Para o André parece que está tudo normal.
Façam um inquérito à população açoriana, madeirense e continental mais idosa e terão surpresas.
A maior parte da malta que aqui anda, ainda é muito nova para ter experiênciado invernos de outras décadas, portanto, nada de novo.
Comparar os invernos das décadas de 20 a 70 do século passado com os invernos de hoje, é tempo perdido!
O clima mudou! Para uns, é tudo normal, mas depois quando lhes dá jeito falam das alterações climáticas...
Menos, muito menos por favor!
Podes fazer os inquéritos que quiseres. Duvido que a percepção das pessoas tenha valor científico, mas... Força!
Felizmente há registos de estações meteorológicas. Valores que costumo apresentar. Sem percepções.
Mas já agora fica a saber que Braga, que é "o penico de Portugal continental", tem em média 45 dias secos no inverno. 45 dias!
Negacionista? Do quê?
"Menos, muito menos por favor"!
Claro que há alterações. Talvez a maior seja a drástica diminuição de dias com neve no solo.
E sabem porquê? É que agora, além de nevar menos, os episódios de neve têm sido precedidos de chuva ou nevoeiro que derretem a neve toda. Coisa que, num passado recente, era sucedido de dias anticiclonicos, onde geava por cima do nevado, e permitia que a cotas médias a neve permanecesse no solo vários dias.
Está bem, o último ano húmido foi há 13 anos (2010). O meu ponto continua a ser o mesmo, é bem superior aos 7 anos que o
@AnDré mencionou...
"Grosso modo", sabes o que isso significa? O acompanhamento do clima não começou em 2010, meu caro. Quantos anos acima da média foram na década de 70?
O clima exige vários anos de acompanhamento. Por isso é que se diz que fenómeno X ou Y tem um período de retorno de 10, 20, 50, 100 ou 500 anos.
Facto 1: o sul vive um longo período de invernos secos. Inegável.
Facto 2: estou curioso para perceber como vai ser a normal 1991-2020, sendo que na última década, têm existido falhas graves nos pluviômetros de várias EMAS (não sei se no Algarve há alguma EMA com todos os dados da última década). E quando digo falhas refiro-me a dias pontuais com 50mm de precipitação (10% da precipitação anual a sul) que ficaram por registar.