Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Creio que tivemos um início de outono bem simpático para todas as regiões do país a nível de precipitação (salvaguardando as naturais e usuais diferenças climatéricas de cada zona), usufruam agora um pouco do verão de S. Martinho, porque não tarda nada as temperaturas vão descer e a precipitação irá voltar de forma natural a todo o país no mês de Dezembro como sempre acontece.

Não é de todo invulgar termos alguns dias consecutivos de pouca precipitação no centro e sul neste mês, tenho noção que até tem sido um padrão relativamente frequente (sem dados à mão para confirmar).

Não me lembro de ter geadas em Abril, e desde criança que vi geadas em Novembro por terras de Alenquer. Só nos últimos dois anos não houve. Em Novembro de 2001 p frio foi tanto que chegou a congelar a superfície de uma lagoa aqui perto ( Surraipas) havia romaria para ver o gelo.
Ora nem mais, deste lado da Serra do Montejunto o mesmo (como não podia deixar de ser) recordo-me dos poços estarem congelados logo de manhã e das mínimas serem bem menos generosas.

Creio que tivemos um início de outono bem simpático para todas as regiões do país a nível de precipitação (salvaguardando as naturais e usuais diferenças climatéricas de cada zona), usufruam agora um pouco do verão de S. Martinho, porque não tarda nada as temperaturas vão descer e a precipitação irá voltar de forma natural a todo o país no mês de Dezembro como sempre acontece.

Não é de todo invulgar termos alguns dias consecutivos de pouca precipitação no centro e sul neste mês, tenho noção que até tem sido um padrão relativamente frequente (sem dados à mão para confirmar).
Precisamente.
Eu tenho esta lembrança de há muitos anos atrás: explorar as praias do Oeste durante o Novembro, com banho de mar e tudo, dias e dias de sol primaveril. Isto lá nos anos oitenta. As situações pontuais que ocorrem com as alterações climáticas não são, com as excepções dos recordes de temperatura, inéditas. São apenas mais frequentes, e é na avaliação da frequência dos fenómenos marcantes que a experiência pessoal se pode confundir mais.

A região sul quanto mais a sul mais se nota tem cerca de 500 mm anuais, se considerarmos que normalmente os anos chuvosos têm no máximo uns 700 mm, e considerando que esses anos chuvosos coincide com algum mês com cerca de 200 a 300 mm, então isso quer dizer que se calhar mesmo num ano chuvosos tens 2 a 3 meses acima da média e o resto abaixo da média...
Se Outubro foi muito chuvoso, será Natural que Novembro seja seco, e se calhar Dezembro seja na média...
Mas quem for do sul... Digam tirando 1995/96 quantos anos tivemos com Outono e Invernos chuvosos... Pois não é fácil...
Mesmo a média de 30 anos aqui a sul é feita de 2 a 3 anos muito chuvosos, com 200 a 300 mm, e depois dos anos abaixo da média...
Posto isto, o que faz com que a média de Dezembro a Fevereiro esteja a baixar bastante aqui a sul. A falta de um desses anos com um mês com 200 a 300 mm

Não me lembro de ter geadas em Abril, e desde criança que vi geadas em Novembro por terras de Alenquer. Só nos últimos dois anos não houve. Em Novembro de 2001 p frio foi tanto que chegou a congelar a superfície de uma lagoa aqui perto ( Surraipas) havia romaria para ver o gelo. Ora não me consta que isso alguma vez tenha acontecido em Abril. Alguma coisa não bate certo. As médias já não são o que eram?
Alenquer é no litoral sul?

• Gosto
Reactions: joselamego
Bom até ao momento temos apenas 5,0 mm de acumulado aqui em Faro, e começo a duvidar que alguma mudança surja até final do mês.
Agora é esperar para ver o que rendera Dezembro sobretudo a 2a metade do mês... Dado que para já existe a perspectiva de começar seco.
É ir seguindo com calma pois existem ainda uns 5 meses com potencial para chuva pela frente..

