Seguimento Meteorológico Livre - 2024

Existe algum plano para melhorarem o sistema dos avisos?
Era um sonho se desenhassem as áreas como no Met Office
O IPMA tendo o software que produz a previsão 10 dias por localidade e horas, tem talvez já em mãos a possibilidade de lançar as previsões em mapa e conjugar com os critérios de Aviso.
Só que cá em Portugal funciona tudo muito bem dividido por câmaras e autarquias em geral (o melhor exemplo são aquelas estradas e arruamentos que até ao limite de certa freguesia ou concelho são muito bem arranjadinhos e do outro lado continuam esburacadas e desarranjadas pois não há coordenação entre autarquias vizinhas). No entanto, os serviços de emergência e socorro, bombeiros por exemplo, já funcionam de forma menos limitada pelas divisões administrativas.

Eu já nem ligo às notícias relacionadas com a meteorologia.
É uma vergonha o nível de desinformação/alarmismo/ignorância que paira nos meios de comunicação social portugueses quando se fala no estado do tempo.
Saudades dos anos 90, em que a meteorologia era dada nas TVs de forma mais incisiva e menos sensacionalista.
Estamos no outono. É normal chover.
O que não é normal é estarem 20 graus dias seguidos as portas de Dezembro. Mas disso já não falam.
Que seja este um bom evento de outono!

Análises das 00h e 06h
PPVA_20241124_00.gif

PPVA_20241124_06.gif

Nas imagens mais recentes de satélite é claro que estava ali na ondulação da primeira frente quase a ocorrer a formação de um núcleo de baixa pressão secundário.

Repare-se ainda nos gradientes de pressão o centro de 'Bert' e o anticiclone europeu ancorado nos Balcãs: 96 hPa.

Última edição:
mas pareces agarrar-te só aos casos em que chove menos fazendo sempre um drama quando tal acontece ou até quando não acontece mas pessoalmente esperavas ou desejavas que chovesse mais.
Não querendo entrar aqui em polémicas, mas vou dar a minha opinião pessoal: Parece me mais um caso de constante de comparação, com outras zonas onde normalmente chove mais, e quando tal acontece o membro acaba por ficar frustrado.

Não querendo entrar aqui em polémicas, mas vou dar a minha opinião pessoal: Parece me mais um caso de constante de comparação, com outras zonas onde normalmente chove mais, e quando tal acontece o membro acaba por ficar frustrado.
De acordo, por isso eu aconselho constantemente a alargar o interesse 'meteolouco' mais além da área em que vivemos, dá uma perspectiva diferente e suaviza a frustração de não se poder observar de perto fenómenos meteorológicos interessantes. Devemos estar sempre a "viajar sem saír do mesmo lugar" se não pudermos viajar de facto. Seguir o que se passa nos outros sítios e não apenas aqui onde estamos. O Fórum permite fazer isso, podemos vibrar com o que outros presenciam, quase como se estivéssemos lá. Em certos casos, em que a nossa vida, o nosso trabalho depende de condições favoráveis à actividade que exercemos, é mais compreensível que ocorra frustração constante, porque nos sentimos ou aos que nos rodeiam prejudicados directamente, se essas condições frequentemente não acontecerem. Agora, se o que procuramos é diversão pela meteorologia e o lugar em que estamos é enfadonho nesse aspecto, uma solução parcial é aquilo que eu disse acima.

Perdi a conta o número de dias que andei de T-shirt durante a tarde neste novembro. Dezembro irá iniciar igual.
A continuarmos assim, não em muitos anos, nem geadas teremos por cá no inverno, à excepção do interior norte e cada vez mais raras.
É triste que haja gente que não queira ver o que está à vista de todos (alterações climáticas) e que ache isto não é só normal, como até "divertido" de se ver.

Última edição:
Perdi a conta o número de dias que andei de T-shirt durante a tarde neste novembro. Dezembro irá iniciar igual.
A continuarmos assim, não em muitos anos, nem geadas teremos por cá no inverno, à excepção do interior norte e cada vez mais raras.
É triste que haja gente que não queira ver o que está à vista de todos e que ache isto não só normal, como até "divertido" de se ver.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

:facepalm:

'Complexo de Sevilha' ?
Funciona impecável. :D Em Outubro, enviaram sms a avisar que vinha inundações rapidas, em Novembro chegaram as inundações rápidas, conseguiram avisar 1 mês antes. :D

Preocupam-se tanto com as alterações climáticas, mas financiar o IPMA decentemente está quieto.
Percebo-te muito bem.
O subfinanciamento de muitas instituições públicas vem de longe.

Neste momento o governo tem de "acudir" a situações "emergentes" como a do INEM e outras que sofrem constrangimentos brutais.
Não vai ser fácil recuperar este país "adiado".
O IPMA, pese a sua importância, não é de todo a que estará na frente para receber as tão bem-vindas dotações financeiras que ajudem a resolver os muitos problemas que atravessa.

Não votei neste governo, mas a situação herdada é quase catastrófica. Muito trabalhinho pela frente!
Urge remarmos todos no mesmo sentido, a ver se se criam condições para no futuro vermos instituições como o IPMA a trabalhar da forma que queremos.

As temperaturas estão efetivamente altas para esta época do ano. O mês de Novembro, a chegar ao fim, com dias bastante amenos, a rondar máximas entre 18°C e 22°C. Mínimas também sempre amenas. Dezembro chega da mesma forma. Hoje, às 13,30h, marcava 22.4°C. Agora pergunto, o que estará a influenciar esta situação? Será a corrente do golfo que estará a trazer águas mais quentes? Será que o efeito de estufa está mais potente? Será do efeito dos furacões no Atlântico?

Anexos

• 20241129_133255.webp
    20241129_133255.webp
    29.9 KB · Visto: 11