Scan_Ferr
Nimbostratus
Tem chovido à farta e ainda se pede mais chuva? O que é demais é moléstia.
Estamos no Inverno, logo, é mais que normal haver mais dias de chuva que o contrário.Tem chovido à farta e ainda se pede mais chuva? O que é demais é moléstia.
Ninguém disse o contrário.Estamos no Inverno, logo, é mais que normal haver mais dias de chuva que o contrário.
Bom pra vocês era verão o ano todo....
No entanto há uma grande diferença entre 2014/15 e 2023: a temperatura da água do mar à superfície. Este ano a temperatura da água do mar está muito acima da média ao largo da costa de Portugal Continental, enquanto a temperatura do ar à superfície não vai estar tão quente assim nas próximas semanas. Não estaria minimamente surpreendido se aparecesse uma depressão isolada a afetar o tempo no sul de Portugal no final do ano...O índice de NAO no Inverno é muito mais certo que noutras épocas do ano. Vários artigos científicos assim o dizem.
Isto é um claro cenário de, pelo menos, uns 10 dias sem chuva. Se não mesmo até ao final do ano. Substituições de AA deverão ser a única forma de alguns mm caírem.
Quanto à temperatura, depende muito da posição do(s) AA(s).
Referiste 2014, relembrando esse Dezembro: E não querendo agourar ou criar sensacionalismo, todo o Inverno de 2015 foi seco.
O inverno de 2015/16 foi também um inverno péssimo ao nível de precipitação para o Sul. Não tivessem sido abril e maio de 2016 meses muito chuvosos e o acesso à água teria sido altamente comprometido no outono de 2017 em muitas localidades do país.O ano de El Niño forte nem sequer foi 2014/2015 mas sim 2015/2016.
Quanto às temperaturas do oceano e sua anomalia, tem a ver com a falta de fluxos de Norte ou noroeste.
Eu disse que o último El Niño de forte intensidade tinha tido início em 2014 e posteriormente, em janeiro de 2015 o anticiclone alcançou pressões muito elevados como está previsto atualmente. O El Niño iniciou este ano, mas em contrapartida com o período 2014-2016, deverá atingir o pico mais rápido.O ano de El Niño forte nem sequer foi 2014/2015 mas sim 2015/2016.
Quanto às temperaturas do oceano e sua anomalia, tem a ver com a falta de fluxos de Norte ou noroeste.
O primeiro a dar essa notícia foi a CNN Portugal. O problema é que procuram uma fonte um pouco duvidosa para dizer que o Natal e a passagem de ano vai ser isto ou aquilo, meramente por ser algo distante no tempo. Existe tendência, se o jornalista fizer isso, consultando as previsões mensais do IPMA ou consultar os mapas da previsão a 42 dias do ECMWF faz um artigo mais credível mostrando a tendência dos modelos e com uma probabilidade baixa de isso acontecer dada a longevidade da previsão e aí com base nas previsões até podem arriscar e fizer que na semana do Natal é provável que chova ou seja com sol e tem uma fonte credível.Essa notícia surreal da NIT vem na sequência de uma notícia anterior de um pseudo órgão de informação chamado Executive Digest. Notícia que já havia aqui partilhado. São meios de informação como estes que descredibilizam a profissão de jornalista. Também os há - jornalistas - informados em questões que se prendem com a meteorologia. Custa-me ver sistematicamente a minha profissão a ser atacada como "jornalixo" e demais impropérios. A propósito, sou jornalista e há muitas décadas que acompanho com muito interesse as questões meteorológicas.
Natal e Passagem de Ano com chuva e frio. Última semana de 2023 será de "autêntico inverno", alerta climatologista - Executive Digest
A chuva e o frio que se têm vindo a sentir com mais intensidade nos últimos dias deverão manter-se até ao final do ano, sendo que a última semana de 2023 poderá trazer um temporal, à semelhança do que ocorreu no ano passado.executivedigest.sapo.pt
Contínuo à espera dessa instabilidade que muitos membros preconizam há algum tempo tendo por base as temperaturas oceânicas... vou esperar sentado a ver umas séries/ documentários da netflix para não me aborrecerNo entanto há uma grande diferença entre 2014/15 e 2023: a temperatura da água do mar à superfície. Este ano a temperatura da água do mar está muito acima da média ao largo da costa de Portugal Continental, enquanto a temperatura do ar à superfície não vai estar tão quente assim nas próximas semanas. Não estaria minimamente surpreendido se aparecesse uma depressão isolada a afetar o tempo no sul de Portugal no final do ano...
Desejar bom tempo no inverno, é o mesmo que alguém no verão ficar impedido de ir à praia porque chove no estio.Ninguém disse o contrário.
Pareces-me algo irritado.Desejar bom tempo no inverno, é o mesmo que alguém no verão ficar impedido de ir à praia porque chove no estio.
Se chover um ou dóis dias de verão já ficam fartos e dizem que não é normal, mas se não chover no inverno já dizem que é tempo fantástico
Vai se lá entender as cabecinhas de alguns.
Estamos no inverno capacitem se disso!
Eu também não gosto de sol e calor no verão e tenho de levar com ele!
4 estações não são uma!
Querem sol o ano inteiro? Vão para o deserto do Sahara!