentes vigorosas carregadas de água, pena faltar tanto tempo, vale o que vale a esta distância.

É possivel uma mudança de padrão a partir do dia 12/13 de outubro, os contornos e acertos, só mais lá para frente :unsure:

Fica pelo registo:

animeqn4.gif

Noroeste a disparar os acumulados com estas frentes :rain:

IuXQ1FN.gif

Chamado de sexta-feira 13 no noroeste... :D

GFS a 10 dias esteve melhor na previsão do que a poucas horas. :D

Esperemos que não seja um bocadinho à imagem do ano passado, em que tivemos um outuno relativamente humido e depois a torneira fechou quase por completo, pelo menos a sul do Tejo.
Sim isso foi péssimo até pq a primavera foi quente....além de seca, tivemos que andar a regar para ter pêra, embora houvesse água nos poços. Alias este foi um dos piores anos de sempre para a produção, não há memória de um ano tão fraco.

Última edição:

Um gajo tem mesmo de pôr o "babet" ao ver estas imagens (por causa da baba)... :lol:
Custa a acreditar que este monstro está mesmo aqui ao lado. Brincadeiras à parte; que chegue, regue e parta sem causar problemas :)

BSBWjJr.jpg

Não se vê disto por cá todos os dias, decididamente :w00t:

Esrtarei a ver bem? Após a frente de Quinta nada de nada para o sul...está complicado recuperar alguma coisa assim
E mesmo assim, ainda faltam 2 dias para cortar, no estado em que estão as árvores a levarem com ventos de 100 km/h vai cair muita árvore, algumas parecem um esqueleto.

Estado
Fechado para novas mensagens.