Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
De facto bons argumentos para o lado UTC+1. Contudo, o ritmo circadiano é muito importante.

Citando (DST é Daylight Saving Time, equivalente a Hora de Verão):

Exato, obrigado por fazeres a pesquisa por mim :lol:

Ao bom estilo europeu, pouco se diz mas supostamente o novo satélite deverá estar na fase final dos testes.

Recorrente e entusiasticamente publico sobre isto mas se calhar vou ser o principal desiludido. Inadmissível que o SAT24 continue a ser inúmeras vezes melhor que o EumetView (& IPMA). O EV deveria envergonhar a Eumetsat.

Z1L50kT.png

De facto bons argumentos para o lado UTC+1. Contudo, o ritmo circadiano é muito importante.

Citando (DST é Daylight Saving Time, equivalente a Hora de Verão):

Por alguma razão os trabalhadores por turnos têm riscos de saúde muito maiores, e geralmente são acompanhados tanto ao nível de medicina no trabalho como a nível monetário (extras).

Seria muito interessante existir um estudo comparativo entre o Norte de Portugal e a Galiza, em termos de doenças cardiovasculares relacionadas com timezones diferentes e adaptação do ritmo circadiano.
Há estudos para tudo. A simples mudança da hora causa riscos para a saúde. Assim como o jet lag. Aliás, é por isso que as viagens à Ásia e à América têm diminuído drasticamente. (Estou a ser irónico).

Se fossemos a votos, tenho dúvidas que houvesse hora de inverno.
Se seguissemos os moldes europeus provavelmente o horário de trabalho seria das 8h às 17h, ou seja, em termos de sol seria o mesmo que termos sempre o horário de verão, trabalhando das 9h às 18h.

Sempre a velha conversa da mudança de hora, mesmo com a mudança para a hora de Inverno às 17h é de dia em Dezembro, outras países europeus não podem dizer o mesmo. :lol:

Confesso que me custa mais acordar e começar a rotina e ainda ser de noite do que o contrário.

Última edição:
Se o horário normal de trabalho é das 9h às 18h, com uma hora de almoço, nesse prisma, fazia sentido no solstício de inverno as nove horas de sol serem das 9h às 18h, certo?
Não há cultura de se ir às compras antes do trabalho (está tudo fechado), de fazer atividades de lazer/culturais antes do trabalho (está tudo fechado). Quanto muito faz-se exercício antes do trabalho, embora a esmagadora maioria o faça no período pós laboral... Posto isto, para que servem as horas de sol antes do trabalho, quando tudo é feito pós laboral?
Relativamente às escolas, vai-se de dia, mas depois as últimas aulas ou as atividades de ATL das 17h às 19h são feitas de noite.
Epá, se calhar sou só eu mas nunca me fez impressão nenhuma estar para ir para casa e já ser de noite. Vou para casa, vou descansar, não haver luz até faz sentido até certo ponto. Já levantar-me de manhã para ir para a escola/trabalho, abrir as persianas e não haver luz... Para além do efeito psicológico, parece que não acordo a 100 % enquanto não vir o sol
Além disso, o horário UTC é o "natural" no nosso país (era esse ou UTC-1, a fronteira passa a meio do continente, mas nunca UTC+1 o ano inteiro):
5KCLVHm.png

Claro que isto em si não é a coisa mais importante do mundo, mas eu já li sobre os problemas que a Galiza (que como se vê no mapa, está nessa situação) tem por ter a hora solar e a hora legal tão diferentes em termos de depressões e coisas parecidas

Há estudos para tudo. A simples mudança da hora causa riscos para a saúde. Assim como o jet lag. Aliás, é por isso que as viagens à Ásia e à América têm diminuído drasticamente. (Estou a ser irónico).

