Como sou imensamente mais produtivo pela manhã, sou um enorme adepto do horário de inverno...
Exato, obrigado por fazeres a pesquisa por mimDe facto bons argumentos para o lado UTC+1. Contudo, o ritmo circadiano é muito importante.
Citando (DST é Daylight Saving Time, equivalente a Hora de Verão):
Daylight saving time: an American Academy of Sleep Medicine position statement - PMC
The last several years have seen intense debate about the issue of transitioning between standard and daylight saving time. In the United States, the annual advance to daylight saving time in spring, and fall back to standard time in autumn, is ...www.ncbi.nlm.nih.gov
Há estudos para tudo. A simples mudança da hora causa riscos para a saúde. Assim como o jet lag. Aliás, é por isso que as viagens à Ásia e à América têm diminuído drasticamente. (Estou a ser irónico).De facto bons argumentos para o lado UTC+1. Contudo, o ritmo circadiano é muito importante.
Citando (DST é Daylight Saving Time, equivalente a Hora de Verão):
Daylight saving time: an American Academy of Sleep Medicine position statement - PMC
The last several years have seen intense debate about the issue of transitioning between standard and daylight saving time. In the United States, the annual advance to daylight saving time in spring, and fall back to standard time in autumn, is ...www.ncbi.nlm.nih.gov
Por alguma razão os trabalhadores por turnos têm riscos de saúde muito maiores, e geralmente são acompanhados tanto ao nível de medicina no trabalho como a nível monetário (extras).
Daylight saving time, circadian rhythms, and cardiovascular health - PMC
Very recently, the European Parliament, called to decide on possible abolition of the Daylight Saving Time (DST), approved a resolution calling the scientific community to conduct a more in-depth evaluation. The question is based on disruption of ...www.ncbi.nlm.nih.gov
Seria muito interessante existir um estudo comparativo entre o Norte de Portugal e a Galiza, em termos de doenças cardiovasculares relacionadas com timezones diferentes e adaptação do ritmo circadiano.
Epá, se calhar sou só eu mas nunca me fez impressão nenhuma estar para ir para casa e já ser de noite. Vou para casa, vou descansar, não haver luz até faz sentido até certo ponto. Já levantar-me de manhã para ir para a escola/trabalho, abrir as persianas e não haver luz... Para além do efeito psicológico, parece que não acordo a 100 % enquanto não vir o solSe o horário normal de trabalho é das 9h às 18h, com uma hora de almoço, nesse prisma, fazia sentido no solstício de inverno as nove horas de sol serem das 9h às 18h, certo?
Não há cultura de se ir às compras antes do trabalho (está tudo fechado), de fazer atividades de lazer/culturais antes do trabalho (está tudo fechado). Quanto muito faz-se exercício antes do trabalho, embora a esmagadora maioria o faça no período pós laboral... Posto isto, para que servem as horas de sol antes do trabalho, quando tudo é feito pós laboral?
Relativamente às escolas, vai-se de dia, mas depois as últimas aulas ou as atividades de ATL das 17h às 19h são feitas de noite.
Qual Europa? A Alemanha tem a hora legal "certa" e a França, Espanha, Bélgica, etc... só estão no mesmo fuso horário por causa de imposição do Hitler aquando da segunda guerra mundial para todo o império e vassalos terem o mesmo horárioHá estudos para tudo. A simples mudança da hora causa riscos para a saúde. Assim como o jet lag. Aliás, é por isso que as viagens à Ásia e à América têm diminuído drasticamente. (Estou a ser irónico).
Se fossemos a votos, tenho dúvidas que houvesse hora de inverno.
Se seguissemos os moldes europeus provavelmente o horário de trabalho seria das 8h às 17h, ou seja, em termos de sol seria o mesmo que termos sempre o horário de verão, trabalhando das 9h às 18h.
Não percebeste o que eu disse.Qual Europa? A Alemanha tem a hora legal "certa" e a França, Espanha, Bélgica, etc... só estão no mesmo fuso horário por causa de imposição do Hitler aquando da segunda guerra mundial para todo o império e vassalos terem o mesmo horário
Só tenho relógios a corda e com cuco, ficava o cuco todo marado e eu também, mas isso já sou de nascença.Só se for com o relógio do micro-ondas.
Hoje em dia, qualquer aparelho eletrónico recente faz a mudança de uma hora automaticamente, por isso não vejo que diferença faria se mudasse 5 minutos automaticamente em vez...
Só tenho relógios a corda e com cuco, ficava o cuco todo marado e eu também, mas isso já sou de nascença.
O Cavaco Silva colocou o horário igual ao da Espanha, porque de Verão ficava na Praia da Coelha para ver o por do sol das 22 horas.
A mudança de horário não me afecta, embora prefira mais o horário de Verão em relação ao de Inverno.
Janeiro fora 1 hora e quem bem contar hora e meia há-de achar, só custa Novembro e Dezembro, depois já começam a crescer.
Fisiologicamente é com a luz do dia que passa a sonolência.Para além do efeito psicológico, parece que não acordo a 100 % enquanto não vir o sol
Uma opinião com base num estudo vale mais do que uma opinião sem estudo.Há estudos para tudo. A simples mudança da hora causa riscos para a saúde. Assim como o jet lag.
Das pessoas com quem falei que dizem que preferem o horário de verão ao de inverno é porque coincide com a altura do ano em que há mais luz, ou seja, estão a julgar com base na sua preferência do verão solar sobre o inverno solar e não os horários em si; se o horário de verão fosse UTC e o de inverno UTC+1 acho que iriam dizer que preferiam o de verão na mesma...Se fossemos a votos, tenho dúvidas que houvesse hora de inverno.