Seguimento Meteorológico Livre - 2024

Creio que 40 cm de neve e imensa neve, podendo claramente causar danos em diversos estruturas. Mas a questão é... Existem serras acima dos 1000 metros nessas zonas???
Uma pesquisa rápida e vias logo que existem N locais acima dos 1000m nas regiões com aviso vermelho... Aliás aprende-se as serras de Portugal na primária...

Locais povoados??

E sim há locais habitados... E há inúmeras estradas e até troços de autoestrada nessa região acima dos 1000m....

Última edição:
Na Serra do Montemuro e até na Serra da Freita, já área metropolitana do Porto, também há inúmeras povoações acima dos 1000 metros de altitude.

Portanto faz todo o sentido estes alertas, ainda para mais quando estamos a falar de um fim-de-semana de eleições em que pode existir alguma mobilidade de e para estes locais.

Na Serra do Montemuro e até na Serra da Freita, já área metropolitana do Porto, também há inúmeras povoações acima dos 1000 metros de altitude.

Portanto faz todo o sentido estes alertas, ainda para mais quando estamos a falar de um fim-de-semana de eleições em que pode existir alguma mobilidade de e para estes locais.
Correndo o risco de estar enganado, mas era capaz de dizer que a Serra de Montemuro está toda, ou quase toda no distrito de Viseu.

Uma pesquisa rápida e vias logo que existem N locais acima dos 1000m nas regiões com aviso vermelho... Aliás aprende-se as serras de Portugal na primária...

E sim há locais habitados... E há inúmeras estradas e até troços de autoestrada nessa região acima dos 1000m....
Que existem serras acima dos 1000 metros já eu sei, e aí entenda se como não o local habitado mas o pico mais alto.
Mas quando fiz o post e expliquei melhor no post a posterior refiria me a locais transitáveis ou localidades e não picos de cerro...

Boa tarde
Sou de Portalegre e gostaria de saber se a noite vai ser de muita chuva ou não.
Cumprimentos
Boa tarde. Bem-vindo ao fórum.
A pergunta é na previsão para Portalegre ou para outro local, logo que o post foi feito na região Litoral Centro??

Se for Portalegre, os meteogramas do GFS que estão disponíveis no fórum, dão sempre uma ajuda:

Aqui também é possível ter uma ideia da quantidade de precipitação prevista:

Última edição:
É mesmo para Portalegre. Obrigado.
Editei o meu post com alguns links
Em principio as precipitações deverão estar entre 25 a 40 mm/m2 nesta noite/madrugada. É inclusive está prevista a queda de neve a partir dos 800 mts, com a possibilidade de cotas mais baixas. Tudo dependerá da humidade relativa e do frio (quer em níveis baixos como em altitude).

Se assim for, adorava estar na Serra da Peneda-Gerês :)
Todo o Parque, principalmente acima dos 1000 metros vai estar carregada de neve, isso é quase certo.
Agora não aconselho alguém se meter a ir para essas altitudes amanhã, cálculo que aquele parque não tem capacidade de limpa neves.

Que existem serras acima dos 1000 metros já eu sei, e aí entenda se como não o local habitado mas o pico mais alto.
Mas quando fiz o post e expliquei melhor no post a posterior refiria me a locais transitáveis ou localidades e não picos de cerro...
Tens uma mão cheia de povoados a mais de 1000 metros de altitude no planalto de Castro Laboreiro, por exemplo.
Não me importava nada de estar por lá agora! :D

Até me admira como é que o distrito da Guarda não está igualmente em aviso vermelho.
Provavelmente porque a quantidade de precipitação prevista não é tanta comparando com a do noroeste do país. :unsure: