Pode ser que venha algo para o Sul, em Fevereiro já é um mês mais favorável a cut-off's, seria bom cerca de 100 mm em Fevereiro e em Março, para repor mais alguma água nas barragens a sul e já agora também vinha uma nevezita como caiu em 2017 no Sotavento, mas já devo estar a pedir demais.
Pois estou à espera do 2°round...o 1° foram 3 semanas em Dezembro o 2° não sei quando será...e eventualmente terá de ser uma cut-off. A história assim o diz...
Pois estou à espera do 2°round...o 1° foram 3 semanas em Dezembro o 2° não sei quando será...e eventualmente terá de ser uma cut-off. A história assim o diz...
Ainda existe uma pequena probabilidade de a retrógrada se aproximar um pouco mais de território nacional e quem sabe provocar alguma surpresa para dias 26/27 da pouca precipitação que possa cair ou meros pingos. Situação a acompanhar mas como as trovoadas de verão só mais em cima do acontecimento é que teremos mais certezas. O frio em altura é que para já não é assim tanto e está dependente da posição em que fique a depressão retrógrada e também não temos nuvens suficientes para que crie convecção. Como as trovoadas de verão geralmente a precipitação surge da parte da tarde e não nas horas de maior frio mas com a baixa humidade mesmo com temperaturas de 5 ou mesmo 6 graus quem sabe em certos locais não possam ver uns floquitos ou mesmo graupel como aconteceu a uns anos atrás penso em Palmela.
Ainda existe uma pequena probabilidade de a retrógrada se aproximar um pouco mais de território nacional e quem sabe provocar alguma surpresa para dias 26/27 da pouca precipitação que possa cair ou meros pingos. Situação a acompanhar mas como as trovoadas de verão só mais em cima do acontecimento é que teremos mais certezas. O frio em altura é que para já não é assim tanto e está dependente da posição em que fique a depressão retrógrada e também não temos nuvens suficientes para que crie convecção. Como as trovoadas de verão geralmente a precipitação surge da parte da tarde e não nas horas de maior frio mas com a baixa humidade mesmo com temperaturas de 5 ou mesmo 6 graus quem sabe em certos locais não possam ver uns floquitos ou mesmo graupel como aconteceu a uns anos atrás penso em Palmela.
A queda de neve obrigou ao encerramento das auto-estradas A1, entre Santarém e Pombal, A8, entre Bombarral e Torres Vedras Norte, A6, entre Montemor-Este e Estremoz, e A15, entre Malaqueija e o nó da A1.
O NWS tem um orçamento a rondar os 1.2 mil milhões de dólares mas o portal é lixo (páginas que não funcionam/desatualizadas; gráficos de baixa qualidade; repetição dos mesmos dados em diversas páginas...)
Se calhar não há grande pressão para mudar porque a enorme indústria privada usa o investimento e dados públicos para oferecer um produto funcional e esteticamente mais apelativo.
Contudo, esta intervenção resume a trabalheira que têm.
Eu acho que está mais agradável de noite, pelo menos aqui pois só baixa de 8-9ºC lá de madrugada.
De dia, vento e sol é desagradável: ora se tem frio, ora se tem calor. Ao menos de noite está frio igual, assim basta pôr um bom casaco e fica-se bem. De dia até me farto de tanto tirar e pôr o casaco...
Não é nada surpreendente visto que fevereiro desse mesmo foi muito quente e o inverno de 2022 foi bem fraquinho ao nível das temperaturas, não tendo ocorrido sequer uma vaga de frio a sério (é certo que houve alguns dias mais frescos, em janeiro e março/abril, mas não foi algo muito intenso).