O vento é o parâmetro meteorológico capaz de pôr em risco os meios de comunicação nos três meios: terrestre, marítimo e aéreo.
É na verdade também o único que pode impedir qualquer actividade marítima. As actividades nos meios terrestre e aéreo têm esse e outros, mas realmente o vento é o único que pode impedir todos.
Certo, mas... para emitir um Aviso é preciso que haja uma probabilidade elevada de se saber. Obviamente, tudo no campo da previsão meteorológica tem associado uma probabilidade.
Mas dirige-se para NNE.
Por outro lado, a suodeste também há bastante, e essa se continuar irá necessariamente entrar no continente, talvez pelo Alentejo e AML, e ainda apanhar o Algarve.
Mas no caso do ECWMF, supostamente não seria essa área a sul que daria a maioria do acumulado diário, mas sim, uma nova zona convectiva que ainda estaria por se formar a oeste/sudoeste.
No Icon-EU, também parece ser uma convecção a formar-se a oeste/sudoeste, mas nesse caso parece ser uma extensão da região a sul.
Mas no caso do ECWMF, supostamente não seria essa área a sul que daria a maioria do acumulado diário, mas sim, uma nova zona convectiva que ainda estaria por se formar a oeste/sudoeste.
No Icon-EU, também parece ser uma convecção a formar-se a oeste/sudoeste, mas nesse caso parece ser uma extensão da região a sul.
A mancha de precipitação seria esta que está a passar a sul do Algarve...
Pelo ecmwf passaria exactamente por cima do Algarve....
Neste primeiro round claramente melhor o gfs do que os outros modelos.
A mancha de precipitação seria esta que está a passar a sul do Algarve...
Pelo ecmwf passaria exactamente por cima do Algarve....
Neste primeiro round claramente melhor o gfs do que os outros modelos.
A minha interpretação é que a mancha a sul que assinalei a roxo, segue para este, mas depois aparece uma nova que assinalei a branco, claro que se tivéssemos as cartas de hora a hora já se tirava as dúvidas, mas pelo menos a carta das 7h é muito parecida com o radar na realidade: