Já estive a ver a previsão dos vários modelos e uma coisa intriga-me: onde raio pára o rio atmosférico a caminho de Portugal Continental? O único local que tem paragem neste mítico meio fluvial aéreo é no arquipélago dos Açores.
Será que o PRR não tinha verbas para desviar o RIO ATMOSFÉRICO para cá? Bolas.
Nos próximos 10 dias dias nada, apenas um regato atmosférico...
Já estive a ver a previsão dos vários modelos e uma coisa intriga-me: onde raio pára o rio atmosférico a caminho de Portugal Continental? O único local que tem paragem neste mítico meio fluvial aéreo é no arquipélago dos Açores.
Para o sul nada de concreto ainda...o ECMWF mete precipitação lá para 4/5 de Janeiro que é o mesmo que dizer não contes muito com isso.
O GFS mete a circulação muito a norte sem nada para o sul.
É o desespero normal...
Não é um rio atmosférico mas sim um rio anticiclónico, o mais comum aqui pelo sul
Em Faro, já se acumulou um défice de 161,0mm, em relação à média, nos últimos dois meses o que já anulou o crédito de 120,5mm em outubro (assumindo que não há mais chuva até ao fim de dezembro claro):
Interessante que nessa data e em Portugal continental, é a zona do vale do Sado, mais especificamente centrada em Alvalade do Sado, que está localizada a maior anomalia negativa do SMI. Curiosamente, essa anomalia não coincide exactamente com os menores valores do SMI no território do continente, o que significa que a zona normalmente não é das zonas mais secas. A área de menor valor do SMI nessa data, ver mapa abaixo, nem sequer aparece nesse mapa com anomalia significativamente negativa.
Este ano não será diferente à semelhança dos anos anteriores, em que os meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro são os mais secos no Baixo Alentejo e Algarve.