Marcos
Cirrus
esses tempos já passaram.......Nevão era com 20mm ou mais, 11mm é só uma amostra.
esses tempos já passaram.......Nevão era com 20mm ou mais, 11mm é só uma amostra.
mas não com estas saídas11 mm em forma de neve em Castelo Branco seria um nevão histórico. Daria para uns 10cm de neve acumulada.
Não tem a ver com as precipitações previstas para os próximos dias. Creio que os meteogramas estão, em algumas runs, a devolver valores erróneos ou então calho a ver a informação quando estão a atualizar. Hoje entre as 16 e as 17, dava situações de 40 mm para Portalegre em 3 horas...Aqui para CB está a por 11mm com uma cota de neve de 300m, eu já nem ligo, vou pelo IPMA que apenas põe 30% de probabilidade de precipitação.
Ver anexo 4507
Aqui temos um exemplo, mas já percebi que surgem aquando da actualização da run (da 0 para a 6)
O GFS é um optimista/pessimista invertebrado... Creio que falta frio a níveis baixos, para potenciar cotas tão baixas. O automático do IPMA prevê precipitação sob forma de neve para Marvão entre sexta-feira e sábado.gfs continua a meter cotas baixas como 400metros no Alentejo, Portalegre/Évora nessa zona
Os Meteogramas GFS (ou o próprio GFS) estão com algum problema, não faz sentido valores enormes intercalados com zeros, hora sim, hora não. E não é da actualização. Os acumulados totais nada têm a ver com os previstos pelos outros modelos.
Se és daqueles que não faz a cama porque se vai lá deitar logo, podes deixar o carro na rua a espera que chovaDepois do rali Dakar do início da semana, vale a pena lavar o carro ou posso esperar que a chuva faça o seu trabalho?
DISTRITO DE VIANA DO CASTELO E DE BRAGAAlguém me sabe dizer se há alguma hipótese de amanhã á tarde nevar na zona do Gerês?