Independentemente do evento, a solidariedade/atenção internacional será sempre breve (havendo malta pior que outras). Ver tradução, quando aplicável:
É elucidativo o quadro, temos um défice constante na zona sul do país.Não é um rio atmosférico mas sim um rio anticiclónico, o mais comum aqui pelo sul
Em Faro, já se acumulou um défice de 161,0mm, em relação à média, nos últimos dois meses o que já anulou o crédito de 120,5mm em outubro (assumindo que não há mais chuva até ao fim de dezembro claro):
Média (1971–2000) 2023 2023 − média Outubro 63,3mm 183,8mm 120,5mm Novembro 83,5mm 16,2mm −67,3mm Dezembro 115,6mm 21,9mm −93,7mm
Não é um rio atmosférico mas sim um rio anticiclónico, o mais comum aqui pelo sul
Eu sei, referia-me a esta sequência de dorsais e anticiclones que temos tido nas últimas semanas; "comboio anticiclónico" acho que também soa bem.Relembro que rios atmosféricos com pouca precipitação são perfeitamente normais.
O curioso disto é que olha se as previsões a 15 dias sobretudo do Gem e do Ecmwf não se vê nada de chuva aqui para o sul (nada de especial entenda se).Eu sei, referia-me a esta sequência de dorsais e anticiclones que temos tido nas últimas semanas; "comboio anticiclónico" acho que também soa bem.
Ou seja, esquece a previsão mensal...temos de viver semana a semana com a projeção que os modelos diários nos dão.O curioso disto é que olha se as previsões a 15 dias sobretudo do Gem e do Ecmwf não se vê nada de chuva aqui para o sul (nada de especial entenda se).
Depois olha se as previsões sobretudo das próximas 3 semanas da previsão Mensal do Ecmwf e ficamos felizes da vida com bloqueio a norte e depressões a varrer a península ibérica..
Eu não tenho esse problema, ainda passei pela a página do IPMA e consegui aceder.Estou com problemas no acesso a páginas de meteorologia neste exacto momento. mais alguém?
Que se partam os pratos e, já agora, também o vórtice polar na noite de passagem do ano!Ontem os servidores da vodafone estavam com problemas.
Hoje tenho dificuldade em entrar em páginas várias.
Mas já consegui entrar aqui.
Em relação ao vórtice Polar, a análise feita parece-me bastante consistente, embora a dar o colapso do vórtice ainda não seja no imediato. Os modelos vão dando pistas e modelando para final da 1ª semana de janeiro. Se acontecer os efeitos na Europa só se farão sentir na 2ª metade do mês.
Vamos seguindo as previsões, esperemos que se confirme a quebra do vórtice.