Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
É que dá ser negacionista da realidade, mas depois pedem nos para "definir" o conceito de inverno...!
A sério?
Eu concordo com as alterações no clima de hoje em relação há uns anos, mas também é preciso lembrar, que o clima da terra, não foi nem nunca será o mesmo e é normal sofrer alterações, independentemente da ação humana .

Sim, foi relativamente normal, portanto nem se pode considerar húmido, o que me recordo desse ano foram as trovoadas no sul em Abril, e especialmente Maio . :D
Sim, praticamente foi isso, Abril teve 45.3 mm e Maio teve 98.4 mm, embora tenha havido estações com mais de 100 mm quer em Abril e Maio.

Se formos pegar em anos hidrológicos, acho que a coisa fica pior.

Em boa verdade o último Outono/Inverno com precipitação acima da média no sul foi em 2009/2010.
Houve anos que se não fosse Março ou Abril terem sido muito acima da média teria sido o salve se quem puder. Ex: Março de 2018.

Em relação às profetizadas décadas passadas recomendo ir às séries longas de Faro e verificar os dados. Analisar cada estação do ano e tirar as devidas e elações.
Verifiquem por exemplo a década de 70, a tal dos Invernos severos, e vejam o que foi que choveu nesses Outonos e Primaveras....
Vao ver como foram bem secos.
Agora o que não é de facto normal é nos já irmos numa série tão longa em que os Invernos são tão secos...

É para quem acha que este Inverno está feito está muito enganado... As coisas este ano podem mudar ainda muito bem...
Nomeadamente na 2a metade do Inverno..

Última edição:
Para o André parece que está tudo normal.
Façam um inquérito à população açoriana, madeirense e continental mais idosa e terão surpresas.
A maior parte da malta que aqui anda, ainda é muito nova para ter experiênciado invernos de outras décadas, portanto, nada de novo.
Comparar os invernos das décadas de 20 a 70 do século passado com os invernos de hoje, é tempo perdido!
O clima mudou! Para uns, é tudo normal, mas depois quando lhes dá jeito falam das alterações climáticas...
Menos, muito menos por favor!
Podes fazer os inquéritos que quiseres. Duvido que a percepção das pessoas tenha valor científico, mas... Força!
Felizmente há registos de estações meteorológicas. Valores que costumo apresentar. Sem percepções.
Mas já agora fica a saber que Braga, que é "o penico de Portugal continental", tem em média 45 dias secos no inverno. 45 dias!
Negacionista? Do quê?
"Menos, muito menos por favor"!
Claro que há alterações. Talvez a maior seja a drástica diminuição de dias com neve no solo.
E sabem porquê? É que agora, além de nevar menos, os episódios de neve têm sido precedidos de chuva ou nevoeiro que derretem a neve toda. Coisa que, num passado recente, era sucedido de dias anticiclonicos, onde geava por cima do nevado, e permitia que a cotas médias a neve permanecesse no solo vários dias.
Está bem, o último ano húmido foi há 13 anos (2010). O meu ponto continua a ser o mesmo, é bem superior aos 7 anos que o @AnDré mencionou... :rolleyes:
"Grosso modo", sabes o que isso significa? O acompanhamento do clima não começou em 2010, meu caro. Quantos anos acima da média foram na década de 70?
O clima exige vários anos de acompanhamento. Por isso é que se diz que fenómeno X ou Y tem um período de retorno de 10, 20, 50, 100 ou 500 anos.
Facto 1: o sul vive um longo período de invernos secos. Inegável.
Facto 2: estou curioso para perceber como vai ser a normal 1991-2020, sendo que na última década, têm existido falhas graves nos pluviômetros de várias EMAS (não sei se no Algarve há alguma EMA com todos os dados da última década). E quando digo falhas refiro-me a dias pontuais com 50mm de precipitação (10% da precipitação anual a sul) que ficaram por registar.

Em boa verdade o último Outono/Inverno com precipitação acima da média no sul foi em 2009/2010.
Houve anos que se não fosse Março ou Abril terem sido muito acima da média teria sido o salve se quem puder. Ex: Março de 2018.

Em relação às profetizadas décadas passadas recomendo ir às séries longas de Faro e verificar os dados. Analisar cada estação do ano e tirar as devidas e elações.
Verifiquem por exemplo a década de 70, a tal dos Invernos severos, e vejam o que foi que choveu nesses Outonos e Primaveras....
Vao ver como foram bem secos.
Agora o que não é de facto normal é nos já irmos numa série tão longa em que os Invernos são tão secos...

É para quem acha que este Inverno está feito está muito enganado... As coisas este ano podem mudar ainda muito bem...
Nomeadamente na 2a metade do Inverno..
Pois, mas na década de 70 tivemos temperaturas bem mais frias...

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Não sei o que é isso de que as estações eram bem definidas e agora não.
O que sei é que a memória meteorológica é muito seletiva. E olhando para os registos, a década de 80 teve invernos muito secos.
Também gosto muito desse "antes as estações eram bem mais definidas". Aliás, como a temperatura tem aumentado menos no inverno que no resto do ano, eu até acho que as estações estão bem mais "definidas" do que há algumas décadas atrás. De resto, olhando para os registos históricos verifica-se que se as médias da temperatura têm aumentado e as de precipitação diminuído, a variabilidade interanual esteve sempre lá

Podes fazer os inquéritos que quiseres. Duvido que a percepção das pessoas tenha valor científico, mas... Força!
Felizmente há registos de estações meteorológicas. Valores que costumo apresentar. Sem percepções.
Mas já agora fica a saber que Braga, que é "o penico de Portugal continental", tem em média 45 dias secos no inverno. 45 dias!
Negacionista? Do quê?
"Menos, muito menos por favor"!
Claro que há alterações. Talvez a maior seja a drástica diminuição de dias com neve no solo.
E sabem porquê? É que agora, além de nevar menos, os episódios de neve têm sido precedidos de chuva ou nevoeiro que derretem a neve toda. Coisa que, num passado recente, era sucedido de dias anticiclonicos, onde geava por cima do nevado, e permitia que a cotas médias a neve permanecesse no solo vários dias.

