Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
O que eu não dava para termos outro Julho fresco, como tivemos nos últimos dois anos. Mas parece que não teremos :(.

Julho do ano passado não foi nada fresco! Antes pelo contrário!

Aqui foi mesmo o mês mais quente das últimas décadas.

Peço desculpa, mas o início de julho 2022 ficou marcado por uma das ondas de calor mais intensas dos últimos tempos.

Julho do ano passado não foi nada fresco! Antes pelo contrário!
Talvez esteja enganado, mas o que eu me lembro do ano passado foram as amplitudes térmicas diárias generosas, mas se calhar até estou a confundir com à dois anos. Chegou a ser discutido no seguimento livre, e até houve quem não gostasse.

O calor a sério só veio em Agosto com aquela malfadada onda de calor que levou os termómetros acima dos 40ºC durante oito dias seguidos.

Para alguma coisa servem os boletins climatológicos.

«Julho – Extremamente Quente e Muito Seco

O mês de julho de 2022 em Portugal continental classificou-se como extremamente quente em relação à temperatura do ar e muito seco em relação à precipitação (Figura 1).

Julho de 2022 foi o mais quente desde 1931. O valor médio da temperatura média do ar foi de 25.14°C, 2.97 °C acima do valor normal.

O valor médio da temperatura máxima do ar, 33.16°C, foi o 2º mais alto desde 1931 (depois de julho de 2020), com uma anomalia de +4.44°C. De referir que os 4 maiores valores da média da temperatura máxima do arem julho ocorreram depois de 2000: 2020, 2022, 2016e 2010.

O valor médio da temperatura mínima do ar, 17.13°C, foi 1.51°C acima do normal e foi o 4º valor mais alto desde 1931 (depois de 1989, 1990 e 2006).»

Talvez esteja enganado, mas o que eu me lembro do ano passado foram as amplitudes térmicas diárias generosas, mas se calhar até estou a confundir com à dois anos. Chegou a ser discutido no seguimento livre, e até houve quem não gostasse.

O calor a sério só veio em Agosto com aquela malfadada onda de calor que levou os termómetros acima dos 40ºC durante oito dias seguidos.
Sim estás enganado, pois Julho do ano passado, foi bem mais quente do que Agosto. :calor:

Essa situação ocorreu em 2018. Julho até foi um mês suave, mas no início de agosto veio uma valente onda de calor que durou cerca de uma semana, como referiste, e o mês foi quase todo com temperaturas altas.
No ano passado, Julho foi sem dúvida terrível com uma onda de calor também duradoura. Cheguei a ter quase 35ºC dentro de casa. :calor:

Pelas nossas "bandas", é sempre quente, mas o ano passado foi demais, ainda me lembro daquela semana com a temperatura a rondar ou ultrapassar os 40°c.

O Julho passado foi agreste. Do que me lembro, pior do que Agosto.

Peço desculpa se enganei alguém, não tinha intenção

Escrevi isto o ano passado, parece que me estava a confundir com à dois anos atrás.
Não, ninguém aguenta, isto é demais para pt. E queixava-me eu o ano passado de andar de manga comprida de noite em julho.

Mas o que me ficou na memória foi mesmo o evento de Agosto e aqueles 8 dias infernais.

Recordo-me muito bem de a 31 de julho de 2022 ter ido fazer uma procissão ao concelho de Mértola, a Santana de Cambas (sou músico filarmónico :D) e de a referida procissão ter sido encurtada pois não se aguentava o calor (a procissão era para ter começado às 18h e começou às 19h). Toco clarinete e lembro-me que todo o corpo do instrumento queimava! Os colegas dos metais queixavam-se que os bocais lhes queimavam os lábios... apesar de não termos tocado mais do que duas marchas de procissão, foi um dos serviços mais penosos de que me lembro... e já fiz alguns com muito calor!

Estou muito curioso acerca das vantagens e desvantagens deste método.

"
“Quando o alerta máximo é accionado, as estações, unidades físicas num local predefinido, libertarão um princípio activo para a atmosfera” – o princípio activo é libertado por sais higroscópicos, os mesmos que se usa para desfazer o gelo das estradas, por exemplo.
É esta a matéria-prima que é libertada nas nuvens. Já foram usados foguetes no passado, abandonados devido aos riscos de incêndio e outros. Agora são balões meteorológicos. Aproveitando a época do ano, são uma espécie de balão de São João que leva os cartuchos com esses sais e os liberta a determinada altitude – com a diferença de pressão, rebentam e espalham os sais que vão partir as pedras de gelo”, conclui Rui Soares. “Vão transformar o estado sólido em estado líquido, ou, no mínimo, em pequeno granizo que não provoca dano nas culturas.”
Este sistema é controlado de forma remota, através da internet. “Até há três anos, este sistema usava umas malas, tipo malas de viagem, com botijas de hélio facilmente transportáveis, e, da ligação da botija à mala libertava-se o balão para a atmosfera”, enquadra.
“Hoje em dia, são umas estações estáticas carregadas com balões e com as tochas dos sais minerais, e controladas remotamente, garantindo que a central vai libertar a quantidade necessária no momento ideal”, explica o presidente da ProDouro.
Em conclusão, este sistema antigranizo “não precisa de grandes recursos, apenas dos balões e dos sais. O que é mesmo crítico é o sistema de monitorização.” A eficácia é tanto melhor quanto mais precisos forem o sistema de detecção e a avaliação de risco. “Esta avaliação tem de ser muito bem feita, porque se o risco não for bem medido, o granizo cai e é tarde demais; se for demasiado cedo, as nuvens ainda não estão formadas e desperdiçam-se os sais”, aponta. "

Documento relacionado.

Última edição:
Na previsão 10 dias automática do IPMA, a temperatura máxima mais elevada prevista para o dia 25 (o mais avançado no período abrangido pela previsão) é 43ºC em Mourão (Évora); há várias estações no interior Sul com 42ºC.
Santarém chega aos 39ºC, Castelo Branco 38ºC, Setúbal 37ºC, Faro 35ºC, Lisboa, Braga e Bragança 34ºC e as restantes capitais com 33ºC (Coimbra, Leiria, Vila Real) ou menos. As mais frescas serão Porto e Aveiro com 28ºC e Viana do Castelo com 27ºC. O São João do Porto vai ser suave.

Estado
Fechado para novas mensagens.