Só tenho 2 memórias do Inverno mas em Dezembro, Dezembro de 1989 quando destruiu a ponte romana em Tavira e em 1992 na semana do Natal quando caiu o avião em Faro, de resto, os Invernos foram sempre uma seca tirando 2009-2010.
Já agora, se forem ver os eventos significativos que ocorreram no Sul do país sempre foram no Outono e Primavera.
Já agora as projecções estão erradas, quando dizem que vai chover menos no Outono e Primavera e chover mais no Inverno, uma verdadeira falácia o que se vê são chuvas torrenciais nas estações de transição e secura no Inverno, portanto não mudem a nuvem não.
Hoje entramos numa altura de extremos meteorológicos.
Antigamente as estações vinham no seu tempo certo com as precipitações bem distribuídas ao longo do ano, porque com o anticiclone fraco, ou deslocado mais a Sul, facilitava a entrada das depressões e das frentes atlânticas.
Eu sou ainda do tempo que o Inverno era rei!
Esta geração do séc 21 sabe lá o que é isso.... basta um dia de chuva e pra eles já é o fim do mundo. Basta ver aquilo que a comunicação social espalha. Como se não fosse normal fazer frio e chover no inverno!
Também vivi tudo o que viveste e talvez ainda pior. Se começasse por enumerar tudo aquilo que me recordo, desde ventos ciclónicos, o mar que galgava as casas e os quintais na orla costeira, enxurradas e deslizamentos de terra, montanhas que ficavam por semanas brancas (numa altura que não havia internet) , núnca mais saía daqui...
O certo é que a manter - se esse padrão anticiclónico muito desenvolvido para norte ( a repetição de alguns últimos invernos anteriores) este ano será mais uma vez calmo, com um ou outro evento mais expressivo, e não passa disso.
Quando o anticiclone se instala é muito difícil sair porque espalha "tentáculos" travando tudo e mais alguma coisa.
A Europa por sua vez poderá ser bafejada com tempo normal da época, pois a alta nesta posição, empurra tudo pra lá.
Já aqui pelo Atlântico, o bloqueio intenso não permite a descida da frente polar, e não é a primeira vez que tal acontece.
Sempre que falo com pessoas mais antigas, dizem me sempre que o inverno já não é o o que era, e se o dizem, é porque sabem bem aquilo que viveram!
Eu sou da década de 70 , vivi temporais assombrosos, por isso também constato que o inverno já não é o mesmo!