Seguimento Meteorológico Livre - 2023

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Os modelos já começaram a cortar nas temperaturas, sobretudo no que toca ao Ensemble desaparecendo algumas das saídas mais "loucas"
No entanto a previsão automática 10 dias do IPMA até subiu as temperaturas em alguns locais: há mesmo 44ºC previstos para Mourão no dia 26 e 43ºC para Évora, que ainda não tinha até agora. Barrancos, Ferreira do Alentejo, Serpa, Mértola, Vidigueira, Alcoutim, Elvas são também estações com 43ºC previstos nesse dia. Algumas estações com os 43ºC em dois ou três dias.
Até o S.João no Porto aqueceu um bocadinho... :rolleyes:
Mas isto são apenas mudanças de forma das massas de ar quente, não se detecta uma expansão ou intensificação geral do calor.
 
Muita instabilidade? Ainda para mais no sul?:huh:
Tirando o interior mais a norte, que de facto tem sido fustigado por trovoadas e granizo nalguns locais, no resto do país, não tem sido nada de anormal.
Agora veremos o que o verão reserva.
O Verão tem tendência para ser quente, instabilidade sempre existiu alguma durante os Verões, tanto que não existe nenhuma estação em Portugal com média de 0 mm nos meses de Julho e Agosto.


Já tive melhores Maios e Junhos que este. :D
 
O que faz sobressair este pico é a ocorrência em Junho, pois o Verão Boreal, sobretudo no seu início, não tem apresentado eventos destes tão pronunciados:

3RU8lbD.jpg
 

Onda de calor chega quinta-feira e "vai permanecer durante algumas semanas"​



Semanas ou meses? :D
A fazer fé nas últimas saídas tanto do GFS como do ECMWF, nem vai existir qualquer onda de calor. Depois de dois dias de fluxo predominante de Sueste, a puxar a dorsal africana, logo no domingo aparece Nortada forte a tornar as temperaturas normais, com exceção do Algarve:

ecmwfsp_19_144fsu8.png

ecmwfsp_19_168gum7.png

Depois o AA estender-se-ia em crista para a Biscaia, o que traria algum fluxo de NE, que faria de novo subir as temperaturas no interior, mas mantendo-se sempre Nortada vespertina no litoral, tudo muito normal para a época.
 
O que não percebo aí é certamente a parte do algumas semanas. Não faz sentido.
Quanto ao haver onda de calor, pelo menos na região sul parece certamente existir, dado que entre 23 a 28 estão previstas temperaturas superiores a 34 graus.
Já Julho aparentemente irá começar mais fresco que o normal isto de acordo com os dados actuais!
 
O Verão tem tendência para ser quente, instabilidade sempre existiu alguma durante os Verões, tanto que não existe nenhuma estação em Portugal com média de 0 mm nos meses de Julho e Agosto.


Já tive melhores Maios e Junhos que este. :D
Já tivémos mais instabilidade nos meses de transição e durante o Verão do que atualmente. A estabilidade Invernal não é só como o nome indica mas tem sido transversal às estações todas ! Agora descalcem essa bota...está aqui um problema dos diabos para resolver :D
Atuamente o "Caldeirão" para ter uma trovoada quase tem que vender a alma ao diabo não "ele" mas talvez os seus habitantes :D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.