Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Quanto à precipitação para hoje dia 18, não há expectativas positivas:

UKMO 18z: zero acumulado em todo o território continental.
N0OVobK.png

GFS 18z: zero acumulado em todo o território continental. Aquela mancha no Barlavento era um acumulado previsto para ontem depois das 19h, mas nem isso aconteceu.
Z7qp4Y2.png

ECMWF 18z: menos de 1 mm no sotavento e parte fronteiriça dos sueste alentejano.
p2O85xp.png

ICON-EU 00z de hoje: semelhante ao ECMWF (< 1mm) mas numa área do sueste ainda mais reduzida.
joWtU3j.png

ARPEGE 18z: previsão quase idêntica ao ECM, um pouco mais no Caldeirão mas inferior a 2mm.
j9541sp.png

WRF 18z: apenas nos locais mais elevados da Serra do Caldeirão, muito pontualmente algum acumulado até 5mm. Aquela mancha no Barlavento era um acumulado previsto para ontem depois das 19h, mas nem isso aconteceu.
EgO8gyy.png
Ou seja, deve-se formar uma célula fraca com dois ou três relâmpagos isolada algures sobre o Caldeirão, basicamente?

Boas, não sei colocar aqui imagens, mas estive a vêr o ecmwf, para a próxima segunda feira e fiquei surpreendido, será algum tipo de erro!
Estás a referir-te a isto?? :D:rain:

Capturar.webp

Segundo a previsão, irá prolongar-se durante a semana, com aguaceiros pontuais em quase todo o Portugal Continental. Creio que o deslocamento do AA para norte, está a fomentar a instabilidade na área mediterrânea e nós podemos ser beneficiados por alguma precipitação. Infelizmente vem fora de época e a "estragar" o pouco que há (essencialmente pastagens)...

Estás a referir-te a isto?? :D:rain:

Ver anexo 5224

Segundo a previsão, irá prolongar-se durante a semana, com aguaceiros pontuais em quase todo o Portugal Continental. Creio que o deslocamento do AA para norte, está a fomentar a instabilidade na área mediterrânea e nós podemos ser beneficiados por alguma precipitação. Infelizmente vem fora de época e a "estragar" o pouco que há (essencialmente pastagens)...
Sim é isso! Vi aqui!

Boas, não sei colocar aqui imagens, mas estive a vêr o ecmwf, para a próxima segunda feira e fiquei surpreendido, será algum tipo de erro!

está certinho, eu percebo... é tanto tempo sem chuva que quando os modelos preveem precipitação já achamos que pode ser erro deles :lol:

tou a gostar mais do ecm do que do gfs

A chuva faz falta na época certa, agora estraga mais com que beneficia.
Na zona em que te encontras, não estás no direito de reclamar qualquer pinga vinda do céu...
Se já vem tarde? Sim.
O granizo faz falta? Obviamente que não.
Mas é melhor não chover mesmo nada até outubro/ Novembro? Também não me parece.. se chover alguma coisa, e claro, sem ser em regimes torrenciais, é bem vinda, é sempre alguma que se poupa na rega . ..

Se forem trovoadas de ontem com granizo destruidor e rajadas de vento não faz falta nenhuma. A chuva faz falta na época certa, agora estraga mais com que beneficia.
O mais interessante ao que tudo indica será de Évora para cima mas ainda falta tempo!
Se estiveres a sul de Évora descansa com sorte não vês pinga até Outubro! Não sei como muita da vegetação irá sobreviver com um perfil de solo completamente seco! Talvez com a humidade atmosférica...

O mais interessante ao que tudo indica será de Évora para cima mas ainda falta tempo!
Se estiveres a sul de Évora descansa com sorte não vês pinga até Outubro! Não sei como muita da vegetação irá sobreviver com um perfil de solo completamente seco! Talvez com a humidade atmosférica...
Pelo contrário, para já as melhores condições parecem estar no Centro e Sul. O Alentejo poderá ter bastante convecção no início da próxima semana. Claro que o litoral já se sabe como funciona nestas situações... vamos acompanhando.

Boas,
Me parece uma característica das próximas semanas, este padrão se compararmos as previsões a 10 dias e as previsões mensais que mantêm este padrão por Junho a dentro.
Portanto neste momento nada de muito calor, instabilidade sobretudo no interior e lestada e as previsões..
Assim sendo parece provável um Junho ameno!

• Gosto
Reactions: StormRic
Estado
Fechado para novas mensagens.