jamestorm
Cumulonimbus
Incrível o que tem chovido e está a chover em Espanha e nos aqui praticamente nada. Sobretudo no Levante. A que se deve esta sinóptica?
Quando se trata de eventos de convecção sempre foi um bocado assim e tem muito a ver com a presença do Anticiclone dos Açores e consequentemente da nortada que afeta a nossa costa. O ponto é que, por um lado, os eventos que traziam bastante precipitação cá a Portugal Continental (as superfícies frontais e tempestades atlânticas) têm vindo a ser menos frequentes e os eventos de convecção no interior do continente europeu estão a ficar bastante mais fortes, com as alterações climáticas. O levante espanhol já era um polo clássico de convecção devido à presença de montanhas, ar quente vindo do Magrebe e do Mediterrâneo ao lado, no entanto tem ficado mais intenso em anos recentes.Incrível o que tem chovido e está a chover em Espanha e nos aqui praticamente nada. Sobretudo no Levante. A que se deve esta sinóptica?
Mas a nortada (falando em termos de ser simplesmente um vento forte à superfície) não é, necessariamente, um inibidor de convecção ou é? Pelo que entendo, o cisalhamento do vento é algo importante no desenvolvimento de trovoadas o que pode começar com o próprio vento à superfície, presumo eu. Acho que seja apenas o Anticiclone e a estabilidade atmosférica que ele cria que iniba e não a nortada.Quando se trata de eventos de convecção sempre foi um bocado assim e tem muito a ver com a presença do Anticiclone dos Açores e consequentemente da nortada que afeta a nossa costa.
O problema da nortada é que tras ar frio e as trovoadas precisam de calor para se mantarem se estas começam a avançar para zonas com presença destes ventos facilmente se dissipam, claro que nem sempre acontece...Mas a nortada (falando em termos de ser simplesmente um vento forte à superfície) não é, necessariamente, um inibidor de convecção ou é? Pelo que entendo, o cisalhamento do vento é algo importante no desenvolvimento de trovoadas o que pode começar com o próprio vento à superfície, presumo eu. Acho que seja apenas o Anticiclone e a estabilidade atmosférica que ele cria que iniba e não a nortada.
A tendência é que com o passar dos dias, a instabilidade seja "empurrada", cada vez mais para norte, o que ocorrer no sul será cada vez mais disperso , o que não significa que não se possa formar algo interessante também.Tudo indica, por enquanto, que os próximos dias deverão ser muito frustrantes para o pessoal da AML e litoral alentejano. Vai haver muita instabilidade a partir de sexta que não vai favorecer estas zonas devido ao fluxo em arco de SE para NO, ou seja, estaremos no centro da rotunda. É preparar já o Gaviscon para a azia meteorológica.
Ainda assim o interior sul vai ter boa chuva. Vão ser uns bons dias para o interior no geral.A tendência é que com o passar dos dias, a instabilidade seja "empurrada", cada vez mais para norte, o que ocorrer no sul será cada vez mais disperso , o que não significa que não se possa formar algo interessante também.
Penso que podemos afirmar que vai para onde faz mais falta, o interior. Antes da época de incêndios, deixar os terrenos com mais humidade e as albufeiras com mais algum armazenamento parece-me um fator positivo.Ainda assim o interior sul vai ter boa chuva. Vão ser uns bons dias para o interior no geral.
Estes dois links apresentam erro 404.
Sempre boas investigações e leituras. Há aqui muito para estudar.