Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Os radares já não estavam a funcionar, que diferença faz? Ou mesmo sem estando a funcionar, só os vamos remover no verão? O de Coruche especialmente, que não apresentava imagens desde o dia 29 de abril.

Explica-me, como se eu fosse muito burro, como é que se monta um radar novo sem retirar o antigo, por favor. É que eu não estou a conseguir chegar lá...
No final do ano, já estão montados, os alemães cumprem prazos, os dois radares já tinham falhas bastava chover e o de Loulé constipava-se. :D

Por exemplo como disseram aqui, não começar a obra sem sequer o material existir para substituir.. Passas de um downtime de uns 6 meses, para ano e tal a correr bem..
Se a obra passar por construir uma infraestrutura nova fazes ao lado e deixas quieto o que funciona.. Tanta maneira de fazer, tudo menos o que está a ser feito agora sem causar muitos problemas

Integrar a infraestrutura espanhola para colmatar o downtime..

Uma vez mais, os radares já não estavam a funcionar ainda antes da obra começar. Podemos sim, questionar, porque é que se esperou que deixassem de funcionar para se substituir. Mas todos sabemos (ou devíamos) que o IPMA não é autónomo, é um instituto estatal e tudo isto envolve mil e uma burocracias e dinheiros públicos.

Portanto, pela terceira vez, volto a dizer, os radares de Coruche e Loulé já não estavam a funcionar antes de a obra arrancar.

Uma vez mais, os radares já não estavam a funcionar ainda antes da obra começar. Podemos sim, questionar, porque é que se esperou que deixassem de funcionar para se substituir. Mas todos sabemos (ou devíamos) que o IPMA não é autónomo, é um instituto estatal e tudo isto envolve mil e uma burocracias e dinheiros públicos.

Portanto, pela terceira vez, volto a dizer, os radares de Coruche e Loulé já não estavam a funcionar antes de a obra arrancar.
O processo foi mais célere devido ao PRR, que existe dinheiro para substituir os dois radares ao mesmo tempo, senão demoraria vários anos para substituírem os dois, não tenhamos dúvidas disso.

O processo foi mais célere devido ao PRR, que existe dinheiro para substituir os dois radares ao mesmo tempo, senão demoraria vários anos para substituírem os dois, não tenhamos dúvidas disso.
Quando acabar essa sigla PRR - acaba se tudo em Portugal - PRR é desculpa para tudo - contra e a favor

Um facto curioso, neste momento, se a depressão adquirir características tropicais, seria novamente Vince.

Vince vem cá ao papá. :pray: Todos a rezarem para nascer o Vince. :D

Um facto curioso, neste momento, se a depressão adquirir características tropicais, seria novamente Vince.

Vince vem cá ao papá. :pray: Todos a rezarem para nascer o Vince. :D
Para já, gostava de ver o spaghetti dos vários modelos, parece-me que está a ficar espalhado, "Bernard" sem maneiras à mesa algarvia...

Para já, gostava de ver o spaghetti dos vários modelos, parece-me que está a ficar espalhado, "Bernard" sem maneiras à mesa algarvia...
Acho que o "Bernard" irá deixar as mesas Algarvias , e entrar na costa vicentina / Setúbal , e se calhar até Lisboa

Vou aqui partilhar a sabedora antiga dos pescadores do Barlavento Algarvio, isto de acordo com o meu pai:
- A quantidade de chuva que cai nesta zona do Algarve varia com os ventos.
- Com o "vento alto" costuma chover pouco.
- O "vento alto" acontece quando temos vento norte ou noroeste, que é o que aconteceu na 5ª feira, por isso a chuva foi pouca.
- Com o "vento baixo" costuma chover sempre mais ( é o vento que vem do mar /de Sagres)
- O "vento baixo" acontece quando temos vento sul ou sudoeste, que é o que vamos ter no domingo, portanto se vier mau tempo no domingo irá chover bem.
- Quando o vento é Sueste... pode variar e tanto pode chover muito ou pouco.

Atenção que esta "sabedoria popular" só diz respeito à probabilidade das nuvens existentes descarregarem a água que têm ou não.
Não diz respeito a mais nada!!!!!!!

(O meu pai é filho de pescador, criado numa zona piscatória e, apesar de ter seguido outro percurso profissional, sempre praticou pesca recreativa)

Se o mau tempo chegar, logo vemos se ele tem razão lol :)

Vou aqui partilhar a sabedora antiga dos pescadores do Barlavento Algarvio, isto de acordo com o meu pai:
- A quantidade de chuva que cai nesta zona do Algarve varia com os ventos.
- Com o "vento alto" costuma chover pouco.
- O "vento alto" acontece quando temos vento norte ou noroeste, que é o que aconteceu na 5ª feira, por isso a chuva foi pouca.
- Com o "vento baixo" costuma chover sempre mais ( é o vento que vem do mar /de Sagres)
- O "vento baixo" acontece quando temos vento sul ou sudoeste, que é o que vamos ter no domingo, portanto se vier mau tempo no domingo irá chover bem.
- Quando o vento é Sueste... pode variar e tanto pode chover muito ou pouco.

Atenção que esta "sabedoria popular" só diz respeito à probabilidade das nuvens existentes descarregarem a água que têm ou não.
Não diz respeito a mais nada!!!!!!!

(O meu pai é filho de pescador, criado numa zona piscatória e, apesar de ter seguido outro percurso profissional, sempre praticou pesca recreativa)

Se o mau tempo chegar, logo vemos se ele tem razão lol :)
Nos tempos que correm acredito mais na dita sabedoria popular do pessoal dos ofícios à antiga do que em muitas das previsões :thumbsup:

Spaghetti só mesmo à carborana e à bolonhesa, agora de modelos deve dar congestão. :D

O modelo da AEMET coloca o Vince perdão Bernard a fazer landfall nesta zona, a província de Cádiz com um verdadeiro vendaval com rajadas perto dos 130 km/h, mas muita chuva ao longo de todo o Algarve e Baixo Alentejo aonde faz falta.

Bom, parece que o que vem, será a moda dos últimos tempos quando chove, grande quantidade de água, com passagem rápida!
Precisávamos duma que estacionasse uns dias para chover no Algarve e nessa zona, agora é tudo rápido. Não arranjas uma corda para prender o "bicho". :D

Estado
Fechado para novas mensagens.