Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Não sei se alguém aqui no fórum já falou nisto, o site sat24 mudou muito.
Afinal já tinham falado do assunto no tópico imagens de satelite interessantes, mas como eu já não vi-a o site desde o mês de setembro (altura das últimas chuvas por aqui) só dei conta hoje.

aqui , perto de 30 klm do centro geodesico para o litoral,(zona de castanheira de Pera)a chuva ainda mal apareceu....

(...) uma frente potente se não acabar por ficar limitada ao norte também.
O norte já se anda a gabar muito com os seus acumulados elevados, as regiões mais a sul têm de se começar a gabar do que conseguem fazer que o norte não consegue: acumulados baixos :D
Aqui em Albufeira, vamos com 52mm nos últimos 218 dias (desde 10/03) o que dá uma média de 0,24mm por dia; quero ver algum local do litoral norte a bater esse valor :malandro:

Aqui mais a sul e sempre a cortar.... qd se aproxima o evento corta... Corta... Corta..
A esta distância temporal os modelos de médio e longo prazo valem pouca coisa, como se pôde ver com as previsões que havia para ontem à noite (acabou por chover muito mais que o previsto no Alto Minho e também no Alentejo Litoral). Agora é observar como as coisas evoluem através dos meios disponíveis e modelos de curto prazo. :D

Sim, e já usam o novo MeteoSat, julgo.

Ainda em fase de testes. O novo MTGI-1 supostamente estará disponível ao público antes do final do ano.

No Sat24 vê-se o serviço Rapid Scan Service (imagens a cada 5 mins) do Meteosat-11/MSG-4 (o mais recente).

No portal da Eumetsat as imagens são lixo mas o instrumento SEVIRI consegue ter uma resolução (no visível) de 1 km. É certamente isso que publicam.

Última edição:
O norte já se anda a gabar muito com os seus acumulados elevados, as regiões mais a sul têm de se começar a gabar do que conseguem fazer que o norte não consegue: acumulados baixos :D
Aqui em Albufeira, vamos com 52mm nos últimos 218 dias (desde 10/03) o que dá uma média de 0,24mm por dia; quero ver algum local do litoral norte a bater esse valor :malandro:

Esse é o tipo de recorde/acumulados que não interessam a ninguém, por razões óbvias, nem ao Norte, Centro, e muito menos ao Sul que já tem falta de água que chegue..

Mas como ninguém manda no tempo, nem onde chove e por natureza sempre choveu mais, nada podemos fazer, a não ser esperar por melhores dias nas regiões mais afetadas pela seca.

Mas sempre podemos fazer alguma coisa, ou a nossa parte, como por exemplo tentar poupar o máximo de água dentro do possível, sobretudo nas regiões mais afetadas pela seca, não irá acabar com a seca se não chover em condições, mas é uma pequena ajuda a que não fique ainda pior.

Talvez, e para as regiões mais a sul, a solução passe pela construção de centrais dessanilizadoras, mas essas centrais demoram tempo a construir, entre projetos e a construção em si, mas talvez no futuro seja por aí a solução.

Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.