Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Eu cá focava-me mais na estrutura tropical/subtropical que o Bernard está a adquirir. :D

RG1PB9M.jpg

Eu cá focava-me mais na estrutura tropical/subtropical que o Bernard está a adquirir. :D

RG1PB9M.jpg
Vince, és tu? Anda cá ao papá. :D

Amanhã, como não existe radar, vai pelo método da pedra meteorológica:

8112895_H4nPd.jpeg

Já vi tempestades tropicais menos organizadas. O NHC anda a dormir.
YfRofjL.gif

O núcleo é aberto… tem frentes associadas.

Pelo menos para já o NHC não tem ponta por onde lhe pegar.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

O que não quer dizer que não possa vir a adquirir outro tipo de característica.

No entanto não vai deixar de ser severa só por isso.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Vejam a comparação dos acumulados nos vários modelos: chega-se à conclusão de que estamos a olhar para, literalmente, lixo! A menos de 24 horas!
Claro que conseguimos encontrar alguns pontos comuns, algumas zonas limitadas onde todos os modelos propõem os mesmos acumulados com um desvio médio mínimo.
Alguém vivendo nessas zonas, e olhando apenas para o seu quintal, dirá: todos os modelos estiveram muito bem.
Enquanto outras zonas haverá em que todos falham, e já sabemos o que alguém vivendo aí dirá. E finalmente haverá zonas em que os residentes tomarão partido de um ou mais modelos, contra os outros.

Depende do que no contexto presente se entende por boa rega.
Como assim? No contexto de seca do último ano, um dia que pode ter entre 20mm e 40 mm é sempre uma boa rega. No caso de acertar em cheio, pode chegar a bastante mais - eu acho que se pode dizer "uma boa rega" dentro destes limites. Se for à volta de 10mm, já é mais algo sem história, mas todos os grãos contam no combate à seca.

Última edição:
Como assim? No contexto de seca do último ano, um dia que pode ter entre 20mm e 40 mm é sempre uma boa rega. No caso de acertar em cheio, pode chegar a bastante mais - eu acho que se pode dizer "uma boa rega" dentro destes limites.

Como assim "Como assim?" ? Definiste o que para ti é uma boa rega, era disso que eu precisava para dar uma resposta, caso tivesse um consenso mínimo entre os modelos.
Senão existe esse consenso, a minha resposta fica fragmentada dando-te a previsão de cada modelo, e isso dá trabalho e necessita de tempo.
É preciso ir a cada mapa, colocar um alfinete na AML ou Região Oeste em cada um dos mapas de cada modelo e observar a cor do intervalo entre isoietas. Mesmo assim é complicado, porque a AML pode precisar de uma boa dezena de alfinetes, e para a Região Oeste nem sei quantos. ;)
O melhor é consultares os mapas das últimas saídas que estão publicados no tópico Previsões curto e médio prazo.

Estado
Fechado para novas mensagens.