StormRic
Furacão
Ainda há muitos meses para corrigir a situação no Sul. O problema é que pode já não ser a tempo de uma campanha normal de certas culturas.
A cut-off a sudoeste ainda vai passar esta tarde/noite por um cavamento maior, para depois começar a encher no seu movimento vagaroso para Leste/ESE.
E lá está o início da primeira ciclogénese explosiva ("intensificando rapidamente"), "desenvolvendo [ventos de] força de furacão", de 1000hPa para 965hPa às 12h de amanhã e descerá mais nas horas seguintes.
Com este posicionamento e a precipitação não está nada relevante. Esperemos que haja uma surpresa e a água caia de forma significativa.
Com este posicionamento e a precipitação não está nada relevante. Esperemos que haja uma surpresa e a água caia de forma significativa.
Não é óptima mas é alguma...Parece que houve mais subidas interessantes nas barragens algarvios em cerca de 20 cm tanto no Barlavento como no sotavento...
Deixou me surpreendido porque a chuva foi pouca mas que mostra que nas serras a escorrencia já é óptima!
On the Olympic Peninsula, the small town of Forks — whose claim to fame is being the rainiest town in the contiguous U.S. — saw its rainfall record for Dec. 4 more than double after it received about 3.8 inches (9.65 centimeters) of rain, the NWS said. By early Tuesday morning, it had recorded 4.7 inches (11.94 centimeters) of rain over 24 hours — more rainfall than Las Vegas has received in all of 2023, according to the agency.
About 100 miles (160 kilometers) farther south, the daily rainfall record for Dec. 4 was broken in Hoquiam, which received about 2.6 inches (6.6 centimeters) of rain on Monday, the NWS said. Seattle also set a new rainfall record for that date with 1.5 inches (3.81 centimeters), said Kirby Cook, science and operations officer at the NWS office in Seattle.
Não me recordo da última vez em que tenha havido algo de relevante na semana do Natal/Ano Novo...Por acaso até estou algo apreensivo/curioso com o padrão que poderemos ter neste Dezembro/Fevereiro, se algo completamente diferente dos últimos anos ou um seguimento do mesmo padrão.Bom parece que o AA se vai instalar... Resta saber até quando, mas parece garantido tempo seco até ao Natal.
E depois.... as divergências pôs natal são enormes entre modelos...
Bom parece que o AA se vai instalar... Resta saber até quando, mas parece garantido tempo seco até ao Natal.
E depois.... as divergências pôs natal são enormes entre modelos...
Esperar e observar.Não me recordo da última vez em que tenha havido algo de relevante na semana do Natal/Ano Novo...Por acaso até estou algo apreensivo/curioso com o padrão que poderemos ter neste Dezembro/Fevereiro, se algo completamente diferente dos últimos anos ou um seguimento do mesmo padrão.
É que para já todos os indicadores são maus e não falo da Primavera mas em específico este trimestre de Inverno que agora começou.