jamestorm
Cumulonimbus
Pela zona oeste não se vê o sol há vários dias... incrível , camada de nuvens.
O anticiclone encontra-se bastante fraco e móvel, vamos ver.Será que o calor e o sol, que vai regressar na próxima semana irá manter se muitos dias não acredito muito.
Eu não ligaria nada a esta última Run do gfs, mas com tanta volatilidade nos modelos nunca se sabe!Será que o calor e o sol, que vai regressar na próxima semana irá manter se muitos dias não acredito muito.
Brinches (Alentejo), 28 Junho 2024
24,6 mm em 5 minutos (das 16:49 às 16:54 utc)
38,8 mm em 10 minutos (16:49 - 16:59)
50,0 mm em 15 minutos (16:44 - 16:59)
74,4 mm em 30 minutos (16:34 - 17:04)
113,3 mm em 60 minutos (16:14 - 17:14)
Hoje é em grande parte de Portugal, inclusive no interior alentejano:mais um dia sem sol por aqui. Será que tb está assim noutros sítios? Ou é aqui na zona Oeste junto ao mar só.
"É uma estimativa, não quer dizer que não possa ter chovido mais. Mas até este valor já é bastante elevado, porque, só como termo de comparação, um aviso vermelho é emitido a partir de 60 milímetros em seis horas", afiançou.
aqui em Alenquer sempre se disse "Tromba de água" para uma chuva torrencial...por isso entendo. Mas sei que não está correto o termo.Já tinha ouvido falar em tromba de água, mas "espécie de tromba de água" ainda não
Percebo que seja um termo "popular" para designar chuva muito forte, mas tromba de água é um tornado formado numa superfíce com água, seja mar, lago, rio..
As estimativas do IPMA, falam em 80 mm em 3 horas.
O presidente do Município de Serpa fala em 150 mm em meia hora
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Aldeia alentejana foi afetada por "tromba de água" que "ninguém estava à espera".
A aldeia de Brinches foi palco de um “fenómeno meteorológico localizado” que apanhou todos de surpresa. Não há registo de feridos, mas houve várias inundações em dezenas de habitações e várias estradas tiveram de ser cortadas.
Uma espécie de "tromba de água" registou-se na aldeia de Brinches, concelho de Serpa (Beja), na sexta-feira, tendo chovido "150 milímetros em cerca de meia hora", provocando inundações e derrocadas.
"O que aconteceu foi uma tromba de água. Choveram 150 milímetros [ou 150 litros por metro quadrado] durante cerca de meia hora e, na zona mais baixa de Brinches, houve inundações", explicou à agência Lusa o presidente do Município de Serpa, João Efigénio Palma.
Esta "espécie de tromba de água" fez ainda com que "várias estradas, nacionais e municipais, que ligam a Brinches, tivessem de ser temporariamente cortadas", para segurança dos condutores, durante a chuvada, e porque "houve arrastamento de inertes, como terra e pedras, para as vias", que foram depois limpas e reabertas.
As explicações (possíveis) do IPMA
Fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em declarações à Lusa, especificou que este organismo não possui qualquer estação oficial naquela zona do Alentejo, para medir a quantidade de chuva que caiu.
Mas, de acordo com os dados indicados no radar, o valor estimado de chuva na zona "foi de 80 milímetros em três horas, entre as 17:30 e as 20:30", afirmou a fonte.
Aldeia alentejana foi afetada por "tromba de água" que "ninguém estava à espera"
A aldeia de Brinches foi palco de um “fenómeno meteorológico localizado” que apanhou todos de surpresa. Não há registo de feridos, mas houve várias inundações em dezenas de habitações e várias estradas tiveram de ser cortadas.sicnoticias.pt
Este termo já é muito antigo mesmo, era usado popularmente que eu me lembre desde meados do século passado, mas é apenas isso, um termo da linguagem popular.aqui em Alenquer sempre se disse "Tromba de água" para uma chuva torrencial...por isso entendo. Mas sei que não está correto o termo.
Norte e sul quase de certeza são referência para a Cordilheira Cantábrica, que são uma das maiores barreiras climáticas no continente europeu. Inclusive há uma autoestrada onde, num túnel de 4 quilómetros, passa-se de um clima para outro completamente diferente:Boas pessoal,estive a vêr a descritiva da aemet, para os picos da Europa, e fazem uma distinção entre zonas "Nuboso o cubierto al norte de los macizos, con nubosidad baja y visibilidad localmente reducida. Poco nuboso hacia el sur."
Pedia ajuda para tentar identificar as zonas consideradas norte e sul, pois pelos dias que tenho estado a verificar, parece ser bastante comum, este tipo de tempo!