Seguimento Meteorológico Livre - 2023

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Deixo aqui esta imagem esclarecedora do que se passa na Europa de momento.
A norte massas temperadas e estabilidade, ar frio a leste.
Mas a sul! A sul temos PIPOCAS!
Convecção por toda a bacia mediterrânica...:w00t:
TngZn0gbFCavv.jpg


Até mesmo a massa de na região dos Açores-Madeira aqui está, e a pequena depressão, com o seu núcleo frio a oeste da Galiza.
 
As previsões continuam com a manutenção do anticiclone nas ilhas britânicas.

As primeiras 2 semanas (e às vezes a 3ª) são para ver com interesse. As restantes são basicamente para fins lúdicos.

Aquilo é uma síntese de uma enorme quantidade de cenários hipotéticos, com reduzido valor preditivo -> https://confluence.ecmwf.int/display/FUG/Extended-Range+Forecast

ps2png-worker-commands-698895d7d8-49pfh-6fe5cac1a363ec1525f54343b6cc9fd8-Z5yrKk.png


Mais informação -> https://public.wmo.int/en/resources/bulletin/s2s-forecasting-towards-seamless-prediction
 
As primeiras 2 semanas (e às vezes a 3ª) são para ver com interesse. As restantes são basicamente para fins lúdicos.

Aquilo é uma síntese de uma enorme quantidade de cenários hipotéticos, com reduzido valor preditivo -> https://confluence.ecmwf.int/display/FUG/Extended-Range+Forecast

ps2png-worker-commands-698895d7d8-49pfh-6fe5cac1a363ec1525f54343b6cc9fd8-Z5yrKk.png


Mais informação -> https://public.wmo.int/en/resources/bulletin/s2s-forecasting-towards-seamless-prediction

E ainda na onda das previsões sub-sazonais -> https://www.tropicaltidbits.com/ana...egion=eu&pkg=apcpna&runtime=2023060206&fh=168
 
A menos de 48h do evento julgo que já deveria ser emitido um aviso especial por parte do IPMA quer para as autoridades regionais quer para a população local. É Junho e a Madeira está cheia de turistas em circulação pelas zonas costeiras e montanhosas. Este evento tem potencial para apanhar muito desprevenida, incluindo os residentes. Muito mais do que as borrascas de Inverno.
 
Postal clássico (de outros tempos): o "Santos Pinto" com o relvado coberto de neve...O Sporting da Covilhã fez ontem, dia 2 de junho, 100 anos!:winner:

Ver anexo 5743
Primeiro jogo que vi no Estadio das Antas foi um Porto - Covilha...o Porto venceu 3-2...ja nem me lembro em que ano foi...era miudo...ainda nao existia auto estrada A4:) parabéns!!
 
Nem sei que acumulados esperar, é uma grande incógnita pois não se sabe que intensidade terão as linhas de instabilidade nem se efetivamente a depressão se vai aproximar o suficiente.
Tendo em conta que é uma depressão com núcleo nos ~995hPa (o que até é meio bizarro nesta altura do ano) rodeada com ar bastante húmido, tem tudo para as linhas de instabilidade darem bons acumulados, imagino...

pwat_kgm2_20230604_00_075.jpg
 

Chuva e calor acima do normal. "Depressão complexa" a caminho do país.​


Portugal prepara-se para a chegada de uma "depressão complexa", tanto nas ilhas como no continente.

Depois de um início de primavera em geral quente e seco, a chuva parece ter vindo para ficar. Na semana que arranca amanhã - e até dia 11 de junho, prevê-se "tempo chuvoso devido à aproximação de uma depressão complexa ao território continental, associada a um fluxo de sudoeste transportando uma massa de ar quente e com elevado conteúdo em vapor de água".

Quem o avisa é o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevendo "intensificação do vento no dia 6 e com precipitação generalizada prevista para dia 7, que poderá prolongar-se ao longo da semana".

Ao Notícias ao Minuto, fonte do IPMA esclareceu que esta depressão estará já a chegar aos Açores, prevendo-se que avance em direção à Madeira e, finalmente, passe próxima da costa continental portuguesa.

