O verão começa esta quarta. A primeira onda de calor arranca quinta, com dias de mais de 40ºC e noites de 25ºC.
21 jun. 2023, 00:56
Uma massa de ar quente do norte de África vai trazer a primeira onda de calor do ano. O interior alentejano pode chegar aos 45ºC. As noites no Algarve devem atingir os 25ºC. Começa já esta quinta.
Às 14h58 desta quarta-feira, no dia mais longo do ano, começa o verão. Mas será só na quinta que as temperaturas farão justiça à nova estação. Só que de forma exagerada.
Mesmo muito exagerada. Vamos entrar num episódio de calor intenso, que se deve transformar na primeira grande onda de calor de 2023. O que aí vêm, até meio da próxima semana,
traz máximas entre os 35ºC e os 40ºC — podendo chegar aos 45ºC em alguns locais do interior alentejano — e noites tropicais com 20ºC a 25ºC.
Para que se possa considerar a existência de uma onda de calor são necessários três fatores em simultâneo: a intensidade das altas temperaturas, a duração do tempo quente e a extensão, neste caso uma situação anormal de calor ao longo de entre 3 a 5 dias.
E é exatamente isso que prevê o IPMA a partir desta quinta-feira e até à próxima quinta.
Ok, muitos vão dizer, é verão, está calor, qual é a novidade? Pois bem, a novidade é que estarão 5ºC a 10ºC acima do normal para esta altura do ano, com as mínimas a atingirem patamares muito pouco habituais.
E que é provável que, tal como em abril, muitas estações meteorológicas do país voltem a bater valores recorde.
45ºc graus no interior Alentejano?
Estive a ver a previsão a 10 dias do IPMA, e a não ser que me tenha escapado algo, não vi os 45ºc para nenhuma localidade no Alentejo
vi 42/43ºc.
Será assim mesmo tão exagerada?
Tudo bem que é muito quente, mas será algum evento exagerado/extremo?