Se seguissemos os moldes europeus provavelmente o horário de trabalho seria das 8h às 17h, ou seja, em termos de sol seria o mesmo que termos sempre o horário de verão, trabalhando das 9h às 18h.
Qual Europa? A Alemanha tem a hora legal "certa" e a França, Espanha, Bélgica, etc... só estão no mesmo fuso horário por causa de imposição do Hitler aquando da segunda guerra mundial para todo o império e vassalos terem o mesmo horário

Qual Europa? A Alemanha tem a hora legal "certa" e a França, Espanha, Bélgica, etc... só estão no mesmo fuso horário por causa de imposição do Hitler aquando da segunda guerra mundial para todo o império e vassalos terem o mesmo horário
Não percebeste o que eu disse.
O centro da Europa, tem horários laborais que começam mais cedo e acabam mais cedo. Entram de noite (às 8h da manhã é noite) e quando saem está a anoitecer. Que é o equivalente ao nosso horário de verão (no inverno) a entrar às 9h e a sair às 18h.

Só se for com o relógio do micro-ondas. :D
Hoje em dia, qualquer aparelho eletrónico recente faz a mudança de uma hora automaticamente, por isso não vejo que diferença faria se mudasse 5 minutos automaticamente em vez...
Só tenho relógios a corda e com cuco, ficava o cuco todo marado e eu também, mas isso já sou de nascença. :D

O Cavaco Silva colocou o horário igual ao da Espanha, porque de Verão ficava na Praia da Coelha para ver o por do sol das 22 horas. :D

A mudança de horário não me afecta, embora prefira mais o horário de Verão em relação ao de Inverno.

Janeiro fora 1 hora e quem bem contar hora e meia há-de achar, só custa Novembro e Dezembro, depois já começam a crescer.

Só tenho relógios a corda e com cuco, ficava o cuco todo marado e eu também, mas isso já sou de nascença. :D

O Cavaco Silva colocou o horário igual ao da Espanha, porque de Verão ficava na Praia da Coelha para ver o por do sol das 22 horas. :D

A mudança de horário não me afecta, embora prefira mais o horário de Verão em relação ao de Inverno.

Janeiro fora 1 hora e quem bem contar hora e meia há-de achar, só custa Novembro e Dezembro, depois já começam a crescer.

O pessoal esquece-se rapidamente, os queixumes são apenas nestes dias, quando derem por ela estão a adiantar novamente os relógios.

Não tenho preferência por nenhum deles, encaro a mudança naturalmente, ambos cumprem o seu propósito durante o período em que cada um vigora.

Para além do efeito psicológico, parece que não acordo a 100 % enquanto não vir o sol
Fisiologicamente é com a luz do dia que passa a sonolência.
Pessoalmente, sempre me fez confusão levantar-me de noite ou jantar de dia :wacko:
Prefiro aquela hora que situa o meio-dia mais perto da culminação do sol, ou seja, a corrente hora de inverno (já para não falar da confusão quando a hora legal é diferente da hora utc, mas a igualdade destas horas é um privilégio dos poucos países no fuso zero, no entanto foi assim que me habituei toda a vida).

Última edição:
Não é o horário de Inverno que está mal mas sim o de Verão. Se o horário não mudasse as 8h30 seria de noite. Imagine viver em Lisboa levantar as 6h00, acordar os miúdos, leva Los a escola, e isto ainda com cerca de 2h para nascer o sol.
E se não houver horário de Verão, que implicações teria... Há já sei acordar se calhar demasiado cedo, baixem as persianas ou não puder estar na praia até as 22h em Junho.
Não sei porque se fala tanto manter o horário de Verão.
A Europa, a Europa tendo a mesma hora que nos no mínimo o sol nasce no mínimo uma hora mais cedo, por isso pensem no que dizem.
Em Espanha que é aqui ao lado e mais uma hora do que aqui..
E isso faz com que o nascer se dê a mesma hora que nós.. Não fosse assim o sol nasceria as 6h lá e aqui as 7h

Há estudos para tudo. A simples mudança da hora causa riscos para a saúde. Assim como o jet lag.
Uma opinião com base num estudo vale mais do que uma opinião sem estudo.
Com base no que li, para o caso de Portugal, o melhor parece-me ser ficar o ano todo em UTC a não ser que houvesse uma maneira de reduzir os riscos de saúde e os incómodos causados pela mudança de hora.

Das pessoas com quem falei que dizem que preferem o horário de verão ao de inverno é porque coincide com a altura do ano em que há mais luz, ou seja, estão a julgar com base na sua preferência do verão solar sobre o inverno solar e não os horários em si; se o horário de verão fosse UTC e o de inverno UTC+1 acho que iriam dizer que preferiam o de verão na mesma...

Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.