Seguimento Meteorológico Livre - 2024

Creio que até os modelos estão surpreendidos com o surgimento de frio, algo tão raro nos últimos tempos.
Pessoalmente noto que está a ficar mais frio do que estava quando saí de casa e então já estava um frio pouco habitual
Acredito mais em cotas, nesta área com alguma acumulação, a partir de 800/900 m. É claro que isso só abrange os pontos mais altos de S. Mamede e de Marvão
Sim, é capaz de nevar lá no alto especialmente sábado, mas deve ser algo residual...

Pensava que Marvão estava aos 800 e poucos metros!
1709817336176.webp

Pela imagem a muralha estará nos 800m altitude e o ponto mais alto é de 867m.

Numas cartas militares já relativamente antigas também aparecem os 868 m

Mas seria interessante saber a história por detrás dessa correção em relação a esses azulejos.
Provavelmente durante muito tempo deve ter sido mesmo a altitude oficial mas nalgum levantamento com instrumentos mais modernos deve ter sido corrigido para 868m e depois novamente para 867 ?

MFvGQPh.png

Mas seria interessante saber a história por detrás dessa correção em relação a esses azulejos.
Provavelmente durante muito tempo deve ter sido mesmo a altitude oficial mas nalgum levantamento com instrumentos mais modernos deve ter sido corrigido para 868m e depois novamente para 867 ?

MFvGQPh.png
Sinceramente não sei o porquê desse erro no azulejo. Sei que o mesmo é bastante antigo (século XIX) e poderá advir daí a inscrição de uma altitude errada.

MFvGQPh.png

Também fui verificar aquando da discussão há umas horas.

Essa altitude de 868m refere-se à altitude do vértice geodésico e não ao nível do solo, uma vez que a seguir à altitude tem um V (868V).

Sinceramente não sei o porquê desse erro no azulejo. Sei que o mesmo é bastante antigo (século XIX) e poderá advir daí a inscrição de uma altitude errada.
Será que os 995m de altitude são a contar com a torre mais alta do castelo? Sendo bastante antigo, poderá ser isso que leva à discrepância.
Os mapas topográficos e as cartas militares provavelmente não contam o castelo.

Última edição:
Será que os 995m de altitude são a contar com a torre mais alta do castelo? Sendo bastante antigo, poderá ser isso que leva à discrepância.
Os mapas topográficos e as cartas militares provavelmente não contam o castelo.
Duvido. Creio que será mais um erro ou uma referência diferente na determinação da altitude nesse então.
Para atingires essa altitude na Torre, terias uma construção com 100 metros de altura em relação ao solo. A torre de Menagem terá uns 20 metros no máximo...

Deixo aqui esta bela animação do EUMETSAT destas últimas horas:

Observa-se a dinâmica da massa de ar frio mais a norte, que nos trará mais chuva, neve e vento nos próximos dias.

Sendo assim pelo radar do dia de hoje, poderá se dizer que a precipitação, destes dias virá desta forma?
Aguaceiros esporádicos, com mais ou menos intensidade, nada de chuva continua e uniforme?
Não, foi só o pós-frontal das frentes frias de ontem. Agora hoje deve chegar uma nova superfície frontal, a partir da tarde no Sul. :rain:

Última edição: