As temperaturas estão efetivamente altas para esta época do ano. O mês de Novembro, a chegar ao fim, com dias bastante amenos, a rondar máximas entre 18°C e 22°C. Mínimas também sempre amenas. Dezembro chega da mesma forma. Hoje, às 13,30h, marcava 22.4°C. Agora pergunto, o que estará a influenciar esta situação? Será a corrente do golfo que estará a trazer águas mais quentes? Será que o efeito de estufa está mais potente? Será do efeito dos furacões no Atlântico?
Para já, não será preciso ir buscar essas razões, mas simplesmente uma circulação de Sul/Sueste trazendo uma massa de ar sub-tropical aliada a notáveis anomalias positivas da temperatura superficial oceânica no Atlântico Norte Oriental. A circulação é uma consequência da posição relativamente comum das altas pressões sobre a Europa Central e estendendo-se até à Península Ibérica.
Bom dia,
Benvindos a Dezembro, inicio do Inverno climatologico e com ele em breve chegará o tempo muito frio, ao mesmo tempo que o AA se vai fortalecer ainda mais...
Hoje por aqui já faz 15 dias que não temos precipitação >1 mm diário e Dezembro promete continuar a secura...
E a perspectiva modelada é de mais uma quinzena muito escassa de precipitação, e quase a zero por toda a região a sul da cordilheira central ( e não só).
Isto é o que me fascina sobre a meteorologia: parece ser simples quando na realidade é bastante complexa, visto que todos os fenómenos meteorológicos são provocados pelas interações de uma enorme quantidade de partículas e energia obedecendo às leis da física.
O arco-íris é um exemplo disso; basta verem a quantidade de detalhes necessários para explicar, sem simplificar, a sua formação através deste excelente vídeo de um canal de física no youtube:
A sina é esta, ou está com um padrão de (pouca) chuva e quente para a época, ou está com um padrão mais frio e nada de chuva.
O que nos vale é que as temperaturas parece que vão estar dentro dos normais para a época.
Boa vida! É melhor deitado que a espera é longa até o túnel voltar a encher
Já agora os "rainbow" estão escassos por aqui...vão valendo as memórias do passado!