Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
O que eu vejo é que pelas possibilidades previstas, pelo menos até Março, nem tão cedo o anticiclone enfraquece...
Que diabo! Já não bastava no verão!
E aínda há quem diga que é normal.
Enquanto o anticiclone não descer em latitude, (como seria expectavel nesta altura do ano), a circulação zonal do Atlântico Norte ficará bloqueada!
Resumindo, é mais um inverno cópia de anos transatos....
Ah saudosos invernos dos anos 80 e 90!
A malta mais nova de hoje não sabe o que é INVERNO propriamente dito, pois já se habituaram a maís dias de tempo anticiclónico que o contrário...
É o que é.... e não há nada a fazer!

O que eu vejo é que pelas possibilidades previstas, pelo menos até Março, nem tão cedo o anticiclone enfraquece...
Que diabo! Já não bastava no verão!
E aínda há quem diga que é normal.
Enquanto o anticiclone não descer em latitude, (como seria expectavel nesta altura do ano), a circulação zonal do Atlântico Norte ficará bloqueada!
Resumindo, é mais um inverno cópia de anos transatos....
Ah saudosos invernos dos anos 80 e 90!
A malta mais nova de hoje não sabe o que é INVERNO propriamente dito, pois já se habituaram a maís dias de tempo anticiclónico que o contrário...
É o que é.... e não há nada a fazer!
Só tenho 2 memórias do Inverno mas em Dezembro, Dezembro de 1989 quando destruiu a ponte romana em Tavira e em 1992 na semana do Natal quando caiu o avião em Faro, de resto, os Invernos foram sempre uma seca tirando 2009-2010. :lol: Já agora, se forem ver os eventos significativos que ocorreram no Sul do país sempre foram no Outono e Primavera.

Já agora as projecções estão erradas, quando dizem que vai chover menos no Outono e Primavera e chover mais no Inverno, uma verdadeira falácia o que se vê são chuvas torrenciais nas estações de transição e secura no Inverno, portanto não mudem a nuvem não. :rolleyes:

Só tenho 2 memórias do Inverno mas em Dezembro, Dezembro de 1989 quando destruiu a ponte romana em Tavira e em 1992 na semana do Natal quando caiu o avião em Faro, de resto, os Invernos foram sempre uma seca tirando 2009-2010. :lol: Já agora, se forem ver os eventos significativos que ocorreram no Sul do país sempre foram no Outono e Primavera.

Já agora as projecções estão erradas, quando dizem que vai chover menos no Outono e Primavera e chover mais no Inverno, uma verdadeira falácia o que se vê são chuvas torrenciais nas estações de transição e secura no Inverno, portanto não mudem a nuvem não. :rolleyes:
Hoje entramos numa altura de extremos meteorológicos.
Antigamente as estações vinham no seu tempo certo com as precipitações bem distribuídas ao longo do ano, porque com o anticiclone fraco, ou deslocado mais a Sul, facilitava a entrada das depressões e das frentes atlânticas.
Eu sou ainda do tempo que o Inverno era rei!
Esta geração do séc 21 sabe lá o que é isso.... basta um dia de chuva e pra eles já é o fim do mundo. Basta ver aquilo que a comunicação social espalha. Como se não fosse normal fazer frio e chover no inverno!
Também vivi tudo o que viveste e talvez ainda pior. Se começasse por enumerar tudo aquilo que me recordo, desde ventos ciclónicos, o mar que galgava as casas e os quintais na orla costeira, enxurradas e deslizamentos de terra, montanhas que ficavam por semanas brancas (numa altura que não havia internet) , núnca mais saía daqui...
O certo é que a manter - se esse padrão anticiclónico muito desenvolvido para norte ( a repetição de alguns últimos invernos anteriores) este ano será mais uma vez calmo, com um ou outro evento mais expressivo, e não passa disso.
Quando o anticiclone se instala é muito difícil sair porque espalha "tentáculos" travando tudo e mais alguma coisa.
A Europa por sua vez poderá ser bafejada com tempo normal da época, pois a alta nesta posição, empurra tudo pra lá.
Já aqui pelo Atlântico, o bloqueio intenso não permite a descida da frente polar, e não é a primeira vez que tal acontece.
Sempre que falo com pessoas mais antigas, dizem me sempre que o inverno já não é o o que era, e se o dizem, é porque sabem bem aquilo que viveram!
Eu sou da década de 70 , vivi temporais assombrosos, por isso também constato que o inverno já não é o mesmo!

A ser verdade é tempo completamente normal para a época do ano!
Em Dezembro faz frio e chuva, portanto, nada de novo!
Só um aparte, onde é que esses tipos vêem inverno? E u só vejo AA pelo menos até Março :rolleyes:
Eu não acredito nestas previsões, mas posso estar errado.

Pergunta?
Com estas pressões tão altas previstas neste momento quase até ao Natal deveremos ou poderemos retirar alguma elacao sobre o resto do Inverno??
Eu só sei que para já frio e chuva é mentira! Se houver uma mudança no fim do ano ou em Janeiro é uma completa novidade tendo em conta os últimos anos.
Eu diria que se tivermos um ou outro episódio de chuva que mantenha a humidade nos solos até ao início de Março já seria bom...

É melhor ir me já preparando... :D
A minha notícia, vem sempre acompanhada por boas sugestões, para compras de Natal. :D

Faro66.webp

O Mário Marques e a Catarina Simões andam a fumar da boa :D
Que artigo mais surreal:maluco:
Querem pretagonismo mais nada, não vai ser este mês nem acredito em Janeiro e Fevereiro digo já mais uma vez, porque se for como o novo normal vão ser meses secos, de ano para ano acredito cada vez menos nesses meses, claro que pode ocorrer um ano atípico em que esses meses sejam de muita chuva ou normais, mas já só acredito vendo.

Estado
Fechado para novas mensagens.