Seguimento Meteorológico Livre - 2024

não concordo, aqui por Alenquer já levo quase 30 mm e no ano passado em junho nem metade
Mas isso foi porque o ano passado não passaram por aí trovoadas, mas em boa parte do norte e centro houve, lá está, nestas situações, nuns locais chuvoso, noutros normal e noutros seco.

Última edição:
não concordo, aqui por Alenquer já levo quase 30 mm e no ano passado em junho nem metade
Isso depende muito da perspetiva e da região. Junho de 2023 começou com bastante instabilidade por aqui (lembro-me muito bem disso até porque cheguei a fazer várias caças a tempestades - basta ir ver de novo o tópico de seguimento de junho do ano passado) e acumulei 18,8 mm. Este ano sigo com apenas 1,3 mm. :rolleyes:

Diria que a única grande diferença é que junho do ano passado foi bastante mais quente em média do que este ano. A última semana desse mês teve uma temperatura bastante acima da média e inclusive pouca nortada, tanto que cheguei a ir Praia do Osso da Baleia numa manhã há mais ou menos um ano e até nem estava mau o tempo. :unsure:

Em boa verdade estas mudanças ou alterações acabaram por fazer com que o mês esteja a ser normal face a média 71-00.

Certo, chama-se "mês normal"! Nem é todo fresco, nem é todo quente, nem chove assim tanto, nem chove assim tão pouco: definição de normal.

Mas depois vem quase sempre a melhor quinzena ou três semanas de puro verão, muitas vezes melhor que todo o verão no litoral
Eu que o diga, ótimos dias de praia que já tenho feito pós-primeiras chuvas.

Olhar apenas para a estação que se tem como referência é errado para argumentar que é o mês de junho mais chuvoso das últimas décadas, uma vez que é um mês marcado por situações de trovoadas e como consequência, distribuição irregular da precipitação. Num local podem cair 50mm e noutro a escassa distância, nem 1mm.
Até ao dia de hoje, nenhuma capital de distrito tinha superado a média mensal e no sul, Évora, Beja e Faro tinham 0mm.
Agora com estes dias a média deverá ser ultrapassada em alguns locais, mas ainda assim não faz deste junho o mais chuvoso das últimas décadas.

há 2 coisas certas na vida, a morte e o verão quente em Portugal, não se preocupem amantes de calor quando menos esperamos ele está ai (infelizmente para mim que esta temperatura para mim está espetacular, quando der por isso já estão 42ºC aqui, aliás já andam a prever 38ºC no inicio da próxima semana)

não se preocupem amantes de calor quando menos esperamos ele está ai (infelizmente para mim que esta temperatura para mim está espetacular, quando der por isso já estão 42ºC aqui, aliás já andam a prever 38ºC no inicio da próxima semana)
Basta ver a reduzida distância, em termos meteorológicos, onde se situam os mais de quarenta ali no norte de África, vira a circulação do Atlântico para lá e rebenta aqui o calor.
Depende do salto do anticiclone sobre a península ou de alguma cut-off mais perniciosa que passe ou se instale a W/SW.

Entretanto o calor vai sendo adiado e atenuado. O Ecm que até era o mais calorento já vai suavizando as coisas.
Um calor de Verão normal sem excessos e o que se prevê...
Nada de calor excessivo previsto nem nas previsões para Julho
Sim as previsões não apontam para nada de excessos.

Neste momento de acordo com os modelos teremos uma subida de temperatura com máximas a chegarem perto dos 36 ou 37c antes de mais uma cutt off nos cair em cima (nada normal para a altura do ano).
Em termos de anomalias grandes na temperaturas não existe nada...

Portanto teorias ou previsões de um Verão escaldante como estava inicialmente previsto foram parar a sarjeta...

Portanto teorias ou previsões de um Verão escaldante como estava inicialmente previsto foram parar a sarjeta...

Para alguém, como tu, que segue a meteorologia diariamente, essa (recorrente) declaração é no mínimo bizarra.

Voltando à seriedade, há que celebrar a frescura enquanto durar -> https://www.dwd.de/EN/ourservices/r...7869A7F1D308EF1A453C50256.live31091?nn=790954

cLq2UW3.gif

925mb = ~700m

Para quem se acha bom a analisar previsões, este tipo de comentários acaba com tudo. :lol:
Mas como é que é possível dizer já se as previsões para o verão são falhadas ou não? O verão dura até setembro, portanto, ainda temos 3 meses pela frente no mínimo.
Só porque o calor previsto a partir do fim de semana tem vindo a diminuir e aparece uma cut-off no início de julho? De fora do comum não tem nada, lembro-me de algumas fortes trovoadas em julho oriundas de cut-off´s. Que eu saiba, julho e agosto não têm médias mensais de 0mm por alguma razão.
Ver previsões mais suaves no que diz respeito à temperatura até devia ser positivo. A constante oscilação da NAO para valores negativos também estará na origem de surgirem cut-off's à nossa latitude. Quando estabilizar e o fluxo de oeste/noroeste diminuir, vamos ter muitas saudades da frescura, é só o que digo.
Em 2018, julho foi fresco e depois agosto foi um inferno. Em 2022 julho foi horrível. No ano passado, julho até foi suave, mas agosto foi muito quente. Haja noção no tipo de comentários que são feitos.

Última edição:
Até podes acertar. Mas dizer isso dia 19 de junho não é arriscado? As previsões que temos até dia 5/10 de julho (e que até podem falhar no início de julho) não dizem nada do que vamos ter em julho, agosto e setembro ainda.

Só abri as anomalias de Maio, e saltou-me logo à vista mais uns valores que não estão de acordo com as observações em Portugal.

1718787393751.webp

Do boletim do IPMA referente a Maio: "O valor médio da temperatura média do ar, 16.59 °C, foi superior ao valor normal 1981-2010, com uma anomalia de + 0.34 °C. "
Em Lisboa foi de +0,7ºC.