Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
1686157400034.webp

Tropical Weather Outlook NWS National Hurricane Center Miami FL 800 AM EDT Wed Jun 7 2023
For the North Atlantic...
Caribbean Sea and the Gulf of Mexico:
1. Northeastern Atlantic Ocean: A non-tropical area of low pressure located midway between the eastern Azores and Madeira Island is producing limited showers and thunderstorms with winds to near gale force over the northeastern Atlantic Ocean.
This system is forecast to turn northeastward later today and move over cooler waters, and further development is not anticipated. Periods of heavy rains and gusty winds will continue, however, across portions of the Canary Islands and Madeira Island over the next day or so. For additional information on this system, see products issued by the State Meteorological Agency of Spain, the Portuguese Institute of the Sea and Atmosphere, and High Seas Forecasts issued by Meteo France.
* Formation chance through 48 hours...low...near 0 percent.
* Formation chance through 7 days...low...near 0 percent.
High Seas Forecasts issued by Meteo France under WMO header FQNT50 LFPW and available on the web at www.meteofrance.com/previsions-meteo-marine/bulletin/grandlarge/ metarea2.
Products issued by State Meteorological Agency of Spain are available on the web at https://www.aemet.es/en/eltiempo/prediccion/avisos, and products issued by the Portuguese Institute of the Sea and Atmosphere are available at https://ipma.pt/en.
Forecaster Berg/Roberts

É impressão minha ou a depressão está-se a aproximar mais do que era previsto, nas últimas imagens de satélite ainda parece estar a movimentar-se para este.

Aquela anomalia negativa (que tem o dom de ser positiva) nas costa antártica não se vê amiúde. Se fosse por cá a idade do gelo vinha logo de seguida...

"Os pesquisadores descobriram que todos os cabelos reduzem a radiação solar no couro cabeludo, mas os cabelos bem cacheados fornecem a melhor proteção contra o calor radiativo do sol, minimizando a necessidade de suar para se refrescar. Eles relataram suas descobertas no Proceedings of the National Academy of Sciences ."
Vai ser bonito, uma corrida aos cabelos vindos de países em desenvolvimento...Perucas pagas a peso em ouro.

É impressão minha ou a depressão está-se a aproximar mais do que era previsto, nas últimas imagens de satélite ainda parece estar a movimentar-se para este.
Ligeiramente, sim, mas também a pressão não desceu exactamente o previsto, ficou 1 a 2hPa da previsão.
Está a terminar a viragem apertada para a esquerda iniciando-se depois o percurso para NNE indo passar mais perto da Galiza do que aqui do Oeste.

haL2YJv.png

Previsão ontem a 24 horas:
9IqLx5C.png

Análise hoje:
qsP6Mok.png

Teria preferido que fosse o mesmo forecaster a analisar ontem e hoje...

O MetOffice tem mais rigor nos detalhes.
Previsão ontem a 24 horas:
Zbt4QDu.gif

Análise de hoje às 12:00
etDAOAK.gif

Última edição:
Está a terminar a viragem apertada para a esquerda iniciando-se depois o percurso para NNE indo passar mais perto da Galiza do que aqui do Oeste.

haL2YJv.png

z4VCSeP.png

:intrigante:não era exactamente isto que se estava à espera...
Estarei talvez a localizar mal o centro.
É mais isto:

fitKCla.png

Última edição:
z4VCSeP.png

É mais isto:

fitKCla.png
Se compararem com o radar/observações de superfície nota-se que a imagem de satélite está sempre ligeiramente desfasada da realidade. Principalmente no que toca à latitude daquilo que é observado. Há de ter algo a ver com o posição do satélite em relação a Portugal.

Edit:
No https://en.sat24.com/en vê-se que a posição do núcleo não bate certo com a do MSG

Última edição:
z4VCSeP.png

É mais isto:

fitKCla.png

Se compararem com o radar/observações de superfície nota-se que a imagem de satélite está sempre ligeiramente desfasada da realidade. Principalmente no que toca à latitude daquilo que é observado. Há de ter algo a ver com o posição do satélite em relação a Portugal.

Edit:
No https://en.sat24.com/en vê-se que a posição do núcleo não bate certo com a do MSG

Até me parece haver dois núcleos distintos, será essa a confusão?

272752406460676.webp

Ligeiramente, sim, mas também a pressão não desceu exactamente o previsto, ficou 1 a 2hPa da previsão.
Também não faz mal, uma depressão está na lista de coisas que não me importo de que se aproximem mais do que era previsto :malandro:.

Até me parece haver dois núcleos distintos, será essa a confusão?

Ver anexo 5966
Não será de todo impossível tendo em conta que a certo ponto acho que chegou a ter 3, mas tenho reparado em eventos do passado que o que se vê no MSG em termos de nuvens, etc, está sempre um bocado mais abaixo em relação ao que de facto se deveria ver. Não sei se será o método usado para remover distorção da imagem que faz isso, ou se será outra coisa. Imagino que a imagem diretamente do satélite mostre de facto a posição correta mas distorcida, e ao se ajustar a imagem para as dimensões terrestres estarem corretas altera a perspetiva.

Edit:
Tirado do site do IPMA (https://www.ipma.pt/opencms/pt/otempo/obs.satelite/)
1686252673337.webp

Será esta a imagem sem a tal correção que referi.

Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.