Segundo essa mesma fonte, é na Madeira, aliás, que existe maior probabilidade de fenómenos associados às fortes chuvas, como cheias ou outros incidentes, devido à ortografia da ilha. "É quase garantido que nas terras altas e no sul irá chover persistentemente durante várias horas", disse.

Tal é a preocupação que já foi emitido o alerta vermelho para estas duas regiões do arquipélago da Madeira.

No continente, e principalmente na linha costeira, as preocupações são, no entanto, menores.

É certo que poderão ocorrer situações pontuais de maior queda de precipitação, ou mesmo de granizo, mas não se antevêem fortes tempestades.

Já no interior do país, a preocupação aumenta.

Para o IPMA, este tipo de depressões e previsões de maior chuva e vento não são incomuns para esta altura do ano. O que é, sim, incomum é a "persistência" destas situações. "Não é tão comum persistir durante tantos dias" este tipo de fenómenos, garante, explicando que "quase todos os dias temos tido problemas locais", como cheias, queda forte de chuva ou granizo, "mas é mal distribuído pelo espaço".

Entenda-se, são situações muito localizadas e circunscritas.



Para o comum cidadão, que pouco ou nada percebe de meteorologia, ouvir estes termos como "depressão complexa", até pensa que, à partida, vem aí algo muito complicado e destrutivo...:rolleyes:

Nós sabemos o que é, e o termo está correto, mas convinha explicar na notícia do que se trata em concreto, não vá haver o "dramatismo" e exagero habituais na comunicação social... :unsure:

Atenção que na Madeira a situação pode ser complicada, devido à ortografia da ilha, então se for ao abrigo do novo acordo ortográfico ainda pior... :D


A informação do IPMA:


ℹ️
Previsão do estado do tempo - semana de 5 a 11 de junho de 2023 - Portugal Continental

1f4e3.png
Nesta semana prevê-se ainda tempo chuvoso devido à aproximação de uma depressão complexa ao território continental, associada a um fluxo de sudoeste transportando uma massa de ar quente e com elevado conteúdo em vapor de água. Esta depressão deverá exercer a sua influência com a intensificação do vento no dia 6 e com precipitação generalizada prevista para dia 7, que poderá prolongar-se ao longo da semana, ainda com alguma incerteza inerente à posição e deslocação destes sistemas depressionários.

1f327.png
Deste modo, nesta semana a anomalia da precipitação total vai manter-se acima do normal para todo o território e a temperatura média vai manter-se também acima do normal em especial no início da semana e nas regiões da metade oeste do território continental (ver figura).

1f321.png
A temperatura máxima deverá atingir valores que vão variar entre 19 e 34°C ao longo da semana, estimando-se os valores mais elevados na região do vale do Tejo e no Alentejo. A temperatura mínima irá variar entre 9 a 20°C dependendo da região.

351152132_230342299753738_8005767381436402990_n.jpg


 
Bem, comparando com este artigo do observador, a notícia que coloquei no post anterior, e tirando a gralha da ortografia da ilha, até está bastante bem.

Vem aí uma tempestade rara para esta altura do ano. E pode trazer um "rio atmosférico" na quarta-feira​


04 jun. 2023, 01:00

Vai ser mais uma semana de chuva. Que pode ser muito forte a partir de quarta, devido a uma depressão anormal para esta altura do ano. Mas as temperaturas também vão subir e passar dos 30ºC.

Uma tempestade completamente anormal para esta época do ano vai trazer chuva, muita chuva, na próxima terça e quarta-feira a todo o país. O IPMA chama-lhe uma “depressão complexa”, que se vai situar sobre os Açores primeiro, descer para a Madeira depois, e a seguir aproximar-se do Continente por sudoeste. E deverá provocar estragos por onde passa: episódios severos e extraordinários de precipitação nas ilhas, criando os chamados ‘rios atmosféricos’, logo a partir de segunda-feira, que previsivelmente chegarão no dia seguinte a todo o território nacional.

 
Ora, a 30 de Junho de 2018 caíram 25 mm, se a depressão complexa deita menos que isso, tem que ir ao psicólogo de complexa não tem nada. :D

Se chovesse como chove em Espanha, essas sim são depressões profundas e complexas, é com cada pedrada e chuvada que até os olhos arregalam. :D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.