Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Meus caros teem de perceber que o clima nao é uma coisa certa , alias nunca foi!
É sim volatil e variavel .

Isto nao é dezembro temos de ter isto e em Agosto temos de ter aquilo nao é preto no branco .

Se fosse um padrao exacto entao meus caros ainda estavamos na idade do gelo e bem enterrados
...

As coisas mudam de ano para ano e de decada para decada nao é uma certeza mas sim uma variavel

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk

O clima da Terra sempre esteve em mudança, mas agora está a mudar depressa demais!
O que não é normal é estarmos a aquecer, termos cada vez mais invernos e outonos constantemente acima da média, secos e com falta de precipitação!
E já nem falo do Algarve ou do Alentejo.
O anticiclone dos Açores modificou-se, já não é o mesmo, e como consequência, as chuvas têm vindo a diminuir, sobretudo a partir da segunda metade do século XX, é um facto inegável!

Como os desertos/áreas desertificadas ao longo da história da Terra sempre aumentaram e diminuíram, qual é o vosso problema? Camelos* do Alentejo?

X23002766:D
É basicamente isto. Vem sempre o argumento que sempre aconteceram fenómenos extremos e secas no passado. Mas quem tem dúvidas disso? Que argumento é este? Algum climatologista disse o contrário?

É como se eu dissesse que sempre morreram pessoas com cancro de pulmão, mesmo antes de aparecer o tabaco. "Por isso não venham com essa conversa do malefício do tabaco e da sua influência no aumento de cancros de pulmão, porque o meu tio faleceu desse mal e nem fuma."

Portanto, vamos continuar na nossa vida descansada, sem mudar rigorosamente nada. Sempre existiram fenómenos extremos ! As secas no Sul sempre aconteceram..

É basicamente isto. Vem sempre o argumento que sempre aconteceram fenómenos extremos e secas no passado. Mas quem tem dúvidas disso? Que argumento é este? Algum climatologista disse o contrário?

É como se eu dissesse que sempre morreram pessoas com cancro de pulmão, mesmo antes de aparecer o tabaco. "Por isso não venham com essa conversa do malefício do tabaco e da sua influência no aumento de cancros de pulmão, porque o meu tio faleceu desse mal e nem fuma."

Portanto, vamos continuar na nossa vida descansada, sem mudar rigorosamente nada. Sempre existiram fenómenos extremos ! As secas no Sul sempre aconteceram..
Exactamente, secas sempre existiram e sempre existirão, o problema é que agora elas duram maís na intensidade do tempo.
Eu por exemplo sou de inícios da década de 70, e tenho a memória que nos meus tempos de infância e adolescência, os invernos chegavam no seu tempo certo e eram bastante mais rigorosos que os de hoje.
Meus pais, avós, bisavós testemunharam o mesmo. Serão mentirosos à luz da ciência?
Se as alterações climáticas são normais, então o porquê de lhes darem tanta importância?
Eu gosto de um inverno frio e chuvoso, como há quem goste de um verão tórrido e abrasador.
O problema é que estamos no inverno e o anticiclone não desarma.
Vamos partir do princípio que é tudo normal, mas por favor, não me venham depois falar em alterações climáticas!

Por exemplo, tanto o GFS como o ECM para a semana estão em sintonia nas previsões de um anticiclone poderoso centrado no Atlântico com pressões na ordem dos 1050 Hp.
Incrível, e estamos em Dezembro...!
Mas, pronto, vamos ter calma, porque é Inverno e está tudo normal....
Se for consequência das tais alterações climáticas é porque é normal e não há nada a fazer!

O clima da Terra sempre esteve em mudança...
...

O anticiclone dos Açores modificou-se, já não é o mesmo, e como consequência, as chuvas têm vindo a diminuir, sobretudo a partir da segunda metade do século XX, é um facto inegável!

Disses te tudo , esta em constante mudança por isso o AA tambem o está e faz parte .

• Gosto
Reactions: joselamego
Por exemplo, tanto o GFS como o ECM para a semana estão em sintonia nas previsões de um anticiclone poderoso centrado no Atlântico com pressões na ordem dos 1050 Hp.
Incrível, e estamos em Dezembro...!
Mas, pronto, vamos ter calma, porque é Inverno e está tudo normal....
Se for consequência das tais alterações climáticas é porque é normal e não há nada a fazer!

E nao nao há nada a fazer .

E na meteorológia de alto espectro nao.existe a palavra "normal"

• Gosto
Reactions: joselamego
E nao nao há nada a fazer .

E na meteorológia de alto espectro nao.existe a palavra "normal"

Estamos em dezembro. Pois muito bem.
Está mais frio, logo é mais provável e lógico um anticiclone mais potente… o ar frio é mais denso, logo o anticiclone será mais denso de inverno.

Como há que 'adaptar' às alterações climáticas, é essencial mandar já um manguito às lamúrias de todos os camelos* do Alentejo e incitá-los a migrar para norte. Pelos seus próprios meios, obviamente.

Como os desertos/áreas desertificadas ao longo da história da Terra sempre aumentaram e diminuíram, qual é o vosso problema? Camelos* do Alentejo?

Prevejo, aliás, que pelos registos futuros das estações meteorológicas, o norte continuará a ter uma flexibilidade razoável na gestão dos recursos hídricos. Como o aquecimento tende a aumentar a água precipitável, menos eventos/eventos de curta duração PODEM alcançar as médias rapidamente. Roam-se de inveja, camelos* do Alentejo.

Quanto ao resto, períodos secos são naturais no norte. Nunca haverá qualquer tipo de problema com períodos mais longos de seca (nem mesmo daqui a 100 anos porque os atuais não terão descendentes). Variabilidade e tal. Desenrascem-se, n'é?

* -> https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352409X23002766:D
Os Açores também se adaptaram. Trocaram os camelos por vacas. Leitinho não lhes falta. :D

(Evolução da precipitação anual em Ponta Delgada)

Ponta Delgada.webp

Daqui a pouco só falta alguns defenderem a tese que não chover em Dezembro é que é normal.
Então depois não se esqueçam de vir aqui lamúriar por falta de chuva no inverno.
Por esse prisma, então todos os Invernos dos anos 70 e 80 da minha infância fugiram do tal padrão de inverno, mas depois defender a teoria das alterações climáticas é que é o mais correcto...!
E se por acaso chover durante o Inverno, emigrem para o Brasil! Lá é que é bom!
E já agora, a primavera e o verão também deviam seguir o mesmo caminho.
É normal! Sempre houve anos com menos chuva do que outros....
Faz parte da nossa realidade, sempre foi assim.
Adaptem se!

E quando chegar a Janeiro será o verão dos Reis!
No pasa nada!

Olha! O nome até fica riquinho vai ser o verão recheado de ar fresquinho e inversões, com geada nas furnas e sete cidades à semelhança do que aconteceu em março deste ano

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Estado
Fechado para novas mensagens.