Não me lembro de ter geadas em Abril, e desde criança que vi geadas em Novembro por terras de Alenquer. Só nos últimos dois anos não houve. Em Novembro de 2001 p frio foi tanto que chegou a congelar a superfície de uma lagoa aqui perto ( Surraipas) havia romaria para ver o gelo. Ora não me consta que isso alguma vez tenha acontecido em Abril. Alguma coisa não bate certo. As médias já não são o que eram?
Engraçado que estamos a falar de diferenças, e para a próxima semana os modelos estão a prever uma sinóptica parecidíssima com Novembro de 2001. É preciso ter noção que Novembro é uma estação de transição, em que caso os centros de acção se posicionem de forma a haver uma corrente de norte/nordeste bem definida já há massas de ar polar frio suficientemente bem desenvolvidas para fazer baixar significativamente as temperaturas, como uma corrente de sul/sudoeste ainda transporta massas de ar tropical, quente e húmido, que dão origem a mínimas altas (que é o que tem acontecido). Ou seja, não é de todo anormal haver Novembros muito diferentes uns dos outros. Isso não quer dizer que, naturalmente, no global a temperatura não esteja a aumentar. Só não podemos tirar conclusões precipitadas com 1 ou 2 Novembros.

10 Nov 2001

ATdBbaM.png

Previsão 22 Nov 2023

Uu5NXCU.png

jra55_global_temp_anomaly_YTD.png

(2022)
The Japan Meteorological Agency is currently conducting the Japanese Reanalysis for Three Quarters of a Century (JRA-3Q), which covers the period from September 1947 onward to extend the current period of data coverage and improve the quality of long-term reanalysis. The project involves a sophisticated data assimilation system (based on the operational set-up as of December 2018) incorporating development results from the operational NWP system and sea surface temperature analysis achieved since the Japanese 55-year Reanalysis (JRA-55, based on the operational set-up as of December 2009). New datasets of past observations are also assimilated, including rescued historical observations and reprocessed satellite data supplied by meteorological and satellite centers worldwide. Many of the deficiencies of JRA-55 are alleviated in JRA-3Q, providing a high-quality homogeneous reanalysis dataset that covers the previous 75 years.

ERA5 (ECMWF) e o novo JRA (paralelo ao antigo) eventualmente no canto superior direito -> https://climatlas.com/temperature/jra55_temperature.php

Do antigo JRA:

jra55_globe_t2m_1978_2023.png

Última edição:
Novembro de 2001 foi um mês muito frio, mas é verdade que se tem verificado abris (abriles?) muito quentes enquanto que novembro é dos meses em que a temperatura menos tem aumentado. Como também já se disse, no interior novembro terá tendência para ser ainda mais frio, enquanto que abril é menos quente no litoral (e especialmente nas ilhas) devido à maior influência oceânica

Boa noite. Não sei se será o tópico mais indicado, mas deixo à mesma a notícia.
Será mais um "hype" relacionado com a IA, ou será que estaremos à beira de uma revolução na forma de se fazer previsão meteorológica?
Tenho várias reticências...

"Vem aí um novo sistema de previsão do tempo que é 90% mais preciso do que os atuais

Google DeepMind anuncia um novo modelo de previsão das condições climatéricas que promete ser mais preciso do que os modelos atuais em mais de 90% das situações"

O que acham?

Boa noite. Não sei se será o tópico mais indicado, mas deixo à mesma a notícia.
Será mais um "hype" relacionado com a IA, ou será que estaremos à beira de uma revolução na forma de se fazer previsão meteorológica?
Tenho várias reticências...

"Vem aí um novo sistema de previsão do tempo que é 90% mais preciso do que os atuais

Google DeepMind anuncia um novo modelo de previsão das condições climatéricas que promete ser mais preciso do que os modelos atuais em mais de 90% das situações"

O que acham?
90% mais fiável a 24h? 72h? 144h? 240h? Previsão Mensal?
Sazonal?

Estado
Fechado para novas mensagens.