Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Sim, não é regra o AA descer em latitude, porém, os últimos invernos têm assistido a esse mesmo tipo de padrão, logo, compromete a estação em questão.
O inverno em Portugal é conhecido por ter um maior número de eventos de frio e precipitação, precisamente porque o AA dá espaço à circulação zonal.
Não tentem normalizar o que não é normal.
Antes dos anos 90 as estações eram bem definidas, logo, era regra o AA no inverno deslocar se mais para sul.
Isto até está descrito em Atlas geográficos, em teses acadêmicas e nos manuais de geografia física!
Não sei o que é isso de que as estações eram bem definidas e agora não.
O que sei é que a memória meteorológica é muito seletiva. E olhando para os registos, a década de 80 teve invernos muito secos.

Sim, não é regra o AA descer em latitude, porém, os últimos invernos têm assistido a esse mesmo tipo de padrão, logo, compromete a estação em questão.
O inverno em Portugal é conhecido por ter um maior número de eventos de frio e precipitação, precisamente porque o AA dá espaço à circulação zonal.
Não tentem normalizar o que não é normal.
Antes dos anos 90 as estações eram bem definidas, logo, era regra o AA no inverno deslocar se mais para sul.
Isto até está descrito em Atlas geográficos, em teses acadêmicas e nos manuais de geografia física!
No ano passado foi publicado um estudo sobre a expansão e intensificação do anticiclone dos Açores. Infelizmente online só está publicado o resumo desse estudo.

Embora seja normal haver invernos marcados por tempo anticiclónico, e daí surgem as secas que sempre fizeram parte do nosso clima, também considero que o anticiclone se está a intensificar. Pelo menos, nos últimos invernos tem sido quase sempre o mesmo cenário, exceto em 2021. O facto de a precipitação ser cada vez mais irregular também demonstra isso.

Última edição:
O que sei é que a memória meteorológica é muito seletiva. E olhando para os registos, a década de 80 teve invernos muito secos.
Também houve eventos extremos históricos ou secas extensas no passado. Isso não quer dizer que a frequência e intensidade não esteja a aumentar. Não temos tido um aumento de períodos de seca no Sul, principalmente no Inverno?
As projeções também são nesse sentido. E no artigo apresentado pelo joralentejano refere sobre um AA mais potente agora que anteriormente.

Bem sei que as médias de preicpitação no Inverno abrangem invernos muito secos, normais e chuvosos. Isso é normal. Mas se não estou em erro, não temos um Inverno na média (ou acima da média) no Sul desde 2016.

O que é que define o Inverno do Verão para ti? Aliás, nem sei porque estamos a ter esta conversa!
O inverno representa o período do ano em que as temperaturas caem consideravelmente em regiões do planeta que apresentam essas estações bem definidas! Porém, é válido ressaltar que as estações do ano, (consequentemente o inverno), diferenciam-se de acordo com as suas localizações no planeta.
As regiões temperadas apresentam as estações do ano bem definidas. Já as regiões tropicais são caracterizadas por apresentarem basicamente duas estações: a sêca e a chuvosa.
O inverno no nosso Hemisfério Norte, (também chamado de inverno boreal) apresenta características bem definidas, assim como as demais estações.
A minha memória meteorológica bem como a de muitos da minha idade, (talvez até sejas mais novo que eu) recorda me a outros invernos onde era 'normal" chover abundantemente de Outubro a Abril. Isto só foi possível nessa altura com o AA deslocado para sul, pois só assim deixaria a frente polar atingir o nosso território com maior pujança. Esta é também uma das características que define o Inverno, uma maior concentração de pluviosidade!
O facto é que de há algumas décadas pra cá, o Anticiclone dos Açores está a expandir-se e intensificar-se, alterando a sinóptica comum de Inverno às nossas latitudes com pressões deste tipo de ordem, contudo, há quem diga que é normal.
Será mesmo?
É porque se for, então a treta das alterações climáticas é um embuste total!

Também houve eventos extremos históricos ou secas extensas no passado. Isso não quer dizer que a frequência e intensidade não esteja a aumentar. Não temos tido um aumento de períodos de seca no Sul, principalmente no Inverno?
As projeções também são nesse sentido. E no artigo apresentado pelo joralentejano refere sobre um AA mais potente agora que anteriormente.

