Seguimento Meteorológico Livre - 2024

Vamos à provocação?
Imaginem que o pessoal de Lisboa e concelhos limítrofes, tivessem no verão pelo menos 3 meses de temperaturas mínimas tropicais constantes como Portalegre e máximas de +35 quase todos os dias estilo Coruche, Mora,Tomar, Alvega, Reguengos, e principalmente, faltar água na torneira, aí já diriam que está bom tempo e bom para ir para a praia?
Agora vamos a provocação?
Agora imaginem o pessoal de Lisboa que se tem que levantar as manhã com mínimas idênticas a da Guarda no Inverno e com máximas idênticas a da Guarda no Inverno.
Agora vamos juntar uns belos dias de neve com 20 cm de acumulado em Lisboa.. Depois imaginem ninguém conseguir chegar ao trabalho devido a isso...

Lá tinha de vir a história do costume... Ninguém está a atacar ninguém, apenas se está a apresentar dados oficiais e esses quer se goste ou não, são os que contam.
Bom, dizer para se parar de escrever "disparates" não me parece de todo o tom mais amistoso...mas talvez seja eu demasiadamente pudico nessas coisas de linguagem

Agora imaginem o pessoal de Lisboa que se tem que levantar as manhã com mínimas idênticas a da Guarda no Inverno e com máximas idênticas a da Guarda no Inverno.
Agora vamos juntar uns belos dias de neve com 20 cm de acumulado em Lisboa.. Depois imaginem ninguém conseguir chegar ao trabalho devido a isso...
Claro que a minha provocação tinha de provocar estragos... :)
Mas percebo o teu ponto de vista.
Nunca (nas próximas 2 décadas?) terá minimas de Portalegre e máximas da Guarda :unsure:, mas irrita-me solenemente, os disparates da comunicação social, mas por outro lado quis de alguma forma demonstrar que não se preocupem com o pânico do verão inexistente, ele virá e em força e não vai dar para agradar a gregos e troianos, mas infelizmente, isto será cada vez pior.
Resumindo, não se preocupem que o verão virá em força, esperemos que com pouca força.

Nunca (nas próximas 2 décadas?) terá minimas de Portalegre e máximas da Guarda :unsure:, mas irrita-me solenemente, os disparates da comunicação social, mas por outro lado quis de alguma forma demonstrar que não se preocupem com o pânico do verão inexistente, ele virá e em força e não vai dar para agradar a gregos e troianos, mas infelizmente, isto será cada vez pior.
Resumindo, não se preocupem que o verão virá em força, esperemos que com pouca força.
Resumindo, Lisboa é no geral ameno ao longo de todo o ano, uns dias mais quentes no verão e uns mais frios no inverno, mas nada comparável às variações térmicas bem superiores do interior.

Cut-off bem definida, em movimento para sul, frentes com bom aspecto no satélite mas no radar a intensidade dos ecos tem diminuído à aproximação da costa:

PPVA_20240617_12.gif

Sat_20240617-1425.webp

Rad_20240617-1425.webp

Também só respondi não para provocar alguém "aproveitei só a tua frase" mas para que se perceba que aquilo que se diz para o calor e tempo seco, serve tb para o muito frio e chuva ou neve.
Somente isso,

Num país tão pequeno, irrita-me um bocadinho essa coisa do "verão inexistente", ou do "verão eterno".

Temperaturas de há pouco, com chuva abundante no noroeste.

Capturar12.JPG

E mesmo em dias tórridos de verão, salvo raras excepções, a costa oeste é um mimo de vento de fresco (às vezes com sensações térmicas mais frias que em Janeiro).
À noite, sei de umas quantas localidades que nunca têm mínimas tropicais. Portanto, dormir, não é problema. Isto tudo, num país tão pequeno.

Agora vamos juntar uns belos dias de neve com 20 cm de acumulado em Lisboa..
Também não exageremos... 20cm de neve na Guarda no inverno? São raros esses dias, assim como não estão 3 meses seguidos de mínimas tropicais em Portalegre no verão.

Em relação ao que se está a discutir apenas quero realçar que o mês não está a ser tórrido nem fresco. Em boa verdade tivemos uma primeira dezena do mês muito acima da média e agora está dezena trás tempo mais fresco e até instabilidade. Resumindo, está a ser um mês ao contrário.
Em boa verdade estas mudanças ou alterações acabaram por fazer com que o mês esteja a ser normal face a média 71-00.
Em relação às previsões a meu ver ainda é cedo para auferir se vem muito ou pouco calor para o resto do mês assim como se vier se será passageiro ou se será para ficar.

Há 2 coisas que praticamente todos os anos tem acontecido no fórum nos últimos 10 anos:
- Pânico do Verão inexistente em meses que a temperatura até está na média ou muito próximo na primavera/verão, quando é banal ter-se em maio, junho e julho nortada e fresco no litoral, os meses de mais nortada (e muito nevoeiro) na Costa Ocidental;
- Encerramento do verão de bastante pessoal no início/meados de setembro quando há padrão a alterar-se para precipitação ou mais fresco. Mas depois vem quase sempre a melhor quinzena ou três semanas de puro verão, muitas vezes melhor que todo o verão no litoral.

Ainda no ano passado o mês foi chuvoso.
Não estou a achar este mês de junho nada de especial em termos de precipitação, mas isso provavelmente depende da zona. Terça e Quarta é que deverá chover de forma mais generalizada, mas nada fora do comum.
Normalmente é a partir do São João que vem o tempo mais estável e quente e parece que será isso mesmo que vai acontecer.
não concordo, aqui por Alenquer já levo quase 30 mm e no ano passado em junho nem metade