É uma questão cultural. Se assim fosse a nossa hora de almoço devia coincidir com o meio dia solar: 11h30-12h30. Entraríamos no trabalho às 7h30 e sairíamos às 16h30.
Mas lá está, eu acho que a diferença entre a hora legal e a hora solar influencia esses hábitos que referes. É mais fácil fazer as coisas mais cedo em Roma (ou outros locais da Europa central em que a hora legal e a hora solar coincidem) onde o sol em dezembro realmente nasce às 7 e meia e se põe às 4 e meia, do que na Corunha onde o sol nessa altura nasce às 9 e se põe às 6... Penso que esta é também uma das razões (mas não a única, o calor no verão também) para os espanhóis em geral jantarem tão tarde
Para esta noite não está previsto vento que cumpra o critério de avisos. Temporariamente o vento soprará mais forte à passagem da frente, mas o ECMWF não prevê rajadas superiores a 70 km/h ou 90 km/h (nas terras altas).
Já a partir do final do dia 1, 4a feira, aí sim serão certamente emitidos avisos de vento (e não só).
Eu prefiro que exista só a hora de varão todo o ano, é o melhor horário aqui para Portugal. Aqueles que se levantam de manhã e ainda é de noite, qual é o problema? E aqueles que tem de se levantar as 5 e as 4 da manhã, também se levantam de noite para ir trabalhar e não existe nenhum problema. As crianças abituam-se .
Para mim também preferia a manutenção da hora como está neste momento (horário de Inverno ou UTC). A comunidade científica e médica (não toda, mas uma boa parte), defende que este seria o horário ideal para o nosso organismo. Uma entrevista no Público a uma especialista na matéria é ilucidativa sobre este assunto.
Cientistas defendem que hora de Inverno se deveria manter o ano inteiro. “Aquilo de que necessitamos e que é desejável é que estejamos perfeitamente alinhados com a hora solar”, afirma especialista.
Ainda bem que publicaste essa notícia, já há alguns dias que tinha ouvido isso na TV, e concordo em absoluto o que a sra. disse, é melhor para o ser humano (português) a hora de inverno do que a de verão, se se adoptar não mudar a hora sazonalmente.
Pelo contrário, o que não é normal é dormir as 16 horas da noite que temos em dezembro. Os antigos deitavam-se cedo, e acordavam sempre a meio da noite, até tinham um nome (já me esqueci qual) sobre essa hora do dia. Nos dias que correm, não só nos deitamos mais tarde, como também no levantamos cedo de manhã, por isso a tendência é termos um sono contínuo que ninguém tinha até aparecer a luz elétrica. Foi a minha própria avó que me falou disso, e também li sobre isso.
Aí está um facto histórico que poucas pessoas conhecem, pois já nasceram na era cultural do período único de sono. Até a sesta de Verão se perdeu para muita gente, mas mantém-se ainda com bastante tradição em Espanha, por exemplo.
Falando só por mim, há um intervalo de tempo nocturno que é especialmente agradável, devido à calma e ao silêncio urbano.
E já ouviram os melros e outros pássaros cantarem de madrugada, às 3h, 4h, no silêncio total, três a quatro horas antes do nascer do sol? É uma música encantadora...
Também não faltam as corujas por aqui.
Exacto, porque as vivências e hábitos sociais e profissionais são extremamente variadas. A "ditadura" dos horários e uma certa unificação nasceu com a revolução industrial...
Ainda em relação à mudança de hora, parece-me evidente (para mim) e com tantas opiniões, que a hora por que nos regemos devia estar em consonância com a influência solar, já aqui foram debatidos (ou lançados para a discussão, várias opiniões pessoais com exemplos do que se passa noutros países) parece-me que temos de olhar (talvez) para esta questão de outra forma, tem de haver mais esclarecimento para a opinião pública, todos os prós e contras se no futuro se adoptar por não mexermos na hora. O que é mais benéfico para o ser humano em Portugal. Relembrar a experiência já aqui falada nos anos 90 que correu mal...
Para mantermos o horário de Inverno, teríamos de alterar os horários de trabalho. Na minha opinião seria absurdo haver luz do sol ainda antes das 5h (há luz do dia bem antes do nascer efetivo do Sol) e é raro eu, durante o Verão, não acordar Às 6h ou mesmo antes, devido à luz e ao cantar dos pássaros.
Para tal devíamos começar a trabalhar pelas 8h e terminar às 17h. Só assim faria sentido manter o horário de inverno.
Pessoalmente, gosto mais do horário de verão, mas é um gosto pessoal, que por acaso coincide com o gosto da maioria das pessoas que conheço mas isso também terá uma certa influencia cultural/social visto que aqui na península ibérica, quando o tempo está bom, convivemos muito no período após as 20h e terminando mais tarde a luz solar, parece que esse período é melhor aproveitado.
Isto tudo acontece também porque somos animais diurnos em que há um balanço hormonal provocado pela luz do Sol, dormimos de noite e estamos acordados de dia devido a essas hormonas.
The last several years have seen intense debate about the issue of transitioning between standard and daylight saving time. In the United States, the annual advance to daylight saving time in spring, and fall back to standard time in autumn, is ...
www.ncbi.nlm.nih.gov
Por alguma razão os trabalhadores por turnos têm riscos de saúde muito maiores, e geralmente são acompanhados tanto ao nível de medicina no trabalho como a nível monetário (extras).
Very recently, the European Parliament, called to decide on possible abolition of the Daylight Saving Time (DST), approved a resolution calling the scientific community to conduct a more in-depth evaluation. The question is based on disruption of ...
www.ncbi.nlm.nih.gov
Seria muito interessante existir um estudo comparativo entre o Norte de Portugal e a Galiza, em termos de doenças cardiovasculares relacionadas com timezones diferentes e adaptação do ritmo circadiano.
Exacto, porque as vivências e hábitos sociais e profissionais são extremamente variadas. A "ditadura" dos horários e uma certa unificação nasceu com a revolução industrial...
Não há nenhum estudo conclusivo a dizer o que é melhor...
Uma pessoa que trabalhe, das 8h às 17h, encerrada num escritório, é óbvio que não gosta de sair já sem luz solar, enquanto que uma pessoa que ande ao ar livre o dia todo, é igual ao litro...
Isto depende sempre muito do gosto pessoal de cada um e do estilo de vida .
Refresca a página ou limpa a cache do browser. As previsões descritivas não podiam estar mais actualizadas, a última foi às 14:55 para dias 2, 3 e 4. Para dia 1 foi às 6:34 e não havendo alteração alguma na previsão com a saída das 12z não há motivo para actualizar.