Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Será que é possível acreditarem que há meteoloucos que nunca presenciaram queda de neve a sério, como se tem visto em inúmeros vídeos nacionais publicados aqui no fórum?

Eu sou um deles... :o

Acuso-me, nem a sério nem de outra forma! Ver se trato disso nos próximos tempos, agora com a filhota vale a pena!

Última edição:

Eu cá prevejo sol no Natal e calor na passagem de ano, Carnaval na rua e Páscoa na praia.

Se errar, a culpa foi dos búzios. :D

nada mau, podia estar melhor tendo em conta que estamos em dezembro, principalmente a sul.
mesmo assim a maior parte do norte e centro em capacidade de campo o que faz com que qualquer chuva flua para as barragens e cursos de água.
a sul principalmente no baixo Alentejo e partes do algarve ainda insuficiente.

Captura-de-ecr-2023-12-04-s-23-10-42.png

nada mau, podia estar melhor tendo em conta que estamos em dezembro, principalmente a sul.
mesmo assim a maior parte do norte e centro em capacidade de campo o que faz com que qualquer chuva flua para as barragens e cursos de água.
a sul principalmente no baixo Alentejo e partes do algarve ainda insuficiente.

Captura-de-ecr-2023-12-04-s-23-10-42.png
O ano passado por esta altura acho q já estava melhor.? E no entanto depois de dezembro deixou de chover de forma dramática!

A Serra da estrela fecha muitas vezes, mas espera lá...pode ser uma experiência fantástica de neve (para padrões portugueses, óbvio) e neve a sério! Já apanhei nevões imensos e a pousada da Será da estrela é fantástica! O melhor é ficar um dias. Não sei onde foste tirar essa conclusão de que na Guarda é melhor......
Falei na guarda porque é mais resguardada de ventos fortes ao contrario do que acontece na estrela .

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk

O ano passado por esta altura acho q já estava melhor.? E no entanto depois de dezembro deixou de chover de forma dramática!
Melhor? Estava muito melhor. Acho que é a primeira vez em vários anos (talvez desde 2017, mas nesse ano a região mais parecia o Sahel) em que a capacidade de campo ainda não chegou aqui à zona, apesar de já estarmos em pleno mês de dezembro. :unsure:

Melhor? Estava muito melhor. Acho que é a primeira vez em vários anos (talvez desde 2017, mas nesse ano a região mais parecia o Sahel) em que a capacidade de campo ainda não chegou aqui à zona, apesar de já estarmos em pleno mês de dezembro. :unsure:
Mas este ano vai chover bem também no inverno e primavera, vai compensar....eheh a fazer figas pra isso!

Estava muito pior:

sa488zZ.jpg

Estava muito pior:

sa488zZ.jpg
Existe uma boa recuperação à superfície mas em profundidade contínua o problema e talvez pior.
Eu fiquei chocado com o que vi no fim de semana particularmente de Grândola para baixo! Mas a minha análise vale o que vale...
Para mim enquanto não começar a aparecer CC no sul, esse mapa vale o que vale...

Estava muito pior:

sa488zZ.jpg
Não tinha noção do quão má a situação estava em 2022. :scared: Agora que me mostras o mapa da capacidade de água no solo é que fui ver e, de facto, 2022 até novembro teve menos precipitação que 2023. Foi dezembro que basicamente salvou o ano.

Não tinha noção do quão má a situação estava em 2022. :scared: Agora que me mostras o mapa da capacidade de água no solo é que fui ver e, de facto, 2022 até novembro teve menos precipitação que 2023. Foi dezembro que basicamente salvou o ano.

Só em 13 de Janeiro já deste ano é que se atingiu a melhor situação da água no solo no Sul.
Basicamente, ainda estamos debaixo da herança da seca de 2022, que nunca foi totalmente recuperada, principalmente em profundidade nos aquíferos.

jzAcc6s.jpg

A 2 de Março apareceram as primeiras áreas em PEP, as mesmas que agora ainda não saíram dos 20 a 40%.

Última edição:
Só em 13 de Janeiro já deste ano é que se atingiu a melhor situação da água no solo no Sul.
Basicamente, ainda estamos debaixo da herança da seca de 2022, que nunca foi totalmente recuperada, principalmente em profundidade nos aquíferos.

jzAcc6s.jpg
E foi precisamente a partir dessa altura que a torneira praticamente fechou até Setembro... Esperemos que este ano tal não aconteça .

Ainda bem que colocaram o mapa de água no solo de 3/Dez/2022, pois recordo-me que estávamos pior do que agora... o que fez mudar foi mesmo o Dezembro/22...
Aqui, em quantidade de precipitação o outono/inverno de 2023 até agora ainda tem mais do que out/inv de 2022, mas creio que se nota mais na água do solo pois tem caído de forma menos intensa e no geral parece-me estar a haver menos evaporação (menos vento/dias de sol), o que também é relevante. Posso ir verificar com dados, é pelo menos uma percepção.
A 13/Jan/2023 as perspectivas era excelentes, só que dai para a frente fechou praticamente a torneira durante 8 meses!...

Estado
Fechado para novas mensagens.