Davidmpb
Super Célula
O Castelo são cerca de 850m...Quase 1000 metros. O castelo está a 950m. O Meteograma não dá a altitude correta, mesmo localizando no mapa o local concreto.
O Castelo são cerca de 850m...Quase 1000 metros. O castelo está a 950m. O Meteograma não dá a altitude correta, mesmo localizando no mapa o local concreto.
Sim, é capaz de nevar lá no alto especialmente sábado, mas deve ser algo residual...Creio que até os modelos estão surpreendidos com o surgimento de frio, algo tão raro nos últimos tempos.
Pessoalmente noto que está a ficar mais frio do que estava quando saí de casa e então já estava um frio pouco habitual
Acredito mais em cotas, nesta área com alguma acumulação, a partir de 800/900 m. É claro que isso só abrange os pontos mais altos de S. Mamede e de Marvão
Pensava que Marvão estava aos 800 e poucos metros!
Corrijo também essa situação. Fui induzido em erro por causa deste azulejo que está em Portalegre, junto à Porta da Devesa da antiga muralha.
Sinceramente não sei o porquê desse erro no azulejo. Sei que o mesmo é bastante antigo (século XIX) e poderá advir daí a inscrição de uma altitude errada.Numas cartas militares já relativamente antigas também aparecem os 868 m
Mas seria interessante saber a história por detrás dessa correção em relação a esses azulejos.
Provavelmente durante muito tempo deve ter sido mesmo a altitude oficial mas nalgum levantamento com instrumentos mais modernos deve ter sido corrigido para 868m e depois novamente para 867 ?
Numas cartas militares já relativamente antigas também aparecem os 868 m
Mas seria interessante saber a história por detrás dessa correção em relação a esses azulejos.
Provavelmente durante muito tempo deve ter sido mesmo a altitude oficial mas nalgum levantamento com instrumentos mais modernos deve ter sido corrigido para 868m e depois novamente para 867 ?
Será que os 995m de altitude são a contar com a torre mais alta do castelo? Sendo bastante antigo, poderá ser isso que leva à discrepância.Sinceramente não sei o porquê desse erro no azulejo. Sei que o mesmo é bastante antigo (século XIX) e poderá advir daí a inscrição de uma altitude errada.
Duvido. Creio que será mais um erro ou uma referência diferente na determinação da altitude nesse então.Será que os 995m de altitude são a contar com a torre mais alta do castelo? Sendo bastante antigo, poderá ser isso que leva à discrepância.
Os mapas topográficos e as cartas militares provavelmente não contam o castelo.
Não, foi só o pós-frontal das frentes frias de ontem. Agora hoje deve chegar uma nova superfície frontal, a partir da tarde no Sul.Sendo assim pelo radar do dia de hoje, poderá se dizer que a precipitação, destes dias virá desta forma?
Aguaceiros esporádicos, com mais ou menos intensidade, nada de chuva continua e uniforme?