Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Não é um rio atmosférico mas sim um rio anticiclónico, o mais comum aqui pelo sul :D

Em Faro, já se acumulou um défice de 161,0mm, em relação à média, nos últimos dois meses o que já anulou o crédito de 120,5mm em outubro (assumindo que não há mais chuva até ao fim de dezembro claro):

Média (1971–2000)20232023 − média
Outubro63,3mm183,8mm120,5mm
Novembro83,5mm16,2mm−67,3mm
Dezembro115,6mm21,9mm−93,7mm
É elucidativo o quadro, temos um défice constante na zona sul do país.
Daí a necessidade premente de soluções de abastecimento às populações. E diria que uma mudança séria governativa para tornar estas soluções realistas.
Há muitos anos de atraso para implementar medidas de melhor uso da água e tratar das dessalinizadoras, principalmente para o turismo. As populações locais, de uma forma ou de outra adaptaram-se ou para consumo, ou para agricultura dita de subsistência.

Não é um rio atmosférico mas sim um rio anticiclónico, o mais comum aqui pelo sul :D

Relembro que rios atmosféricos com pouca precipitação são perfeitamente normais.

ecmwfsp_26_192uop7.png

ecmwfsp_2_192cfl7.png

Relembro que rios atmosféricos com pouca precipitação são perfeitamente normais.
Eu sei, referia-me a esta sequência de dorsais e anticiclones que temos tido nas últimas semanas; "comboio anticiclónico" acho que também soa bem. :D

Eu sei, referia-me a esta sequência de dorsais e anticiclones que temos tido nas últimas semanas; "comboio anticiclónico" acho que também soa bem. :D
O curioso disto é que olha se as previsões a 15 dias sobretudo do Gem e do Ecmwf não se vê nada de chuva aqui para o sul (nada de especial entenda se).
Depois olha se as previsões sobretudo das próximas 3 semanas da previsão Mensal do Ecmwf e ficamos felizes da vida com bloqueio a norte e depressões a varrer a península ibérica..

O curioso disto é que olha se as previsões a 15 dias sobretudo do Gem e do Ecmwf não se vê nada de chuva aqui para o sul (nada de especial entenda se).
Depois olha se as previsões sobretudo das próximas 3 semanas da previsão Mensal do Ecmwf e ficamos felizes da vida com bloqueio a norte e depressões a varrer a península ibérica..
Ou seja, esquece a previsão mensal...temos de viver semana a semana com a projeção que os modelos diários nos dão.
A mudança de padrão em Janeiro via-se logo que era um cenário utópico se que bem que nada é definitivo em meteorologia ;)

Última edição:
Última edição:
Estou com problemas no acesso a páginas de meteorologia neste exacto momento. mais alguém?

Neste momento esse cenário de quebra total do vórtice polar ainda é quase uma teoria apenas...
Alguns modelos indicam essa quebra mas parece neste momento uma situação transitória do que uma real quebra. Claro que tudo pode mudar muito rapidamente na atmosfera mas neste momento é um cenário ainda quase em teoria.
O ecmwf na run das 12h sugere essa tentativa, daí uns acumulados aqui no sul previstos rondarem os 30 mm, em 10 dias.
É irmos vendo o que acontece...

PS: Todos os Invernos temos tido isso mas na verdade basicamente há cerca de 6 anos que a sorte tem sido madrasta...

Ontem os servidores da vodafone estavam com problemas.
Hoje tenho dificuldade em entrar em páginas várias.
Mas já consegui entrar aqui.

Em relação ao vórtice Polar, a análise feita parece-me bastante consistente, embora a dar o colapso do vórtice ainda não seja no imediato. Os modelos vão dando pistas e modelando para final da 1ª semana de janeiro. Se acontecer os efeitos na Europa só se farão sentir na 2ª metade do mês.

Vamos seguindo as previsões, esperemos que se confirme a quebra do vórtice.

Ontem os servidores da vodafone estavam com problemas.
Hoje tenho dificuldade em entrar em páginas várias.
Mas já consegui entrar aqui.

Em relação ao vórtice Polar, a análise feita parece-me bastante consistente, embora a dar o colapso do vórtice ainda não seja no imediato. Os modelos vão dando pistas e modelando para final da 1ª semana de janeiro. Se acontecer os efeitos na Europa só se farão sentir na 2ª metade do mês.

Vamos seguindo as previsões, esperemos que se confirme a quebra do vórtice.
Que se partam os pratos e, já agora, também o vórtice polar na noite de passagem do ano! :cheers:
É a noite de excelência para se partirem coisas :D

Estado
Fechado para novas mensagens.