Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
No https://en.sat24.com/en vê-se que a posição do núcleo não bate certo com a do MSG

O sat24 é apenas (mais) um intermediário das imagens da EUMETSAT/MSG. As seguintes imagens é que são de um satélite diferente:

fzXy1u6.gif

Parece haver sim 2 núcleos, aparentando o mais a sul ser uma depressão em altitude sem grande expressão à superfície. Não está prevista no IFS/GFS, o que por vezes acontece.

Última edição:
O sat24 é apenas (mais) um intermediário das imagens da EUMETSAT/MSG. As seguintes imagens é que são de um satélite diferente:
Como a perspetiva é tão diferente da do IPMA sem correção não tinha essa ideia, mas se calhar o sat24 então também terá alguma correção aplicada na imagem. Obrigado pela info!

Se compararem com o radar/observações de superfície nota-se que a imagem de satélite está sempre ligeiramente desfasada da realidade.

Até me parece haver dois núcleos distintos, será essa a confusão?
Usei a circulação das nuvens mais baixas, o deslocamento é mínimo nesse caso, no máximo e à latitude de Portugal é igual à própria altitude das nuvens, portanto eu diria 4 Km o que não é de todo detectável nesta resolução das imagens.

Sim, eu sempre estive a seguir e a referir-me ao núcleo mais a sul. Penso que esse pequeno núcleo satélite não esteve assinalado em carta alguma. Foi aliás a sua formação que intensificou a precipitação já hoje às primeiras horas na AML.

Última edição:
Que me dizem disto a NW da Madeira?
Ver anexo 5984

Digo que amanhã de tarde chega ao continente.

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk

Pelo satélite acho que vai ser hoje ao final do dia. Está a mover-se muito rapidamente e de raspão.

É uma perturbação satélite da Oscar "I'll be back...", como tal enrolar-se-á pela sua circulação o que fará atrasar a chegada. Prevista como oclusão para amanhã à tarde.

Tem este aspecto no radar de Porto Santo:

16L95zK.jpg

jt4GjZ3.gif

VkraGAy.png

Última edição:
Há algum item aqui no fórum sobre o El Nino? Gostava de saber mais coisas sobre essa matéria. Parece ser de extremos mas que se passa só no oceano pacífico (com reflexos em todo o globo, eu sei)
@Maria Papoila

O artigo em baixo ajuda a tirar dúvidas:

Estado
Fechado para novas mensagens.