StormRic
Furacão
Certo, o único problema mesmo é ser o GFS. Experimenta ver o que prevê o UKMO ou o WRF.É só porque aquela "ilha" na AML/Setúbal tinha anteriormente uma precipitação superior no que toca ao acumulado em 24h...
Certo, o único problema mesmo é ser o GFS. Experimenta ver o que prevê o UKMO ou o WRF.É só porque aquela "ilha" na AML/Setúbal tinha anteriormente uma precipitação superior no que toca ao acumulado em 24h...
Certo, o único problema mesmo é ser o GFS. Experimenta ver o que prevê o UKMO ou o WRF.
Porque o GFS é um modelo global com um periodo de previsão alargado (14 dias) e tem uma resolução menor, o UKMO e um modelo global (6 dias de previsao) mas tem uma maior resolução que o GFS e o WRF e um modelo que a sua area de previsão apenas abrange o continente europeu, logo as previsões sao mais fiaveis e mais certeiras, o GFS e um modelo muito pouco confiavel a curto prazo. (posso estar errado em alguma coisa)Qual é o motivo de não me poder basear no GFS e ter que me basear nos outros 2? Ironias a parte, sou um leigo que apenas tenta entender um pouco mais...
É um modelo global e tem resolução baixa. Comparando o detalhe das isoietas com modelos de maior resolução percebe-se que não é tão sensível ao detalhe do relevo, por exemplo. Além disso, na minha opinião, tem evidenciado um aumento do desvio entre previsão e observação e aumento da variação nas previsões entre saídas sucessivas (também conhecida como o "tira e põe" sistemático). Já fui mais fã do GFS do que sou agora. Para curto prazo prefiro o UKMO, o ICON-EU, o ECMWF.Qual é o motivo de não me poder basear no GFS e ter que me basear nos outros 2? Ironias a parte, sou um leigo que apenas tenta entender um pouco mais...
É um modelo global e tem resolução baixa. Comparando o detalhe das isoietas com modelos de maior resolução percebe-se que não é tão sensível ao detalhe do relevo, por exemplo. Além disso, na minha opinião, tem evidenciado um aumento do desvio entre previsão e observação e aumento da variação nas previsões entre saídas sucessivas (também conhecida como o "tira e põe" sistemático). Já fui mais fã do GFS do que sou agora. Para curto prazo prefiro o UKMO, o ICON-EU, o ECMWF.
Eu também percebo pouco disto mas a curto prazo gosto de ver o Arome. Não quer dizer que acerte muito mais que os outros mas pelo menos nas rajadas e isso é engraçado ver-se que claramente mostra a influência do relevo no vento. Num dia de vento moderado e generalizado quase parece um mapa de relevo mais do que um de ventos. Qualquer dia até onde o pessoal estaciona o carro se vêÉ um modelo global e tem resolução baixa. Comparando o detalhe das isoietas com modelos de maior resolução percebe-se que não é tão sensível ao detalhe do relevo, por exemplo. Além disso, na minha opinião, tem evidenciado um aumento do desvio entre previsão e observação e aumento da variação nas previsões entre saídas sucessivas (também conhecida como o "tira e põe" sistemático). Já fui mais fã do GFS do que sou agora. Para curto prazo prefiro o UKMO, o ICON-EU, o ECMWF.
Tiraram os de vento mais a norte entre as 0 e as 6 dia 19 e na maioria passaram a ser das 18 às 23:59 do dia 18. Em Viseu nem sequer há aviso para essa altura. Só dia 19 às 12. Houve um desagravamento assim tão acentuado? Tudo bem que o valor mínimo para aviso podem ser as rajadas nos 70, mas se baixar para 69 tiram logo? Ou foi engano?Aviso actualizados logo após uma hora dos anteriores:
Então GFS para médio prazo e UKMO e os outros 2 para curto prazo?
Obrigado!
Qual é o motivo de não me poder basear no GFS e ter que me basear nos outros 2? Ironias a parte, sou um leigo que apenas tenta entender um pouco mais...
De acordo com as previsões, o que trará o período de chuva e vento mais significativo no dia de amanhã é o que ainda se encontra a Oeste/Noroeste dos Açores:O panorama actual é este:
A NO aquela mancha nebulosa já traz actividade convectiva. Virá para o Norte\Centro?
E aquela mancha a Este Dos açores? Será a que trará o mau tempo previsto a sul?