Bem sei que as médias de preicpitação no Inverno abrangem invernos muito secos, normais e chuvosos. Isso é normal. Mas se não estou em erro, não temos um Inverno na média (ou acima da média) no Sul desde 2016.
O sul está a viver uma sequencia se invernos muito secos aliado a um consumo de água sem precedentes.
Mas se recuarmos algumas décadas no tempo, a série 1931-1960 tem somente 189,2mm em Faro (Dezembro, Janeiro e Fevereiro).
As normais 61-90, 71-00 e 81-10 contemplam três anos extremamente chuvosos que puxam fortemente as normais para cima refiro-me a 1987, 1989 e 1996. Em grosso modo, a sul, em cada 10 anos, 7 são secos ou muito secos.

O sul está a viver uma sequencia se invernos muito secos aliado a um consumo de água sem precedentes.
Mas se recuarmos algumas décadas no tempo, a série 1931-1960 tem somente 189,2mm em Faro (Dezembro, Janeiro e Fevereiro).
As normais 61-90, 71-00 e 81-10 contemplam três anos extremamente chuvosos que puxam fortemente as normais para cima refiro-me a 1987, 1989 e 1996. Em grosso modo, a sul, em cada 10 anos, 7 são secos ou muito secos.
Tudo certo. Mas isto não significa que não houve nenhuma alteração do clima em Portugal, e que tudo está dentro da normalidade. Objetivamente houve invernos historicamente secos no sul nos últimos anos.
A média de ondas de calor em Portugal é de 1 onda de calor por ano, dito recentemente pelo climatologista da FCUL, Pedro Soares. Nem é preciso comparar com as que temos tido nos últimos 10 anos.

O que têm a dizer das altas temperaturas em Espanha? Confesso q estou chocado com isto. De onde vem esse calor?
São os ventos catabáticos:
Quando comprimes ar, ele aquece. Tendo isso em conta, se tiveres uma corrente de ar que desce uma encosta então ele comprime-se ao longo do percurso devido ao aumento da pressão atmosférica com o reduzir da altitude.

Última edição:
No ano passado foi publicado um estudo sobre a expansão e intensificação do anticiclone dos Açores. Infelizmente online só está publicado o resumo desse estudo.

Embora seja normal haver invernos marcados por tempo anticiclónico, e daí surgem as secas que sempre fizeram parte do nosso clima, também considero que o anticiclone se está a intensificar. Pelo menos, nos últimos invernos tem sido quase sempre o mesmo cenário, exceto em 2021. O facto de a precipitação ser cada vez mais irregular também demonstra isso.
As secas nunca fizeram parte do Arquipélago dos Açores até bem recentemente.
A Minha realidade também está alterada !

Para o André parece que está tudo normal.
Façam um inquérito à população açoriana, madeirense e continental mais idosa e terão surpresas.
A maior parte da malta que aqui anda, ainda é muito nova para ter experiênciado invernos de outras décadas, portanto, nada de novo.
Comparar os invernos das décadas de 20 a 70 do século passado com os invernos de hoje, é tempo perdido!
O clima mudou! Para uns, é tudo normal, mas depois quando lhes dá jeito falam das alterações climáticas...
Menos, muito menos por favor!

Em grosso modo, a sul, em cada 10 anos, 7 são secos ou muito secos.
Tudo bem, até vermos que o último ano húmido no Algarve foi 2011. 2011 que eu saiba não foi há 7 anos, foi há 12 anos. Há claramente uma alteração do clima no Algarve, qualquer pessoa com noção e que tenha vivido muitos anos na região percebe isso. :rolleyes:

Última edição:
Tudo bem, até vermos que o último ano húmido no Algarve foi 2011. 2011 que eu saiba não foi há 7 anos, foi há 12 anos. Há claramente uma alteração do clima no Algarve, qualquer pessoa com noção e que tenha vivido muitos anos na região percebe isso. :rolleyes:
É que dá ser negacionista da realidade, mas depois pedem nos para "definir" o conceito de inverno...!
A sério?

Última edição:
Tudo bem, até vermos que o último ano húmido no Algarve foi 2011. 2011 que eu saiba não foi há 7 anos, foi há 12 anos. Há claramente uma alteração do clima no Algarve, qualquer pessoa com noção e que tenha vivido muitos anos na região percebe isso.
Está bem, o último ano húmido foi há 13 anos (2010). O meu ponto continua a ser o mesmo, é bem superior aos 7 anos que o @AnDré mencionou... :rolleyes:

Estado
Fechado para novas mensagens.