Seguimento Meteorológico Livre - 2024

Nunca percebi porque é que a precipitação é encaminhada sempre mais facilmente para a Andaluzia do que para o Alentejo e Algarve? Há alguma explicação para isto? Orografia da costa ?

Talvez pela posição do Jet Stream: por exemplo, para Sábado às 12h embora o centro da depressão esteja a Oeste do Algarve, o Jet a 200hPa está principalmente a passar sobre o sul de Espanha. Quanto às razões para o Jet se posicionar assim em relação à depressão e às costas dos continentes já não sei.

Jet200hPa_20241012-12.webp

Talvez pela posição do Jet Stream: por exemplo, para Sábado às 12h embora o centro da depressão esteja a Oeste do Algarve, o Jet a 200hPa está principalmente a passar sobre o sul de Espanha. Quanto às razões para o Jet se posicionar assim em relação à depressão e às costas dos continentes já não sei.

Ver anexo 15002
E a legenda? :intrigante:
:D:malandro:

Última edição:
Já agora, um momento para apreciar a incrível dedicação ao fórum @StormRic, com mais de 25 mil mensagem e quase 120 mil reações é, para mim, o membro mais importante! :thumbsup: :palmas: :winner:

Já agora, um momento para apreciar a incrível dedicação ao fórum @StormRic, com mais de 25 mil mensagem e quase 120 mil reações é, para mim, o membro mais importante! :thumbsup: :palmas: :winner:
Obrigado! mas... :o não, há muitos outros membros com maiores conhecimentos e experiência e dedicação de longa data.
Além de eu ser Meteolouco, gosto é de "animar a malta" !

há muitos outros membros com maiores conhecimentos e experiência e dedicação de longa data.
De acordo, mas, falando por mim, quando vou ao tópico das previsões o único post que estou à procura é o teu, e isso vale mais do que a experiência que outros possam ter, mas que nem sempre usam ou partilham.

edit: só para "deitar lenha na fogueira" :lol: :
1728589535714.webp

Última edição:
e isso vale mais do que a experiência que outros possam ter, mas que nem sempre usam ou partilham.
:malandro: eh eh... às vezes exagero e encho demasiado alguns tópicos. As disponibilidades de tempo de cada membro podem ser muito diferentes, e falo por mim que por vezes fico mais ausente e noutras tenho mais disponibilidade, especialmente quando se apresentam situações meteoloucas empolgantes.
Esta que se aproxima é mais uma delas, a expectativa é grande.

A ideia que penso presidir à sua nomeação tem a ver com o vento, é nomeada pelo serviço meteorológico do membro europeu que em primeiro emita Aviso Laranja ou superior para vento.
O vento é um factor importante mas não devia ser só o elemento chave da nomeação. Se cair amanhã ou Sábado mais de 100 mm num episódio torrencial em poucas horas no Algarve ou Andaluzia irá causar estragos e não foi nomeada. Logo, as cut-off's que sempre causaram estragos no Sul do país ou Levante Espanhol ficam de fora, com essa política de nomeação, só se gerarem rajadas de 90 km/h.

Para mim, é a Kika. :D

O vento é um factor importante mas não devia ser só o elemento chave da nomeação. Se cair amanhã ou Sábado mais de 100 mm num episódio torrencial em poucas horas no Algarve ou Andaluzia irá causar estragos e não foi nomeada. Logo, as cut-off's que sempre causaram estragos no Sul do país ou Levante Espanhol ficam de fora, com essa política de nomeação, só se gerarem rajadas de 90 km/h.

Para mim, é a Kika. :D
Pois.. penso que o fator de nomeação devia ser o nível de risco. Concordo com o laranja no vento, talvez vermelho para precipitação seria mais indicado, se bem que isso depois também depende das zonas e isso iria requerer um esforço da parte do IPMA para reconsiderar os critérios de emissão por cada zona, algo que não me parece que eles estejam dispostos a (ou capacitados para) exercer, visto que classificam as zonas de aviso por distrito em vez de por concelho como se faz nos outros países. Tudo bem que temos distritos que são do tamanho de alguns concelhos noutros países, mas também menos de metade da área geográfica total de qualquer um desses países.

No mínimo deveria ser feita uma análise detalhada quando necessário. Faz sentido, por exemplo, ter o distrito inteiro de Viseu sobre aviso quando só vai chover na zona norte, ou se a preocupação são as zonas junto aos rios ou zonas montanhosas? Não.

Certo mas esta vai chegar a ter uma pressão mínima nos 1980, nunca se sabe.
A força do vento não depende só da pressão central de uma depressão (980hPa neste caso) mas sobretudo do espaçamento entre as linhas de igual pressão (isóbaras).
É possível ter ventos de nortada nos 100Km/h na periferia de um anticiclone, com pressões no interior da península muito acima dos 1000hPa.