O UKMO, na sua última saída acabadinha de sair do forno, reforça a chegada a bolsa de ar frio de leste para dia 24, deixando no ar a hipótese de essa bolsa juntar-se posteriormente com outra bolsa de ar frio vindo do Atlântico. Até quando o ECMWF irá continuar a insistir no maldito monstro anticiclónico?
Calma, se a maioria dos modelos prevê a bolsa de ar frio de leste, e o ECMWF nem por isso ou atenua (pelo menos para já) em princípio a "maioria " vence
Vamos ver, mas sempre com os "pés bem assentes na terra"
Atenção que os outros modelos também mostram o "monstro" e basta uma pequena oscilação ou deslocamento para já não vir tanto frio, e muito menos com precipitação, portanto expectativas em baixa.
Frio esse que ( para já) até nem é tanto assim, ou seja nada que já não tenha ocorrido e num passado bem recente, como a última entrada fria.
A diferença é que o frio previsto para a próxima semana é de origem continental, e como tal potencialmente seco nas nossas latitudes.
O frio, mesmo que anticiclónico e seco, faz muita falta nesta altura, e ainda mais depois de um periodo tão extremo de chuvas, as terras precisam de sol, geadas/gelos, faz parte do Inverno.
Nos próximos dias, com a chegada do "monstro", céus em geral limpos, estão criadas as condições para isso mesmo, nos locais habituais e de inversão térmica.