"O problema de Roswell é que tendo em conta a colossal distribuição humana, só uns 'mericans em 1947 conseguiram ter acesso a tecnologia alienígena. Com tanto veículo a voar por aí, inevitavelmente algum deveria avariar e despenhar-se. Como acontece com os humanos, qualquer tentativa de salvamento/dissimulação - em teoria - deveria atrair demasiada atenção.
Contudo, na prática e tendo em conta as capacidades de alguns veículos/eventos, posso estar a 'humanizar' o processo. E isto paradoxalmente faz com que Roswell seja mais suspeito.
Se Roswel foi verdade, os 'mericans imediatamente ficaram centenas/milhares de anos à frente de toda a gente. Mesmo não percebendo patavina do que tinham em mãos."
(Não consigo fazer citação por algum motivo, vai ter de ser assim.)
Acho que o facto de, maioritariamente, só haver este tipo de avistamentos na América, ou em sítios com interesse militar americano, tende a de alguma forma credibilizar duas hipóteses. Uma, que poderá eventualmente ter acontecido alguma coisa em Roswell que deu aos americanos alguma vantagem, e os subsquentes avistamentos são resultado disso, mas não são extraterrestres, simplesmente algo fruto dessa tecnologia, ou, a segunda hipótese, que o facto da América gastar tanto em desenvolvimento militar como o resto do mundo em conjunto lhes terá dado essa vantagem e já esse incidente em 1947 seria resultado disso, e não extraterrestres, sendo isto o mais credível.
Durante muito tempo, mais perto dos anos 40, os avistamentos eram geralmente de "naves" redondas, sabe-se hoje que a certa altura os americanos fizeram experiências com esse tipo de aeronaves, que segundo eles pouco ou nada voavam, mas.. será que voavam assim tão pouco? Mais tarde, durante os anos 70/80 e mais recentemente os avistamentos eram de objectos triangulares, e/ou extremamente rápidos, e sabemos hoje em dia que nessa altura se começou a usar o YF-12 e SR-71, e o B-2, sendo o SR 71 ainda hoje o avião militar mais rápido (que se saiba, e ignorando o X-15 que supostamente não teve utilização militar - só para terem uma ideia das diferenças - F16:2164Km/h SR-71:3530Km/h X-15:11850Km/h) e o B-2, extremamente díficil de detetar em radar e basicamente um triângulo voador, teremos aí outra possível explicação para certos avistamentos. Hoje em dia o mais comum são essas tais esferas que pairam e etc, se calhar daqui por 20 anos vamos saber que eram simplesmente mais aeronaves militares americanas que ainda não eram conhecimento do público nem de qualquer elemento militar americano sem "need to know".
"na prática e tendo em conta as capacidades de alguns veículos/eventos, posso estar a 'humanizar' o processo" - acho que sim.. seres com capacidade de fazer aquilo que nós não estamos (que se saiba) sequer perto de conseguir fazer (viagens interestelares) vão ter uma failure rate muito menor que nós, possivelmente zero. Assume-se que a América tem capacidades militares muito superiores a qualquer outra nação, e é possível que mesmo esse seres não sofrendo azares mecânicos ou outro tipo de acidentes uma nave deles possa ter sido abatida pelos americanos e nunca mais cá voltaram, ou voltaram mas mais bem escondidos, ou voltaram e ficaram e até são eles que mandam.. Agora, se eu acho que há por aí extraterrestres algures.. acho. Se acredito.. só quando vir.
Mas o mais plausível é mesmo serem simplesmente aeronaves americanas que não são do conhecimento do público nem sequer do exército de forma geral. De que maneira foi conseguido o desenvolvimento dessas naves também se pode nunca saber, mas o mais plausível será também assumir que se alguém consegue, é uma organização com fundos quase infinitos. Sabe-se também que empresas como a Boeing cobram ao exército americano alguns materiais a 8000% do custo real, se isso é simplesmente corrupção ou uma maneira de obterem ainda mais fundos de maneira "menos" suspeita, não se sabe.