Seguimento Meteorológico Livre - 2024

Responder
Só abri as anomalias de Maio, e saltou-me logo à vista mais uns valores que não estão de acordo com as observações em Portugal.

Ver anexo 12651

Do boletim do IPMA referente a Maio: "O valor médio da temperatura média do ar, 16.59 °C, foi superior ao valor normal 1981-2010, com uma anomalia de + 0.34 °C. "
Em Lisboa foi de +0,7ºC.

Novamente, vai dar mais ou menos ao mesmo. Nenhum mapa 'global' substitui os relatórios de maior resolução dos IMs nacionais.

Se não tem imagem, tem fonte. Diverte-te -> https://www.dwd.de/EN/ourservices/r...B2B24592838824A7B65EC5797.live31091?nn=790954
 
Última edição:
Quem quer dados com maior resolução, aprende novas línguas.

Não é função de nenhum agregador.

1rK3qb9.png


The EFAS station data set has a larger data base than the internationally distributed SYNOP data, but is also available later (with a delay of 6 days). The CLIMATs, on the other hand, are available later than the EFAS data and have a lower data density. Otherwise, the CLIMAT data are station data that are particularly suitable for climatological analysis, while the EFAS data are used for flood forecasting and therefore do not necessarily have to meet climatological requirements (e.g. spatial and temporal homogeneity).
The high station density of the EFAS data is achieved, among other things, by the additional national data of some countries. In areas with less data, raster data such as CARPATKLIM, EURO4M or ERA-Interim are also used for the calculations for past periods. Due to the resulting temporally as well as spatially inhomogeneous data base, deviations from the SYNOP- or CLIMAT-based maps are to be expected.

 
Última edição:
Para quem se acha bom a analisar previsões, este tipo de comentários acaba com tudo. :lol:
Mas como é que é possível dizer já se as previsões para o verão são falhadas ou não? O verão dura até setembro, portanto, ainda temos 3 meses pela frente no mínimo.
Só porque o calor previsto a partir do fim de semana tem vindo a diminuir e aparece uma cut-off no início de julho? De fora do comum não tem nada, lembro-me de algumas fortes trovoadas em julho oriundas de cut-off´s. Que eu saiba, julho e agosto não têm médias mensais de 0mm por alguma razão.
Ver previsões mais suaves no que diz respeito à temperatura até devia ser positivo. A constante oscilação da NAO para valores negativos também estará na origem de surgirem cut-off's à nossa latitude. Quando estabilizar e o fluxo de oeste/noroeste diminuir, vamos ter muitas saudades da frescura, é só o que digo.
Em 2018, julho foi fresco e depois agosto foi um inferno. Em 2022 julho foi horrível. No ano passado, julho até foi suave, mas agosto foi muito quente. Haja noção no tipo de comentários que são feitos.
Até 15/ 20 de Outubro pode escaldar para não dizer mais além...
Muita memória curta há aqui no fórum!
 
Para o CLIMAT, Portugal comparado com Espanha é um deserto onde só há três ou quatro estações ( as das séries longas). :disgust:
Por norma, é Lisboa e o resto é paisagem, até o CLIMAT sabe disso. :D
 
e de repente a cut off vem ter connosco, parece que os modelos já "meio" que a metiam mais afastada, apesar de não darem muito calor mas metiam mais sol, de repente voltaram todos com a instabilidade já a partir de terça feira

Eu estranhava vir o calor daqui para a frente. Fraco como o anticiclone anda, acredito que vá ser um Verão com muita instabilidade e fresco. Vai ser um Verão bastante diferente dos últimos que tivemos.