Seguimento Meteorológico Livre - 2024

No contexto de uma notícia do Público de hoje sobre a procura mundial de gás natural para este Inverno, tinha este parágrafo:

Entre frio e procura asiática, mercado do gás está sob pressão neste Inverno
Por outro lado, há a expectativa da Organização Meteorológica Mundial (OMM) de que entre o final deste ano e Fevereiro do próximo se forme o fenómeno meteorológico La Ninã, que é o inverso do El Niño e tem como característica o arrefecimento da água à superfície do oceano Pacífico ao nível do equador, traduzindo-se num arrefecimento das temperaturas no hemisfério norte.


https://www.publico.pt/2024/12/04/economia/noticia/frio-procura-asiatica-mercado-gas-pressao-neste-inverno-2114247

Cá estaremos para ver ;).
 
Operacional, mas produtos públicos ainda lentamente.



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A ver o que vão disponibilizar nos próximos dias/semanas.

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Tornado no Dubai alimentado por IA :D

 

Prepare a roupa quente: massa de ar polar vai atingir Portugal.


Há 3 minutos.

O inverno está a chegar.

Prepare a roupa quente porque as temperaturas vão cair significativamente a partir do fim de semana.

As temperaturas vão descer significativamente a partir deste domingo, devido a uma massa de ar polar que vai atingir o país, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Depois de temperaturas acima do habitual para esta época do ano, o IPMA prevê uma “descida significativa da temperatura", nos próximos dias, em Portugal continental. E a ‘culpa’ é da passagem de uma superfície frontal fria no sábado e de uma massa de ar polar que atinge o país, no dia seguinte.

No sábado, a frente fria traz precipitação fraca a moderada nas regiões Centro e Norte, e uma descida “acentuada" da temperatura.

De acordo com o IPMA, a partir de domingo, espera-se tempo seco e frio, com formação de geada no interior do país, em especial nas regiões Norte e Centro, onde poderão ser atingidas temperaturas mínimas inferiores a 0 graus.

As noites serão mais frias, com temperaturas mínimas entre os 0 e os 5 graus, exceto em alguns pontos da faixa costeira, “onde serão um pouco superiores”.

A temperatura máxima também vai registar uma descida, com os termómetros a ficarem entre os 10 e os 15 graus.

Em alguns locais da faixa costeira, podem ser pontualmente superiores e nas terras altas do interior Norte e Centro não deverão ultrapassar os 10 graus.

O IPMA prevê ainda que uma “intensificação do vento”, o que, aliada à descida das temperaturas, irá “contribuir para um aumento significativo do desconforto térmico”.



É uma massa de ar polar, mas na nossa latitude não será assim "tão polar", vai estar mais frio é certo, e com o vento a ajudar, mas nada que já não tivesse acontecido no passado e até bem pior.

Segundo os modelos, a ISO 0ºc nem chega a cobrir Portugal na sua totalidade, será mais o vento a dar a baixa sensação térmica. :cold:

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Less than five months after the Central Weather Administration (CWA) inaugurated its sixth-generation high-performance computer, its computing power is already falling short. In response, President William Lai stated on July 16, "To achieve great things, one must first sharpen their tools," pledging full government support for the construction of seventh to ninth-generation high-performance computers over the next nine years.
"We are using weather data from around Taiwan to train the AI system and develop a high-resolution weather forecast model applicable nationwide," CWA Administrator Cheng Chia-ping said at the February inauguration ceremony.

Previsão a 5 dias. Não admira que hajam tantos modelos e adaptações. Valores mais altos = previsão mais correta:
 
Uma das ideias neste parágrafo é propícia a ser aproveitada pelo lobby contra as regulações ao combustível marítimo ou outras regulações às emissões de aerosois.

But why are there fewer low clouds? Lower concentrations of anthropogenic aerosols in the atmosphere, especially due to stricter regulations on marine fuel, are likely a contributing factor. As condensation nuclei, aerosols play an essential part in cloud formation, while also reflecting sunlight themselves. In addition, natural fluctuations and ocean feedbacks may have contributed. Yet Helge Goessling considers it unlikely that these factors alone suffice and suggests a third mechanism: global warming itself is reducing the number of low clouds. “If a large part of the decline in albedo is indeed due to feedbacks between global warming and low clouds, as some climate models indicate, we should expect rather intense warming in the future,” he stresses. “We could see global long-term climate warming exceeding 1.5 degrees Celsius sooner than expected to date. The remaining carbon budgets connected to the limits defined in the Paris Agreement would have to be reduced accordingly, and the need to implement measures to adapt to the effects of future weather extremes would become even more urgent.”
 
-> https://climate.copernicus.eu/year-2024-set-end-warmest-record

Base de dados japonesa:

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Para o ano haverá menos um fator a limitar o aquecimento.

From 1 May 2025, ships operating in the Med SOx ECA are required to comply with a limit for sulphur content in fuel oil that is a fifth of the legal limit outside this area (0.10 per cent mass by mass (m/m), compared with 0.50 per cent m/m allowed outside the Med SOx ECA).
The Mediterranean Sea is home to some of the busiest maritime routes in the world, supporting 20 per cent of seaborne trade. It is estimated that 24 per cent of the global fleet of ships and more than 17 per cent of worldwide cruises ply the Mediterranean Sea.
 
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Aterragem hoje sob condições difíceis de vento forte causado pela tempestade Darragh no Reino Unido.

Aterragem arriscada, mas um grande domínio do avião por parte dos pilotos.

Muitas vezes, nestas condições, o piloto aborta a aterragem, dá uma volta e tenta de novo.

 
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Aterragem hoje sob condições difíceis de vento forte causado pela tempestade Darragh no Reino Unido.

Aterragem arriscada, mas um grande domínio do avião por parte dos pilotos.

Muitas vezes, nestas condições, o piloto aborta a aterragem, dá uma volta e tenta de novo.


Ouvi dizer, que nem a cueca de plástico os salvou. :D