Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Ontem os servidores da vodafone estavam com problemas.
Hoje tenho dificuldade em entrar em páginas várias.
Mas já consegui entrar aqui.

Em relação ao vórtice Polar, a análise feita parece-me bastante consistente, embora a dar o colapso do vórtice ainda não seja no imediato. Os modelos vão dando pistas e modelando para final da 1ª semana de janeiro. Se acontecer os efeitos na Europa só se farão sentir na 2ª metade do mês.

Vamos seguindo as previsões, esperemos que se confirme a quebra do vórtice.

Nos ultimos anos, essa quebra so tem afetado os EUA. Aqui na Bélgica continua a pasmaceira. Nem neve nem frio.

Finalmente uma previsão com neve
42ea05e3e96d03d7e44cef47d9bf61a5.jpg

Enviado do meu T770H através do Tapatalk

Para-raios

Antigamente quase todas as casas tinham, porque agora cada vez menos se vê ? há menos trovoadas e raios ?????
Parece-me que a proliferação de postes e linhas de média-alta tensão levaram a isso.
Por outro lado. as estruturas mais altas, como prédios, retransmissores de telecomunicações e outros, também tem a sua cota-parte na diminuição da necessidade de instalação destes pára-raios.

Qual é coisa, qual é ela que NUNCA passa o Equador?
:D
Ver anexo 8973
Por acaso é algo que nunca me lembrei de perguntar aqui no fórum, qual o motivo para a extrema raridade de furacões à volta da América do Sul?

Os ilhéus ficaram com o avião pouco excitante, que faz o transporte de doentes...

A última vez que passaram aqui, deixaram-me uma gripalhada, o que será que trazem agora?

Por acaso é algo que nunca me lembrei de perguntar aqui no fórum, qual o motivo para a extrema raridade de furacões à volta da América do Sul?
Os furacões têm medo do Brasil, porque por lá já existem furacões residentes tipo (Daniela Mercury - Furacão da Bahia e a Ivete Sangalo - levanta poeira e os furacões não se dão bem com o pó). :D

Esta carta descreve com mais pormenor até do que a do MetOffice a situação presente.
O que resta da frente entalada e estacionária entre os dois centros de alta pressão, tem assinaladas as duas peque(ni)nas cut-off.
Este pequeno vale depressionário mover-se-á para Leste mas já está em dissipação. Alguns modelos mostram actividade mais associada ao centro a WSW que pode dar alguma precipitação para o Algarve/Sul.
FuivS9x.png

Depois, vem aquela frente gerada pela ciclogénese que se aproxima nesta altura da Irlanda.
Essa frente atravessará o continente no dia 31, chegando em dissipação ao Sul. Na passagem do ano, já a sua actividade terá em geral desaparecido do continente.

Estado
Fechado para novas mensagens.