"Grosso modo", sabes o que isso significa? O acompanhamento do clima não começou em 2010, meu caro. Quantos anos acima da média foram na década de 70?
O clima exige vários anos de acompanhamento. Por isso é que se diz que fenómeno X ou Y tem um período de retorno de 10, 20, 50, 100 ou 500 anos.
Facto 1: o sul vive um longo período de invernos secos. Inegável.
Facto 2: estou curioso para perceber como vai ser a normal 1991-2020, sendo que na última década, têm existido falhas graves nos pluviômetros de várias EMAS (não sei se no Algarve há alguma EMA com todos os dados da última década). E quando digo falhas refiro-me a dias pontuais com 50mm de precipitação (10% da precipitação anual a sul) que ficaram por registar.
A estação Faro-aeroporto teve várias falhas, 2013 ou 14 durou vários meses, penso que houve outros meses em que a EMA de Olhão foi como referência nos boletins do IPMA ao nível da precipitação.

Por acaso já tinha lido!
Agora pergunto eu: partindo do ponto quando referem que esse fenômeno é algo normal no inverno, até que ponto isto pode estar correlacionado com as alterações climáticas?
Sim, porque nas décadas anteriores, apesar de ter havido registo de alguns invernos secos em território nacional, o anticiclone não era tão estático como hoje se apresenta.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Como há que 'adaptar' às alterações climáticas, é essencial mandar já um manguito às lamúrias de todos os camelos* do Alentejo e incitá-los a migrar para norte. Pelos seus próprios meios, obviamente.

Como os desertos/áreas desertificadas ao longo da história da Terra sempre aumentaram e diminuíram, qual é o vosso problema? Camelos* do Alentejo?

Prevejo, aliás, que pelos registos futuros das estações meteorológicas, o norte continuará a ter uma flexibilidade razoável na gestão dos recursos hídricos. Como o aquecimento tende a aumentar a água precipitável, menos eventos/eventos de curta duração PODEM alcançar as médias rapidamente. Roam-se de inveja, camelos* do Alentejo.

Quanto ao resto, períodos secos são naturais no norte. Nunca haverá qualquer tipo de problema com períodos mais longos de seca (nem mesmo daqui a 100 anos porque os atuais não terão descendentes). Variabilidade e tal. Desenrascem-se, n'é?

* -> https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352409X23002766:D

Última edição:
Desejar bom tempo no inverno, é o mesmo que alguém no verão ficar impedido de ir à praia porque chove no estio.
Se chover um ou dóis dias de verão já ficam fartos e dizem que não é normal, mas se não chover no inverno já dizem que é tempo fantástico :facepalm:
Vai se lá entender as cabecinhas de alguns.
Estamos no inverno capacitem se disso!
Eu também não gosto de sol e calor no verão e tenho de levar com ele!
4 estações não são uma!
Querem sol o ano inteiro? Vão para o deserto do Sahara!
Então mas agora ha a "ditadura do gosto"??

• Gosto
Reactions: joselamego
Ainda bem é que ha ditadura por parte do S, Pedro!!
Permitam me este desabafo, com toda a honestidade, mas a maior parte (arrisco 80%) dos foristas que aqui se queixam da falta de precipitação (solida e liquida), apenas o fazem por questões de gosto, de comparação entre outras zonas do globo (porque os países do centro e norte da Europa são mais desenvolvidos, ou mesmo as regiões geograficamente a Norte de vários países mediterrâneos, são mais desenvolvidas)...ou seja, é muito a "questão da forma e não do conteudo"! Eu prefiro sol e calor no verão e fds com sol no inverno, pra canalha andar ao ar livre e ir a praia no verão...adorava que nevasse mais, etc etc...é pá...mas isso muda alguma coisa?! Os meus pais tem vinha e agora precisam de sol...eu no meu trabalho agora precisava de 3 semanas de sol...isto não é gosto, é necessidade...mas mesmo assim não passa do meu "umbigo", como todos vós!
Acho é piada ao "apedrejamento" publico de quem ousa dizer que não gosta de chuva e adora calor! Sobretudo pelas porque os maiores calhaus são atirados por quem apenas quer chuva para se regozijar ao ver o mapa do IPMA...isto de facto diz muito do nosso clima!
Vejam até que cota vai o sobreiro...até que latitude...não somos, nem nunca seremos a Cantábria ou as Asturias...como também não somos a Costa do Sol...Boas Festas!!

1702512752876.webp

So metia ali 2 dias de neve...de resto era isto 3 semanas

Então mas agora ha a "ditadura do gosto"??
Precisamente!
Ou somos obrigados a achar normal um inverno seco? Pra isso já nos basta o verão.
Acho que o apedrejamento é mais ao contrário. Por norma, no inverno chove mais que no verão! Ou já não é assim e é tudo normal, e os outros é que são ditadores?
Tenham juízo!
Outra coisa: as vinhas não vingam em Dezembro, por isso hibernam no tempo frio.
"Agosto madura, Setembro vindima", já diz o provérbio!

Estado
Fechado para novas mensagens.