Walker
Cumulus
As trovoadas, são mesmo difíceis de modelar, andam mesmo aos papéis, ou colocam ou tiram, ou é mais a norte ou mais a sul! É mesmo uma lotaria!
Se houver um fluxo de sul nascem a norte das serras algarvias e descarregam no Alentejo. Se houver um fluxo de leste nascem nas zonas de fronteira e talvez cheguem em zonas mais litorais.As trovoadas, são mesmo difíceis de modelar, andam mesmo aos papéis, ou colocam ou tiram, ou é mais a norte ou mais a sul! É mesmo uma lotaria!
Curiosa a descritiva do IPMA para sábado, estava actualizada de manhã com previsão de trovoada para o norte e Algarve, actualizando novamente, ao meio-dia, para previsão de trovoada também para o baixo Alentejo!
Como é normal nestas situações de instabilidade, a previsão é muito incerta e o nowcasting tem e terá um papel decisivo.
Na atualização anterior, tinham para o Porto a possibilidade de aguaceiros e trovoadas para amanhã, na última atualização falam para a região Norte, Baixo Alentejo e Algarve, contudo, para o grande Porto ( que faz parte da região Norte) não há qualquer previsão de aguaceiros/trovoadas..
Portanto conclui-se que, a ocorrer, será mais para o interior ou seja tudo muito incerto, eventualmente, numa próxima atualização até podem voltar a colocar no grande Porto, caso a situação evolua nesse sentido.
A partir de domingo a situação parece ser um pouco mais definida.
Previsão para sábado, 20.maio.2023
RESUMO:
Aguaceiros a partir da tarde, mais prováveis na região Norte, Baixo
Alentejo e Algarve, e que poderão ser acompanhados de trovoada.
Pequena descida da temperatura máxima.
Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros a partir da tarde na região Norte, no Baixo Alentejo e
Algarve, que poderão ser acompanhados de trovoada.
Vento fraco a moderado (até 25 km/h) de leste/nordeste, sendo por
vezes forte (até 45 km/h) nas terras altas até ao meio da manhã e a
partir do final da tarde, com rajadas até 60 km/h, soprando moderado
a forte (25 a 40 km/h) de norte/noroeste no litoral a norte do Cabo
de Sines durante a tarde com rajadas até 60 km/h.
Pequena descida da temperatura máxima na região Norte e interior
Centro.
GRANDE LISBOA:
Céu em geral pouco nublado, apresentando períodos de maior
nebulosidade a partir da tarde.
Vento fraco a moderado (até 25 km/h) de nordeste, soprando
moderado a forte (25 a 40 km/h) de norte/noreste durante a tarde.
GRANDE PORTO:
Períodos de céu muito nublado.
Vento fraco a moderado (até 25 km/h) de nordeste, sendo
temporariamente moderado a forte (25 a 40 km/h) de norte/noroeste
durante a tarde.
Pequena descida da temperatura máxima.
ESTADO DO MAR:
Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 1,5 a 2 metros.
Temperatura da água do mar: 14/16ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste inferiores a 1 metro.
Temperatura da água do mar: 16/18ºC
METEOROLOGISTA(S):
Bruno Café e Ângela Lourenço
Atualizado a 19 de maio de 2023 às 12:12 UTC
IPMA - Previsão descritiva
www.ipma.pt
Já houve aqui em Portugal também, não viste o bombardeamento na Serra de Monchique na quarta‑feira?Tanto que está a cair em Espanha no Levante espanhol e aqui nada....
A partir de Domingo chega cá.Tanto que está a cair em Espanha no Levante espanhol e aqui nada....
"Há chuva que seca e Sol que rega"Na zona em que te encontras, não estás no direito de reclamar qualquer pinga vinda do céu...
Se já vem tarde? Sim.
O granizo faz falta? Obviamente que não.
Mas é melhor não chover mesmo nada até outubro/ Novembro? Também não me parece.. se chover alguma coisa, e claro, sem ser em regimes torrenciais, é bem vinda, é sempre alguma que se poupa na rega . ..
Eu também tenho um terreno com vinha e oliveiras e nunca deixei de colher as uvas e as azeitonas por causa da chuva de Maio e/ ou Junho felizmente...se calhar outros podem não ter tido a mesma sorte, mas como ainda bem que ( por enquanto), ninguém manda no tempo, aquilo que vier é o que vem."Há chuva que seca e Sol que rega"
Quem é agricultor como eu, compreende-me.
Eu também tenho um terreno com vinha e oliveiras e nunca deixei de colher as uvas e as azeitonas por causa da chuva de Maio e/ ou Junho felizmente...se calhar outros podem não ter tido a mesma sorte, mas como ainda bem que ( por enquanto), ninguém manda no tempo, aquilo que vier é o que vem.
Além disso até vivemos numa parte da Europa, onde estes eventos são mais " soft", se vivesses em Espanha ou Itália por exemplo nem sei...
Isto há anos melhores, outros piores como é óbvio, se calhar em anos maus apanho 400 ou 500 kg de uva e em bons 2000 ou 3000 kg... Mas nunca houve um ano que não apanhasse nada, mesmo que a produção fosse fraca, e também já houve meses de Maio com mais de 200mm e meses de Junho com mais 100mm aqui, mas também não me chateio muito, porque a minha atividade na agricultura é secundária, é quase como um passatempo para mim, pois não é a minha principal atividade...Felizmente para ti e assim continue, já eu infelizmente não tive as melhores experiências com as chuvas tardias de fim de Primavera ou Verão.
Em Maio de 2011 caíram 200 mm em Alvalade do Sado, resultado: culturas perdidas, fungos nas culturas e fracas ou nulas produções.
Em Junho de 2018 os granizos de grande diâmetro que caíram destruíram várias culturas
Prefiro não ter chuva nenhuma a partir de agora até meados de Setembro, senão todos comemos as frutas e legumes carregados de pesticidas.
O de Loulé está de voltaimpressionante IPMA não pode haver 1 dia de chuva que radares vai tudo abaixo