algarvio1980
Furacão
A malta só quando ver a água correr por cima da ponte, é que fica contente.Calma! Ainda muita água vai correr debaixo da ponte, literalmente!
A malta só quando ver a água correr por cima da ponte, é que fica contente.Calma! Ainda muita água vai correr debaixo da ponte, literalmente!
Se quiseres faz-se uma vaquinha e vai-se lá mandar umas bóias ao mar.. Eu levo a gaivota que tenho ali parada na garagem a anos...De certeza que não dá para dedicar uns fundos do PRR para o financiamento de umas boias?
Realisticamente, todas as adquiridas provavelmente iriam ser instaladas ao largo do continente. Onde há menor interesse/relevância para investigação/avisos meteorológicos?
Se eu não tenho, mais ninguém deve ter
Perdoem-me a pergunta possivelmente ignorante, mas há algum motivo em particular para os ventos serem menos generalizados que o normal? Ou seja, para se “restringirem” maioritariamente ao litoral e às terras altas. Ou o normal é ser assim?982hPa a roçar a Corunha vai dar um vendaval notável para o Litoral Norte e Centro do continente, e terras altas no continente.
No panorama do Atlântico, realce para a frente fria que desceu até abaixo da península de Iucatão, México, estendida desde a depressão ao largo da Terra Nova.
Balcão celeste das reclamações é no andar infinito, terá que ir pelas escadas, não há elevador.Aqui mais a sul e sempre a cortar.... qd se aproxima o evento corta... Corta... Corta..
Bem...aquele efeito junto do arquipélago da Madeira é muito interessanteDe certeza que não dá para dedicar uns fundos do PRR para o financiamento de umas boias?
E essa resposta vinda do "Jardim da Celeste" vem a que propósito?Balcão celeste das reclamações é no andar infinito, terá que ir pelas escadas, não há elevador.
É a propósito do "corte" que parece sistemático no sul quando se aproxima a data, mas realmente a culpa não é dos modelos, haverá sempre factores que precisam de dados para serem correctamente avaliados e inseridos nos modelos. Talvez com as alterações climáticas sejam necessários outros e mais dados. E ainda haverá outros factores que até agora não entravam na equação, não sabemos. Portanto, é de esperar um aumento da imprecisão enquanto não forem compreendidos esses factores novos (que não faço ideia quais sejam, apenas suspeito que devam existir, ou seja, ainda estão no "segredo dos deuses"...).E essa resposta vinda do "Jardim da Celeste" vem a que propósito?
O GFS lá vai ensaiando uma mudança, com frentes vigorosas carregadas de água, pena faltar tanto tempo, vale o que vale a esta distância.
É possivel uma mudança de padrão a partir do dia 12/13 de outubro, os contornos e acertos, só mais lá para frente
Fica pelo registo:
Noroeste a disparar os acumulados com estas frentes
Chamado de sexta-feira 13 no noroeste...
Sim isso foi péssimo até pq a primavera foi quente....além de seca, tivemos que andar a regar para ter pêra, embora houvesse água nos poços. Alias este foi um dos piores anos de sempre para a produção, não há memória de um ano tão fraco.Esperemos que não seja um bocadinho à imagem do ano passado, em que tivemos um outuno relativamente humido e depois a torneira fechou quase por completo, pelo menos a sul do Tejo.
E mesmo assim, ainda faltam 2 dias para cortar, no estado em que estão as árvores a levarem com ventos de 100 km/h vai cair muita árvore, algumas parecem um esqueleto.Esrtarei a ver bem? Após a frente de Quinta nada de nada para o sul...está complicado recuperar alguma coisa assim